Vestibulares

Como se inscrever no vestibular da UERJ? Consiga em 5 passos fáceis

Como se inscrever no vestibular da UERJComo se inscrever no vestibular da UERJ
Cronograma do que estudar

A UERJ é uma universidade estadual localizada na cidade do Rio de Janeiro. Umas das mais bem conceituadas no Brasil.  A inscrição é feita a partir do site da instituição, mas não é só isso. Então, preparamos esse artigo para te explicar o passo a passo de como se inscrever no vestibular da UERJ.

Neste texto, você vai descobrir tudo sobre como se inscrever no vestibular da UERJ. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é a UERJ?
  2. Como se inscrever no vestibular da UERJ? 
  3. Qual é o passo a passo detalhado para se inscrever no vestibular da UERJ? 
  4. Quais documentos são necessários para se inscrever no vestibular da UERJ? 
  5. Quais são os cursos que a UERJ oferece? 

Se você chegou a esse artigo sobre como se inscrever no vestibular da UERJ, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é  a UERJ?

Antes de você saber sobre como se inscrever no vestibular da UERJ, é importante que conheça um pouco a respeito da instituição. 

Ela é uma universidade estadual situada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada uma das mais importantes, não só do Brasil, mas também da América Latina.

E não é por ser estadual que ela é menos disputada. Na verdade, ela é considerada tão concorrida quanto a UFRJ. 

Oferece cerca de 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado. 

Como se inscrever no vestibular da UERJ?

Primeiro você deve acessar o site da instituição, onde são realizadas as inscrições. Porém, o vestibular da UERJ tem algumas particularidades que é preciso conhecer.

O setor responsável pela elaboração e aplicação deste vestibular é o Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA). O formato escolhido por eles consiste em 3 etapas. É fundamental entendê-las na hora de descobrir como se inscrever no vestibular da UERJ. 

As duas primeiras são referentes a dois exames de qualificação, o qual você precisará fazer apenas um. Como assim?

São dois exames porque são disponibilizados em períodos diferentes, duas vezes ao ano. E, para realizá-los basta ter concluído o ensino médio. 

Como funciona o exame de qualificação do vestibular da UERJ?

A prova é composta de conteúdos básicos que possibilitam que qualquer cidadão tenha capacidade de respondê-la. Claro que é preciso estudar! Porém, não é nenhum bicho de sete cabeças. 

Ficou conhecida como “prova-cidadã”, por abordar assuntos básicos que são ensinados no ensino médio das escolas brasileiras. Não será muito difícil, mas é preciso entender tudo sobre como se inscrever no vestibular da UERJ.

O formato é de múltipla escolha e as áreas de conhecimento são as mesmas cobradas no Enem

  • Ciências da natureza: Biologia, Física e Química;
  • Ciências humanas: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Literatura.
  • Matemática; 

Lembrando que a primeira etapa é eliminatória e classificatória. Logo, para seguir para a terceira e última fase é obrigatório ter realizado esse exame.

É somente após a classificação no exame de qualificação que você terá acesso ao edital com todos os cursos disponíveis. Será a hora de efetivar a inscrição para a próxima etapa: a discursiva.

Como funciona o exame discursivo da UERJ?

Os inscritos que conseguiram uma boa pontuação na prova de qualificação e foram classificados para a etapa seguinte, farão o exame discursivo. Como o nome já diz, é hora de discorrer sobre os assuntos (escrever).

Sendo assim, o exame será composto por:

  • Redação;
  • Duas provas de conteúdos específicos, de acordo com o curso escolhido.

O resultado será dado por meio da soma dos dois exames: o de classificação e o discursivo.

É importante frisar, que devido ao período pandêmico, algumas mudanças precisaram ser feitas. 

A prova passou a ser elaborada para que fosse mais rápida e segura. Agora, são 60 questões de múltipla escolha no exame de qualificação, já a parte discursiva é composta por uma redação e duas questões referentes à área escolhida.

Qual é o passo a passo de como se inscrever no vestibular da UERJ?

É preciso que o candidato acompanhe e fique atento à abertura do período de inscrição. As provas de qualificação são realizadas duas vezes ao ano. E, para seguir para a etapa final, é obrigatório tê-las realizado.

Veja o passo a passo de como se inscrever no vestibular da UERJ:

1- Acessar o link da instituição: UERJ(basta clicar na sigla);

2- Na primeira página, vá até o menu principal, logo abaixo das notícias da instituição. Depois, basta clicar em “Vestibular”;

3 – Será aberta uma nova guia, nela terá um texto com informações sobre o vestibular. Para se inscrever você precisa clicar em “Site do Vestibular UERJ”;

4- Você será direcionado a uma nova página, passe o cursor do mouse sobre “Vestibular” e vá em “Vestibular 2023” – “Exame de Qualificação” – “1° Exame” – “Inscrição”,

Cronograma de estudos

5- Após isso, basta fazer cadastro ou o login no portal, preencher o requerimento de inscrição, além de um questionário com informações socioculturais.

Quais documentos são necessários no dia do vestibular da UERJ?

No dia de realização da prova, você deverá ter em mãos um documento de identificação com foto como: passaporte, habilitação ou RG. Além disso, é importante que imprima e leve o comprovante de inscrição.

Super simples, mas esquecer disso pode te trazer problemas.

Quais são os cursos que a UERJ oferece?

Depois de aprender a como se inscrever no vestibular da UERJ, é natural que você queira saber os cursos que ela oferece. Ao todo são 90 cursos de graduação, 63 mestrado e 46 doutorado.

Você verá a lista completa ao realizar a inscrição, mas a gente já vai te adiantar alguns deles. 

Medicina;

Engenharia Civil;

Administração;

Direito;

Física;

Matemática;

Ciências Biológicas;

Educação Física;

Pedagogia.

Design;

Relações Internacionais;

Ciência da Computação;

Engenharia Mecânica;

Engenharia de Produção;

Você terá a lista completa caso seja aprovado para a fase discursiva, por meio do edital. 

Esperamos que esse artigo sobre como se inscrever no vestibular da UERJ tenha esclarecido todas as suas dúvidas. 

No mais, bons estudos e esperamos em breve entrar em contato com você!

Tenho certeza que saber como se inscrever no vestibular da UERJ será muito útil. O Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. 

Quer saber sobre algum assunto? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.