História

Exercícios sobre Mesopotâmia + Resumo

EXERCÍCIOS SOBRE MESOPOTÂMIA + RESUMOEXERCÍCIOS SOBRE MESOPOTÂMIA + RESUMO
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, pois foi um dos lugares responsáveis por obrigar diferentes povos na Antiguidade que eram cativados pelos rios Tigre e Eufrates. Faça os exercícios sobre mesopotâmia para testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Relembre a matéria com o nosso resumo sobre Mesopotâmia, que foi uma importante região na história e que costuma cair com frequência no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM e de outros principais vestibulares. Aproveite e faça os Exercícios sobre Mesopotâmia!

Resumo Mesopotâmia

A Mesopotâmia é referência ao falarmos da construção das primeiras civilizações da humanidade, pois ela foi um dos lugares que abrigou os primeiros povos. A região era composta por dois rios, chamados Tigre e Eufrates, sendo eles fundamentais para o desenvolvimento das habilidades humanas, como a agricultura e a criação de animais

A partir desse ambiente, foi possível a formação de cidades que abrigavam diferentes povos, como os sumérios, amoritas, assírios e caldeus, que eram uma das principais civilizações da Antiguidade.

Características da região

rio tigre e eufrates
  • Pertencia a uma região encontrada no Oriente Médio (atualmente estaria localizado no Iraque);
  • Possui dois importantes rios, o Tigre e Eufrates;
  • Possuía um solo bastante fértil, o que auxiliava nas atividades de agricultura;
  • A presença dos rios ajudava na agricultura, pois no ciclo de cheias dos rios o solo era encharcado com material orgânico, o que garantia o desenvolvimento da agricultura;
  • Além da agricultura, havia também criação de animais, pois as atividades e sobrevivência dos animais dependia da água.

Principais povos da Mesopotâmia

Sumérios

Primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, sendo um dos fundadores das primeiras cidades. Alguns estudos apontam que os sumérios chegaram cerca de 5000 a.C na Mesopotâmia.

As cidades de Ur, Uruk e Nipur são uma das principais construídas pelos sumérios. É importante ressaltar que as cidades sumérias são denominadas de cidades-estado, pois tinham a sua própria organização, não dependiam de outras cidades.

Os sumérios contribuíram bastante para o desenvolvimento humano, principalmente pelo desenvolvimento e aprimoramento de técnicas para a construção de barragens, reservatórios, canais de irrigação e outras atividades. Outro fato importante sobre os sumérios é que eles são considerados o primeiro povo a desenvolver a primeira forma de escrita, denominada escrita cuneiforme. A escrita era realizada em blocos de argila com uma ferramenta pontiaguda que tinha o nome de cunha.

escrita-cuneiforme

Acádios

Os acádios chegaram e acabaram com a dominância dos sumérios, após a construção do Império Acádio. Porém, os acádios não duraram muito tempo e tiveram pouca influência no desenvolvimento das cidades, pois foram substituídos pelo povo amoritas.

Amoritas

Os amoritas ou babilônios chegaram na região da Mesopotâmia cerca de 2000 a.C, e ocuparam a cidade da Babilônia. Eles formaram um grande centro urbano e comercial, desenvolvendo rotas comerciais, para que comerciantes de toda parte do mundo antigo pudessem chegar até a cidade.

Houve a formação do Primeiro Império Babilônico, que foi influenciado pelo povo sumérico. O rei mais importante se chamava Hamurábi, responsável pela criação do Código de Hamurábi, que nada mais era do que um agrupamento das antigas leis mesopotâmicas.

O código baseava-se no princípio Lei de Talião, ou seja, “olho por olho, dente por dente”. Então, caso alguém cometesse alguma irregularidade deveria sofrer uma pena proporcional ao dano gerado.

Com a morte do rei, o povo amorita ficou bastante enfraquecido, então aconteceu o aparecimento dos assírios.

Assírios

Os assírios foram responsáveis pela construção de uma sociedade bastante militarizada, pois deram início a um processo de expansão e conquista na Mesopotâmia, cerca de 1200 a.C.

