X

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem? Vejas as 4 formas principais

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem?

Conquistar uma vaga no ensino superior é o sonho de muitos brasileiros. O Enem se tornou a maior ferramenta para alcançar esse objetivo. Veja neste artigo as 4 formas de ingressar na faculdade com a nota do Enem. Leia até o final e conheça todas as opções.

Prepare-se pois aqui tem conteúdo demais. Tanto que se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem, mas ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Faça o Raio-X do Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil. Corre, é de graça!

Aprenda fazer um cronograma de estudos perfeito para o Enem

Para que serve o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio nasceu como uma forma de avaliar os alunos das escolas públicas brasileiras. Porém, aos poucos ele foi ganhando outras funções.

Em 2004 ele passou a servir como meio de ingresso nas faculdades particulares com bolsa, pelo Prouni. E em 2010 começou a substituir os vestibulares tradicionais da maioria das universidades públicas do país.

Atualmente, o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior do Brasil. Ele é também o segundo maior vestibular do mundo, atrás apenas do chinês.

Vamos ver as formas de como ingressar na faculdade com a nota do Enem.

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem pelo Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa criado pelo Governo Federal. Nele, os estudantes disputam vagas nas universidades que o adotaram como vestibular, de maneira parcial ou integral.

A disputa é feita pelas notas que os candidatos tiraram no Enem. E para poder participar é preciso não ter zerado a redação.

  • A inscrição no Sisu é feita pelo site do programa. Para saber mais, veja o nosso artigo sobre como o Sisu funciona.

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem pelo Prouni?

Sabemos que as vagas nas universidades públicas são muito concorridas. Mas elas não são a única opção para estudar e se formar naquilo que você tanto sonha.

O Prouni é outra forma de como ingressar na faculdade com a nota do Enem.

Ele também é um programa do governo federal, só que voltado para a concessão de bolsas no ensino privado para estudantes de baixa renda.

As bolsas variam de valor, podendo ser parciais (50%) ou integrais (100%).

A inscrição no Prouni é informatizada, e feita pelo site do programa. Também não é possível participar tendo zerado a redação e com pontuação menor que 450 pontos.

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem pelo Fies?

Ok. Você tentou as duas outras opções, mas não conseguiu conquistar a vaga. Sabemos que é um pouco desmotivador, mas você ainda não morreu na praia e pode continuar nadando.

Ainda existe uma oportunidade. É o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Com o Fies, você pode financiar seus estudos com juros baixos e outras vantagens. Por exemplo, as parcelas só começam a ser pagas após a conclusão do curso e elas não excedem 10% de sua renda.

Mas para participar é preciso lembrar de que a redação não pode ter recebido nota zero

Como ingressar na faculdade com a nota do Enem pelo vestibular tradicional?

Algumas universidades públicas tinham o vestibular em duas fases. Na primeira, aplicavam uma prova de múltipla escolha de conhecimentos gerais. Na segunda, prova com questões discursivas e de conhecimentos específicos.

Com o Sisu, elas passaram a adotá-lo como a primeira fase dos seus vestibulares, mas mantiveram a segunda. Assim, a nota do Enem complementa a nota total do vestibular.

É preciso se informar antes sobre a universidade, para ver se elas adotam o Sisu de modo integral ou parcial.

Fique atento às redes sociais da instituição de ensino em que você está de olho.

E vale lembrar que em muitas faculdades privadas é possível usar a nota do Enem no lugar do vestibular tradicional.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Esperamos que tenham ficado bem claras as formas de como ingressar na faculdade com a nota do Enem.

Quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te ajuda a treinar para a prova.

É o Simulado Enem do Beduka, uma prova feita com questões das edições antigas do Enem para te ajudar a tirar uma nota alta!

Nosso simulado é adaptável também. Se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Além disso, ele utiliza o mesmo método de correção da banca do Enem. O Método TRI. Deste modo, simula a nota que você tiraria no exame, caso ele fosse aplicado hoje.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.