A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, frequentemente classificada entre as cinco melhores do país.
Para ingressar na UFRGS, é necessário passar por um dos processos seletivos da instituição, sendo o mais comum o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além do Vestibular, para algumas vagas. O ingresso via ENEM exige que o candidato tenha um bom desempenho nas provas objetivas e na redação, enquanto o Vestibular da UFRGS oferece um formato próprio, com provas específicas para cada curso.
Descubra tudo o que você precisa saber para ingressar na UFRGS, uma das cinco melhores universidades do Brasil. Vamos te guiar em cada passo dessa jornada.
Conheça um pouco sobre a UFRGS
A antiga Universidade de Porto Alegre, hoje Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi inaugurada em 1934 e é considerada uma das melhores do mundo. Por lá, passaram nomes como João Goulart, Lya Luft e Dilma Rousseff.
Com cerca de 100 cursos de graduação distribuídos em quatro Campi somente na capital, é uma instituição pública bastante requisitada. Ou seja, a disputa por uma vaga costuma ser bem acirrada.
Também possui uma intensa atividade de pesquisa que a faz alcançar excelentes níveis de avaliação tanto pelo MEC quanto por rankings como o da Folha. Nesse, por sinal, alcançou a quinta posição em 2019, a última avaliação publicada.
Agora, descubra como entrar na UFRGS para garantir sua vaga.
Quais são as formas de ingresso?
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui apenas duas formas de ingresso, por meio de vestibular próprio e através do Sisu.
Sendo que 70% das vagas são ofertadas pelo vestibular organizado e aplicado pela própria instituição e apenas 30% é destinado a quem tenta entrar pelo Sistema de Seleção Unificada. Veja detalhadamente como funciona:
Sisu
Como o próprio nome já diz, o Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo que unificou as tentativas de ingresso em universidades federais do Brasil. Ou seja, é possível tentar uma vaga em qualquer uma dessas instituições apenas cadastrando a nota que você tirou no Enem.
Mas as suas chances vão depender de uma série de fatores, sendo o principal deles a nota de corte (entenda mais sobre como ela é calculada aqui).
Além disso, só serve a pontuação da edição passada ao ano de tentativa. Por exemplo, se você está tentando uma vaga no Sisu 2024, é preciso ter feito o Enem 2023. Também não pode ter zerado a redação e nem ser treineiro.
Não esqueça que essa forma de como entrar na UFRGS oferece apenas 30% das vagas da instituição.
Para saber mais sobre o programa, temos uma série de artigos que podem te ajudar:
A seguir, conheça todos os detalhes sobre a forma de ingresso que disponibiliza 70% das vagas.
Como é o vestibular da UFRGS?
A principal forma de como entrar na UFRGS é o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul passou por algumas transformações após a pandemia. Antes, o candidato precisava fazer nove provas com questões objetivas e elaborar uma redação.
Já no período pandêmico, a universidade adotou a nota do Enem como forma de ingresso. Mas desde de 2022, após a situação emergencial, foi adotado o modo atual que funciona da seguinte maneira:
- Primeiro dia de prova: o candidato é submetido a uma prova contendo 60 questões divididas igualmente (15 cada) entre as disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática + Redação.
- Segundo dia de prova: o candidato é submetido a uma prova contendo 75 questões divididas igualmente (15 cada) entre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química.
As provas são aplicadas em Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Imbé e Tramandaí. E, em ambas as datas, o tempo de realização da prova é de 5 horas e 30 minutos.
Você sabia que o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui uma lista de leituras obrigatórias? Confira quais são:
Como entrar na UFRGS: Inscrições
Para quem vai tentar pelo Sisu, é preciso ficar atento ao calendário estabelecido pelo Inep e nós te mantemos atualizado através do artigo abaixo:
Agora, se você for tentar uma vaga pelo vestibular da própria instituição, basta acessar o site oficial da UFRGS. Geralmente, o período de inscrição inicia no final de agosto e dura cerca de um mês.
Mas para se manter atualizado basta fixar este artigo, pois assim que forem divulgadas as datas do próximo vestibular te atualizaremos imediatamente. Afinal, como entrar na UFRGS depende em primeiro lugar do processo de inscrição.
Qual a taxa de inscrição?
A COPERSE é a comissão responsável pela organização e aplicação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
No ato da inscrição, ela disponibiliza um formulário solicitando informações como curso pretendido, modalidade de concorrência (ampla ou cotas), local de realização e escolha de língua estrangeira.
Para aqueles que vão tentar uma vaga para cursar Música, é possível também escolher uma segunda opção de curso, que servirá caso não passem nas etapas de habilidades específicas.
Lembrando que tudo é feito de forma online e no final é gerado um boleto referente ao valor da taxa de inscrição. Na última edição, esse valor foi de R$145,00.
É possível pedir isenção?
A resposta é sim! Mas é preciso ficar atento ao calendário oficial, pois o período para pedir isenção costuma ser em julho, bem antes da abertura do prazo de inscrição.
