Faculdades

Saiba quais as melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais

SAIBA-QUAIS-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-ODONTOLOGIA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Odontologia é muito popular entre os estudantes. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, comece escolhendo a melhor instituição de ensino. Confira nosso ranking!

Você sabia que Minas Gerais é o estado com o maior número de faculdades federais do Brasil? Se você mora ou pretende se mudar para estudar nesse estado, então esse artigo é para você! Nele, você verá um ranking com as melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva)

3. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

4. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

6. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

7. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

8. Universidade de Uberaba (UNIUBE)

9. Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

10. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. É a maior universidade do estado e possui campus nas cidades de Montes Claros e Tiradentes. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Odontologia da UFMG tem como objetivo formar profissionais que possuam vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico. O aluno de Odontologia da universidade desenvolve as habilidades específicas requeridas para a formação de um cirurgião-dentista integral, clínico generalista e integrante de equipe odontológica multidisciplinar.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

2ª – Centro Universitário Newton Paiva (Newton Paiva)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. A faculdade oferece cursos de graduação nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

No curso de Odontologia da Newton Paiva o aluno vivencia a articulação entre as diferentes especialidades em diferentes cenários (laboratórios, clínicas, estágios), atuando ainda em projetos de monitoria, pesquisa e extensão.

O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

3ª – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1923, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Juiz de Fora, há cerca de 260 km de Belo Horizonte. Além disso, a faculdade possui um campus na cidade de Governador Valadares.

O curso de Odontologia da UFJF conta com corpo docente composto por professores doutores e mestres de destaque no âmbito acadêmico nacional. As atividades se dividem em aulas teóricas, práticas em laboratórios, clínicas profissionalizantes, atividades de extensão e pesquisa.

O ingresso pode ser feito pelo Sisu ou pelo Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto). O curso de Odontologia está disponível em Juiz de Fora e em Governador Valadares

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Fundada em 1915, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Alfenas, há cerca de 345 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Varginha e Poços de Caldas

O curso de Odontologia da UNIFAL tem como objetivo formar cirurgiões dentistas que atuem como agentes promotores da saúde, tendo ênfase na prevenção e na manutenção da saúde bucal.

O ingresso ocorre por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, a faculdade possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

O curso de Odontologia da PUC Minas tem como objetivo formar um profissional ciente da realidade social, com capacidade técnica e científica, atitude ética e política, correspondendo às demandas dos diversos extratos sociais e também do mercado de trabalho.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Montes Claros, há cerca de 430 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Almenara, Brasília de Minas, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Unaí, Pirapora, Paracatu, Salinas e São Francisco.

O curso de Odontologia da Unimontes é oferecido na cidade de Montes Claros e são oferecidas cerca de 46 vagas anuais. O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Alfenas, há cerca de 345 km de Belo Horizonte. Além disso, a faculdade possui campus nas cidades de Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Varginha.

O curso de Odontologia da UNIFENAS tem como objetivo formar um profissional competente capacitando-o para que, apoiado nas práticas de promoção da saúde, sintonize-se com a realidade brasileira.

As atividades práticas da faculdade são desenvolvidas nas várias clínicas odontológicas da Universidade: Clínica Integrada, Clínica de Cirurgia, Clínica Radiológica, Clínica Odontopediátrica, Clínica de Ortodontia, Centro Pró Sorriso e Serviço Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Alzira Velano.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. O curso de Odontologia é oferecido em Alfenas, Varginha e Divinópolis.

8ª – Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Fundada em 1947, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Uberaba. Além disso, possui campi nas cidades de Uberlândia e Araxá. A faculdade oferece cerca de 42 cursos de graduação. 

O curso de Odontologia da UNIUBE busca a formar um cirurgião dentista clínico geral, dotado de conhecimentos, habilidades e destrezas que o caracterizam como um profissional ético, tecnicamente capaz e cientificamente orientado para trabalhar de forma crítica e reflexiva.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Fundada em 1967, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Governador Valadares. A Univale trabalha para atender às necessidades da comunidade, reafirmando sua identidade de Universidade Comunitária.

O curso de Odontologia da Univale, criado há mais de 40 anos, é referência no estado de Minas Gerais. Tem como diferencial o Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE), Programa Bebê Clínica –  que realiza atendimento a gestantes e bebês – e o Programa Odontogeriatria.

O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Fundada em 2005, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Diamantina, há cerca de 294 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí

O curso de Odontologia é o primeiro a ser criado na instituição e se propõe a formar  profissionais com competência para aplicar princípios científicos, técnicos e éticos na solução de problemas de saúde bucal da população em geral.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Odontologia em Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.