X

Como é a faculdade de Cinema? [Guia Completo]

Como é a faculdade de Cinema?

O Cinema é uma das artes mais consumidas pelas pessoas atualmente. Mas quem vê os Vingadores no telão nem imagina o processo por trás da produção do filme, que é aprendido na graduação de Cinema. Veja como é a faculdade Cinema e como ingressar em uma delas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil. É gratuito!

O que é o Cinema?

O Cinema é uma das sete grandes artes. Ele surgiu de maneira recente comparada com as demais, como a música e a pintura. As primeiras produções aconteceram no final do século XIX e desde então a arte só tem evoluído.

A principal característica do Cinema e que o define é que ele é uma junção de sons e imagens em movimento. As imagens podem ser gravadas do mundo ou criadas por meio de animação.

As gravações são a obra cinematográfica, também conhecida como “filme”.

O Cinema passou a existir após a invenção do cinematógrafo em 1895 pelos irmãos Lumière, na França.

No começo, os filmes eram apenas gravações simples de cenas do cotidiano parisiense. Contudo, ganharam mais complexidade quando passaram a registrar histórias de ficção com elementos do teatro.

Em todo o mundo, o Cinema passou a conquistar mais e mais entusiastas e até os dias de hoje ele é muito importante para um número grande de pessoas. Assim, existe muita gente dedicada a estudá-lo para compreendê-lo e também entender seus efeitos sobre as pessoas.

Além disso, há quem queira estudar para produzir filmes. Para ambas as situações existem as faculdades de cinema, vamos saber como elas são.

  • O Cinema teve muito impacto sobre a política no século XX e pode ser estudado também por cientistas políticos. Veja outras coisas estudadas por eles no nosso texto sobre como é faculdade de ciência política.

Como é a faculdade de Cinema?

A faculdade de Cinema é o local ideal para quem pretende seguir uma carreira dentro desta área, seja na produção de filmes ou no ensino sobre eles.

A formação tem três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Vamos conhecê-las com mais detalhes.

Como é a faculdade de Cinema no bacharelado?

O curso de bacharelado em Cinema é o mais completo para quem quer trabalhar na produção de filmes. Ele tem em média quatro anos de duração e prepara o aluno para trabalhar em todas as etapas da produção de um filme.

Nesta modalidade se aprende sobre a história do cinema nacional e mundial e os princípios da criação artística no campo audiovisual. Neste último aspecto o estudante vai ter contato com disciplinas sobre:

  • Roteiro;
  • Criação de personagens;
  • Direção;
  • Fotografia;
  • Cenário;
  • Iluminação, montagem e edição.

Para isso, ele terá atividades em laboratórios e tem o estímulo de produção. No caso, em cada período ele fará alguns filmes além de um estágio e o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como é a faculdade de Cinema na licenciatura?

A licenciatura na faculdade de Cinema tem uma estrutura bastante parecida com o bacharelado. Porém, a formação traz componentes próprios, pois tem o objetivo de formar professores e pesquisadores.

Os licenciados podem trabalhar em cursos livres ou em escolas, museus e centros culturais na elaboração de projetos pedagógicos.

Como é a faculdade de Cinema na modalidade de tecnólogo?

A formação do tecnólogo tem o foco no aprendizado das técnicas e procedimentos envolvidos na produção dos filmes. Por isso, é uma formação mais rápida, com duração de 2 ou 3 anos.

As técnicas são de iluminação, sonorização, montagem e edição. Com elas, o técnico em cinema torna possível a gravação dos filmes.

Como é o mercado da área do Cinema?

O mercado de trabalho para graduados em Cinema está em expansão. Isso se deve a algumas ações governamentais, como as leis de incentivo e a obrigatoriedade de haver produções nacionais em cinemas e na grade de televisão.

Além disso, a expansão do vídeo, cada vez mais acessado que os textos, tem exigido conhecimentos de técnicas cinematográficas. Caso você opte por essa área, além de trabalhar na produção de filmes pode se dedicar a:

  • séries,
  • peças publicitárias,
  • produções na internet;
  • acervos e cinematecas, etc.

Onde estudar Cinema?

As faculdades de Cinema no Brasil são ainda muito poucas. As principais são estas:

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
  • Universidade de São Paulo (USP)

Qual é o perfil do estudante de Cinema?

O cinema é uma área diversificada. Ele não precisa apenas de diretores e produtores, mas também de pessoas capazes de desenvolver roteiros e dirigir a fotografia dos filmes.

Por isso, o perfil do estudante de Cinema é o de quem consegue adequar bem a linguagem do mundo à de sua arte audiovisual de uma maneira versátil.

Como estudar Cinema com a ajuda do Beduka?

Gostou de saber como é a faculdade de Cinema? 

Como vimos, as melhores faculdades são tanto públicas quanto particulares. E o meio principal para conquistar uma vaga nelas é o Enem.

Com ele, você pode disputar uma vaga nas universidades públicas pelo Sisu, nas particulares com bolsa pelo Prouni ou com o Fies.

A nota de corte média do curso é de 741,31. Queremos te ajudar a consegui-la.

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

O cronograma do Enem está sendo divulgado, caso você queira saber como fazer o pagamento do Enem em primeira mão, acompanhe o Beduka.

Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem.

Obrigado por ler até aqui!

Categorias: Cursos
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.