ExercíciosFilosofia

Os 4 Melhores Exercícios sobre Complexo de Édipo com Gabarito

Exercícios sobre complexo de édipoExercícios sobre complexo de édipo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O complexo de Édipo é um importante conceito da psicanálise criado por Sigmund Freud. Tal conceito se refere ao período de maturação da criança e trata de suas relações com os pais. A inspiração para formulá-lo veio da peça Édipo Rei, de Sófocles. Leia nosso resumo abaixo para entender melhor e em seguida responda os exercícios sobre Complexo de Édipo.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre Complexo de Édipo, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é o Complexo de Édipo?

Complexo de Édipo é o conjunto de desejos, hostis ou amorosos, direcionados pelas crianças aos seus pais. Seu ápice se dá no momento da fase fálica do desenvolvimento sexual. Pai e mãe são funções que não necessariamente se relacionam com dados biológicos e genéticos.

O conceito foi criado por Sigmund Freud (1856-1939) depois de ele assistir à representação da peça Édipo Rei, de Sófocles (497 – 406 a. C). Nesta peça, o protagonista, Édipo, mata o pai e se casa com a mãe, sem os conhecer.

Assim, o Complexo de Édipo se dá no desejo incestuoso da criança pelo genitor de sexo oposto, bem como na hostilidade dela pelo genitor do mesmo sexo.

O Complexo de Édipo não é uma patologia, mas um dado natural da maturação sexual infantil. Ele acontece tanto nos meninos, quanto nas meninas, por volta dos 3 aos 5 anos de idade. 

Neste momento, a criança percebe as resistências aos seus desejos, por exemplo: o menino que deseja a mãe, mas esta já pertence ao pai, com quem ele rivaliza.

Como esta fase é fálica, o pênis será visto como símbolo do poder. A castração será sempre uma ameaça, no caso dos meninos, bem como uma constatação no caso das meninas. O medo de perder e a constatação da perda geram a interdição e a realização dos desejos.

Deste modo, o Complexo de Édipo funciona como um mecanismo de inserção no mundo. Por meio dele, a criança aprende a lidar com as frustrações (interdições). Isto desempenha um papel fundamental na formação da personalidade e no direcionamento dos desejos.

O complexo de Édipo é resolvido quando a rivalidade entre a criança e o seu genitor é superada por uma identificação entre os dois. Assim, se estabelece o equilíbrio afetivo sexual. Neste momento, a angústia da castração é superada.

Depois de revisar o que é Complexo de Édipo pelo nosso resumo, teste seus conhecimentos com os exercícios abaixo.

Exercícios sobre Complexo de Édipo

Questão 1- (UFCE – 2019) Sobre o processo denominado de Complexo de Édipo, teorizado pela Psicanálise, é correto afirmar que:

a) Pai e mãe são funções e não necessariamente os genitores da criança.

b) A teoria do Édipo foi abandonada por Freud ainda no início da Psicanálise.

c) O Pai cria o vínculo com a criança a partir de sua função biológica de genitor.

d) O Édipo só acontece nos homens, as mulheres passam pelo Complexo de Electra.

e) Quando a criança se distancia naturalmente da mãe a função paterna não precisa existir.

Questão 2- (UESPI – 2011) São razões fundamentais que sustentam, para os psicanalistas, que o Complexo de Édipo é fundamental na organização da personalidade, EXCETO:

a) o Complexo de Édipo possibilita o processo de renúncia à possessividade onipotente como também reconhecer que os pais são autônomos e têm seus próprios espaços;

b) no Complexo de Édipo, a criança precisa resolver o dilema edipiano, expurgando-se dos desejos sexuais pela mãe e aniquilando a hostilidade sentida em relação ao pai. Se houver a manutenção da hostilidade em relação ao pai, a identificação ficará prejudicada. Se não houver identificação não há sucesso na resolução desse Complexo;

c) o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;

d) o Complexo de Édipo determina a formação de identificações, aspecto absolutamente essencial para a formação da personalidade;

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) o Complexo de Édipo, sendo resolvido com êxito, tornará possível o ingresso do indivíduo na genitalidade adulta; caso contrário, as fixações parciais nas fases pré-edípicas ou uma má resolução do Complexo de Édipo resultarão em distintas formas de pseudogenitalidade.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre Complexo de Édipo. Continue fazendo o restante.

Questão 3- (SURG) Sobre o Complexo de Édipo, um dos principais conceitos da teoria psicanalítica, pode-se AFIRMAR:

a) É percebido o Complexo de Édipo apenas no gênero masculino.

b) O Complexo de Édipo envolve a relação mãe-filho, em nada influenciando as demais relações da criança.

c) O Complexo de Édipo masculino vai ter seu término, concomitantemente com o término da angústia de castração no menino.

d) O Complexo de Édipo é um conceito trabalhado apenas na análise individual, não sendo possível focá-lo em grupos.

Questão 4- (SURG) Em  A dissolução do Complexo de Édipo  (1924), no que se refere à relação entre esta última e a ameaça de castração, encontra-se a afirmação de Freud de que:

a) a dissolução do complexo de Édipo, na criança do sexo feminino, é condição para a ameaça de castração 

b) a ameaça de castração, na criança do sexo feminino, é condição para a dissolução do complexo de Édipo 

c) a dissolução do complexo de Édipo, na criança do sexo masculino, é condição para a ameaça de castração

d) a ameaça de castração, na criança do sexo masculino, é condição para a dissolução do complexo de Édipo

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre o Complexo de Édipo. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Complexo de Édipo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) Pai e Mãe são funções e não necessariamente os genitores da criança.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) o Complexo de Édipo favorece a repressão da sexualidade infantil, com uma amnésia relativa das experiências anteriores e prepara o ego para várias aquisições cognitivas;

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra c) O Complexo de Édipo masculino vai ter seu término, concomitantemente com o término da angústia de castração no menino.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) a ameaça de castração, na criança do sexo masculino, é condição para a dissolução do complexo de Édipo

Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Complexo de Édipo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.