E só vale para os candidatos que estudam ou estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino e aqueles que são ou foram bolsistas integrais em escolas particulares. Além disso, nos dois casos, a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.
A UFRGS possui sistema de cotas?
Sim! De acordo com a Lei de Cotas, toda universidade pública deve reservar parte de suas oportunidades a pessoas com deficiência, pessoas de baixa renda e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.
Logo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza 50% das suas vagas para cotistas. Para isso, criou oito modalidades e estabeleceu os seguintes critérios:
Modalidade L1 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública e possui renda familiar de até um 1,5 salário mínimo por pessoa.
Modalidade L2 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública, possui renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e seja autodeclarado preto, pardo ou indígena;
Modalidade L3/L5 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública independentemente da renda familiar;
Modalidade L4/L6 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.
Modalidade L9 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública, com renda familiar de até 1,5 por pessoa e que seja Pessoa com Deficiência;
Modalidade L10 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública com renda familiar de até 1,5 salário por pessoa, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja Pessoa com Deficiência;
Modalidade L13 – candidato que cursou o ensino médio em escola pública independentemente da renda familiar e que seja Pessoa com Deficiência;
Modalidade L14 –candidato que cursou o ensino médio em escola pública independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja Pessoa com Deficiência.
Caso você se encaixe em um dos critérios mencionados, é indispensável ter bastante atenção na hora de selecionar a modalidade. Isso porque não é possível realizar alterações posteriormente caso a opção escolhida esteja incorreta.
Como são as provas de habilidades específicas?
Talvez você já saiba como entrar na UFRGS, mas esteja em dúvida sobre a necessidade de fazer ou não as provas de habilidades específicas.
Essas provas são aplicadas somente aos que optaram pelo curso de música e são aplicadas apenas em Porto Alegre.
Além disso, elas são realizadas antes das provas gerais. Assim, caso o candidato não seja aprovado, segue na seleção concorrendo a segunda opção de curso.
Quais são os cursos oferecidos pela UFRGS?
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece uma grande variedade de cursos. Veja a seguir quais são eles e se a sua opção está na lista:
- Administração
- Administração Pública e Social
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Arquivologia
- Artes Visuais
- Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Ensino a Distância
- Biblioteconomia
- Biblioteconomia – Ensino a Distância
- Biomedicina
- Biotecnologia
- Ciência da Computação
- Ciências Atuariais
- Ciências Biológicas
- Ciências Biológicas – Biologia Marinha
- Ciências Biológicas – Licenciatura
- Ciências Biológicas – Licenciatura – Ensino a Distância
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Ciências Jurídicas e Sociais
- Ciências Sociais
- Ciências Sociais – Ensino a Distância
- Ciências da Natureza para Os Anos Finais do Ensino Fundamental – Ensino a Distância
- Computação e Robótica Educativa – Educação a Distância – Ensino a Distância
- Dança
- Desenvolvimento Regional – Litoral Norte
- Design Visual
- Design de Produto
- Educação Física
- Educação do Campo – Ciências da Natureza – Litoral
- Educação do Campo – Ciências da Natureza – Porto Alegre
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Física
- Engenharia Hídrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Química
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Energia
- Engenharia de Gestão de Energia – Litoral Norte
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Minas
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Serviços – Litoral Norte
- Estatística
- Farmácia
- Filosofia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Física
- Física – Licenciatura
- Geografia
- Geografia – Ensino a Distância
- Geografia – Litoral Norte
- Geologia
- História
- História da Arte
- Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral Norte
- Jornalismo
- Letras
- Matemática
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Museologia
- Música
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia
- Pedagogia – Ensino a Distância
- Políticas Públicas
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
- Química
- Relações Internacionais
- Relações Públicas
- Saúde Coletiva
- Serviço Social
- Teatro
- Zootecnia
A capital do Rio Grande do Sul tem outras universidades muito bem conceituadas e que podem ser uma boa alternativa! Conheça quais são e descubra se alguma delas está de acordo com seu sonho:
Um Cronograma de Estudos para o Enem pode mudar sua pontuação
Procrastinação é a palavra do momento e também algo muito comum para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.
Mas você sabe por que ela acontece? Porque muitas vezes o estudante não sabe por onde começar, não tem uma direção.
O Cronograma de Estudos para o Enem do Beduka veio para mudar isso e te guiar em uma jornada rumo à aprovação. Com ele, você tem:
- O que estudar de cada matéria;
- Quanto tempo estudar por dia;
- Filmes com temas de redação para treinar e aumentar seu repertório;
- Linha do tempo histórica;
- E muito mais!
Baixe agora mesmo seu Cronograma de Estudos para o Enem e garanta os passos que podem mudar sua história.
Obrigada por ter lido nosso artigo sobre como entrar na UFRGS até aqui. Sucesso e bons estudos.