DicasFaculdades

Conheça as 10 melhores faculdades de Ciências Biológicas!

As 10 melhores faculdades de Ciências BiológicasAs 10 melhores faculdades de Ciências Biológicas
Sala do Saber - melhor cursinho online

O campo de estudos da Biologia busca compreender o fenômeno da Vida e a função do Biólogo é essencial em diversas áreas: ambiental, educacional, saúde e biotecnologia. Está pensando em seguir esta carreira? Confira neste artigo as 10 melhores faculdades de Ciências Biológicas do Brasil!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvida sobre qual carreira seguir? Faça o teste vocacional Raio-X do Beduka e descubra qual é a melhor profissão para você!

Como é o curso de Ciências Biológicas?

O objetivo principal do curso de Ciências Biológicas é estudar o fenômeno da Vida em diferentes perspectivas: origem, evolução, composição química, funcionamento, interações dos seres vivos entre si e com o meio e processos biológicos.

A graduação em Ciências Biológicas apresenta disciplinas teóricas e práticas e geralmente tem duração de 4 a 5 anos. Confira as principais disciplinas do curso:

  • Anatomia Animal comparada;
  • Bioestatística;
  • Biofísica;
  • Biogeografia;
  • Biologia Celular e Molecular;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Embriologia comparada;
  • Ecologia;
  • Educação Ambiental;
  • Evolução
  • Fisiologia Animal Comparada;
  • Genética Básica e Molecular;
  • Histologia;
  • Microbiologia;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Imunologia;
  • Paleontologia;
  • Parasitologia;
  • Química Ambiental;
  • Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Há duas possibilidades de formação no curso de Ciências Biológicas: o bacharelado e a licenciatura

Antes de escolher sua graduação, é necessário atentar-se a este detalhe e verificar qual das duas formações se encaixam no plano de carreira que você deseja seguir.

De forma resumida, no bacharelado o estudante entra em contato com a pesquisa científica de diversas formas, seja em campo ou no laboratório. 

Isso porque o bacharel em Ciências Biológicas é apto para trabalhar com as seguintes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção.

Já a licenciatura em Ciências Biológicas é voltada para a formação de professores. Esta modalidade habilita o licenciado para lecionar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

Desse modo, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, além de abordar os conteúdos específicos da área de Biologia, também apresenta disciplinas voltadas para a Educação.

Agora que você já sabe como é o curso, que tal descobrir quais são as melhores faculdades de Ciências Biológicas do Brasil?

Quais são as melhores faculdades de Ciências Biológicas?

Listamos as melhores faculdades de Ciências Biológicas do Brasil (públicas e privadas) de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF)!

Observação: não houve atualizações no ranking desde 2019. Por isso, estamos deixando o último registro aqui no artigo.

Afinal, conhecer as universidades mais conceituadas do país pode fazer muita diferença na sua escolha!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Lista das 5 melhores faculdades de Ciências Biológicas (públicas)

  1. USP (Universidade de São Paulo)
  2. UNICAMP (Universidade de Campinas)
  3. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  4. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
  5. UNESP (Universidade Estadual Júlio de Mesquita)

Lista das 5 melhores faculdades de Ciências Biológicas (privadas)

  1. PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
  2. PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
  3. MACKENZIE (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
  4. UNIP (Universidade Paulista)
  5. PUC-MINAS (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Depois de conferir quais são as melhores faculdades de Ciências Biológicas do Brasil, descubra aqui as notas de corte do curso de Ciências Biológicas no Sisu e ProUni!

Continue lendo o artigo para descobrir quanto ganha um Biólogo e como é o mercado de trabalho para este profissional.

Quanto ganha um biólogo? Como é o mercado de trabalho?

A média salarial para o profissional formado em Ciências Biológicas para 44 horas semanais é de R$ 3.158,48 e pode chegar a R$ 6.828,31.

Este valor pode mudar de acordo com a experiência profissional e o currículo acadêmico. Profissionais com mestrado e doutorado tendem a se destacar, além de serem melhor remunerados.

Há vagas para Biólogos em órgãos públicos e no setor privado. Para se destacar no mercado de trabalho dessa área, é necessário construir um bom currículo com experiências profissionais e extracurriculares.

Está pensando em cursar Ciências Biológicas? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Como estudar Ciências Biológicas com desconto?

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para se aproximar do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras.

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! São mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. Temos Ciências Biológicas, Direito, Engenharia, Odontologia e muito mais!

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.