Eram conhecidos por serem guerreiros temíveis, devido as técnicas violentas utilizadas durante os conflitos e pela forma com que tratavam os prisioneiros, considerada brutal. Alguns estudiosos afirmam que a forma que a forma de governo dos assírios, foi um dos principais motivos do surgimento das inúmeras revoltas que enfraqueceram o poder deles.

Império dos babilônios

Com o enfraquecimento dos assírios o povo dos caldeus conquistou a região da Mesopotâmia e fundou o Segundo Império Babilônico em 612 a.C.

Caldeus

Os caldeus tiveram como principal rei Nabucodonosor, que foi o responsável por reconquistar a Palestina e toda a região. O império dos caldeus foi o último do povo mesopotâmico, após a morte do rei, a região foi conquistada pelos persas, que tinha como líder Ciro II em 539 a.C. 

Agora é a sua vez de colocar em prática o que aprendeu com os exercícios sobre Mesopotâmia! 

Exercícios sobre Mesopotâmia

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UFSM-RS) – A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:

a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.

b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.

c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.

d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

2 – (UFC-CE) – Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.

I – As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.

II – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.

III – Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.

IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da história.

Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:

a) I e II são verdadeiras.

b) II e IV são verdadeiras.

c) I e IV são verdadeiras.

d) I e III são verdadeiras.

e) II e III são verdadeiras. 

3 – (FCL-SP) – Examine as proposições e responda de acordo com o código.

I. A região que compreendia a Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates e atualmente parte do Iraque, foi habitada entre 3200 e 2000 a.C. por diferentes povos semitas, entre os quais se incluíam os sumérios.

II. A cidade de Babel, capital do império de Hamurábi, desenvolveu-se e abrigou parte da civilização babilônica antes do nascimento de Cristo.

III. Outro importante rei babilônico, em cujo império foram construídas grandes obras arquitetônicas, foi Nabucodonosor, que também viveu antes do nascimento de Cristo.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) Todas as proposições são falsas.

4 – (UFRN) – As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.

b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.

c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.

d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.

5 – (UERN/2013) – Assim como no Egito, na Mesopotâmia, a agricultura foi a principal atividade econômica praticada pela população. O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela administração de estoques de alimentação e pela cobrança de impostos (…).

(Vicentino, Cláudio. História Geral e do Brasil / Cláudio

icentino, Gianpaolo Dorigo. 1ª Ed. São Paulo: Scipione. 2010. p. 60-455.)

… a base da economia Inca estava nos Ayllu, espécie de comunidade agrária. Todas as terras do império pertenciam ao Inca, logo, ao Estado. Através da vasta rede de funcionários, essas terras eram doadas aos camponeses para sua sobrevivência. Os membros de cada Ayllu deveriam, em troca, trabalhar nas terras do Estado e dos funcionários, nas obras públicas e pagar impostos.

(Moraes, José Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das Civilizações –

história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998.)

De acordo com o materialismo histórico preconizado por Marx e Engels, o modo de produção que aparece descrito parcialmente nos trechos anteriores, é o

a) escravista.

b) primitivo.

c) asiático.

d) feudal.

6 – (UFTM MG/2009) – As civilizações da Antiguidade Oriental, particularmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram

a) a arquitetura e as ciências, com caráter utilitarista, que se manifestou nos anfiteatros, aquedutos e conhecimentos matemáticos.

b) conquistas militares para assegurar o abastecimento de escravos, fundamentais às grandes obras públicas, como templos e pirâmides.

c) a escrita, sob diferentes formas, permitindo o registro dos princípios de seu monoteísmo, que se espalhou pelo Mediterrâneo.

d) grande integração comercial com os povos vizinhos, devido à abundância de recursos hídricos, agrícolas e minerais.

e) forte ligação entre a política e a religião, como se observa no caso do faraó egípcio, supremo soberano que era considerado um deus vivo.

Agora confira as respostas dos Exercícios sobre Mesopotâmia.

Respostas dos Exercícios sobre Mesopotâmia

Exercício resolvido da questão 1 –

d) possuir uma área agricultável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) II e III são verdadeiras. 

Exercício resolvido da questão 3 –

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.

Exercício resolvido da questão 5 –

c) asiático.

Exercício resolvido da questão 6 –

e) forte ligação entre a política e a religião, como se observa no caso do faraó egípcio, supremo soberano que era considerado um deus vivo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Mesopotâmia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.