Dicas

Como escrever referência bibliográfica? Aprenda a citar fontes de cada tipo de conteúdo!

Como escrever referência bibliográficaComo escrever referência bibliográfica
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você NÃO sabe como escrever referência bibliográfica e citações em geral, vai aprender neste artigo. Ensinamos o passo a passo, as regras, as normas, como deve ser feito para cada tipo de conteúdo e muito mais. Veja no índice abaixo nosso conteúdo.

Neste artigo sobre como escrever referência bibliográfica você encontrará:

  1. O que é referência bibliográfica?
  2. O que é Norma ABNT e para quê ela serve?
  3. Como escrever referência bibliográfica para cada tipo de material utilizado: exemplos genéricos e específicos: livros, sites, teses, órgão governamentais, Constituição Federal, Leis comuns, CD-rom, enciclopédias, dicionários e jornal.
  • Para te ajudar a manter os estudos em dia, fizemos um Simulado online e gratuito que pode ser personalizado com as matérias que você desejar. 

O que é referência bibliográfica?

Quando devemos produzir um trabalho bem elaborado, é comum recorrer à obras de outros autores sobre o tema, fazer consultas, se preparar e estudar melhor sobre o assunto. 

Além disso, muitas vezes surge a necessidade de fazer alguma citação, ou seja, colocar o conteúdo de outro autor tal como ele foi feito originalmente. Dessa forma, não se trata mais de uma mera inspiração, mas sim do uso da propriedade intelectual do outro para comparação, explicação, analogia ou comprovação.

Para que essa citação não se torne plágio/cópia – o que é ilegal – é necessário que quem a utiliza atribua o devido reconhecimento ao autor. A isso, dá-se o nome de referência bibliográfica, na qual está contida a informação de onde foi retirada originalmente aquela citação.

Como é uma situação comum em todo o meio acadêmico, composto por milhares de pessoas, a ABNT resolveu regulamentar o modo de se fazer as referências.

O que é Norma ABNT e para quê ela serve?

Qualquer pessoa que já teve de fazer um trabalho escrito formal, deve ter escutado e estudado as normas da ABNT. Mas para aquelas que ainda não conhecem ou não entenderam a importância disso, fizemos este tópico explicativo.

ABNT é a abreviação para Associação Brasileiras de Normas Técnicas. Esta associação é um órgão governamental que padroniza as técnicas, medidas e formatações dos objetos de estudo. Ela existe para facilitar a verificação do que foi produzido e garantir que tudo funcione igualmente bem.

Se não existisse um sistema métrico padrão para o país, dificilmente a comunicação, o transporte e as construções seriam feitas corretamente por várias pessoas em cada lugar. 

Analogamente, essas normas se fazem necessárias nos trabalhos acadêmicos para:

  • Criar uma unidade e uma identidade aos trabalhos produzidos 
  • Facilitar futuras consultas, avaliações e pesquisas ao documento
  • Dedicar devido reconhecimento ao autor elaborador do elemento citado
  • Reforçar a qualidade do trabalho por meio da verificação de autores renomados que foram citados

No nosso artigo, há apenas um resumo prático e objetivo de como fazer referência bibliográfica para cada tipo de material, mas, no artigo das Normas ABNT você pode conferir todos os detalhes.

Como escrever referência bibliográfica para cada tipo de material utilizado

Agora que já entendemos do que se trata e de sua importância, vamos aprender como escrever referência bibliográfica! Neste tópico, você encontrará um exemplo genérico e outro específico sobre como fazer a citação de acordo com as normas da ABNT para cada situação. Não perca!

  • No nosso site, na seção de Redação, temos outros artigos para te ajudar a compreender esse universo e muitas atividades, resumos e explicações para tirar suas dúvidas!

Livros

  • 1 autor

Modelo genérico: 

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Exemplo:

QUEIRÓZ, E. O Primo Basílio: 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1878

  •  Até 3 autores

Modelo genérico: 

Semelhante ao anterior, porém, com os nomes dos autores escritos em sequência, separados por ponto vírgula e um espaço.

Exemplo:

ADES, L.; KERBAUY, R. R. Análise sobre o Comportamento de Compra: 5. ed. São Paulo: Editora USP, 2002

  • De 4 autores em diante

Modelo genérico: 

Semelhante ao primeiro, porém, escreve-se o primeiro autor seguido da expressão “et.al”  do latim, que se remente a “tudo o mais”.

Exemplo:

SILVA, L. et al. Como a Poluição Afeta nossa Saúde. 1 ed. Curitiba: Editora Sol Nascente, 2002.

  •  Quando o autor é desconhecido

Modelo genérico: 

TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade- Editora – ano de publicação- página

Exemplo:

AS VÁRIAS FACES DA SAÚDE, São Paulo: Editora Academia, 1994. p.134

sites, links, webtextos

  • Com autor

Modelo genérico:

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: 

SILVA, Victor Hugo. Golpe no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos. Tecnoblog, 2018. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247801/golpe-whatsapp-clonagem-celular-politicos/>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

  • Sem autor

Modelo genérico:

TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Exemplo:

GOLPE no WhatsApp usa clonagem de celular para atingir políticos. Tecnoblog, 2018. Disponível em: <https://tecnoblog.net/247801/golpe-whatsapp-clonagem-celular-politicos/>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Artigo de Jornal

Modelo genérico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal. Local, dia mês e ano, número ou título do caderno. Seção ou suplemento, página-inicial-página final.

Exemplo:

VIDAL, Gore. Liberdade pessoal diminui a cada dia.O Estado de São Paulo. São Paulo, 19 jun.2002. caderno Internacional . p. A21

Teses; Dissertações E Trabalho De Conclusão De Curso

Modelo genérico:

SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Exemplo:

Carvalho, João Soares, A Metodologia nas Humanidades. 1994. 20f. Dissertação de Mestrado – Universidade Portuguesa, Lisboa, 1994.

Enciclopédia

Modelo genérico:

TÍTULO da obra. Local : Editora, ano. Volume. Página inicial-página final.

Exemplo:

ENCICLOPÉDIA Delta Universal. Rio de Janeiro : Delta, 1991. v.3 p1271-1282

Dicionário

Exemplo genérico:

Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Página. Volume.

Exemplo:

BASTOS, Almeida. Dicionário da Língua Inglesa. 5. ed. São Paulo: Cosmos, 1990. v. 8.

Entidade Coletiva (Empresas, Orgãos Governamentais, Etc.)

Modelo genérico:

NOME DA ENTIDADE. Título em destaque. Cidade:Editora, Ano.

Exemplo:

MINISTÉRIO DO TURISMO. Avanço do Turismo no Litoral. São Paulo: 2001.

Constituição Federal (ou estadual)

Modelo genérico:

A citação de um trecho de uma constituição exige que você especifique a região coberta por este código, o local em que fica o órgão, o ano de publicação e a página referida.

Exemplo:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.

Leis comuns

Quando a citação se refere a um artigo da legislação comum, o modelo a ser seguido é:

BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.

CD-ROM

Modelo genérico:

SOBRENOME, Nome. Título. (tipo de suporte). (Local) : Editora, data da publicação

Exemplo:

KINDERSLEY, Dorling. Descobrindo o corpo humano. (Cd-Rom). (São Paulo) : Globo, 1999.

Gostou do nosso artigo sobre como escrever referência bibliográfica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.