X

Vale a pena Fies para Medicina? Descubra as vantagens e como garantir sua vaga

Vale a pena Fies para Medicina?

Os cursos de medicina em faculdades particulares geralmente apresentam custos consideravelmente elevados. Como resultado, muitos estudantes que buscam realizar esse sonho de carreira optam por financiamentos de mensalidades, espécies de empréstimos. 

Nesse contexto, o Fundo de Financiamento Estudantil se destaca como uma das melhores alternativas. Pois, os juros podem chegar até mesmo a 0%. No entanto, é fundamental ressaltar que a escolha de utilizá-lo deve ser feita com base em uma análise completa das implicações financeiras e das perspectivas futuras de carreira.

Por isso, estamos aqui para auxiliá-lo a entender se fazer um curso tão longo através dessa saída é realmente vantajoso e sustentável. Então, leia até o final e descubra se vale a pena o Fies para Medicina e como quitar sua dívida de modo rápido e fácil.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer fazer um curso de ensino superior, mas não sabe qual é o melhor para você? Faça o Raio-X Beduka e veja qual carreira mais combina com você! Corre, é de graça.

O que é o Fies?

O Fies é um dos meios mais buscados por estudantes brasileiros para ingressar no ensino superior.

A sigla significa Fundo de Financiamento Estudantil. Ele é um programa criado pelo Governo Federal para custear os estudos de pessoas com baixa renda e facilitar o acesso à faculdade.

Ele tem sido muito procurado porque, diferente de outros financiamentos, seus juros são baixos e o estudante só começa a pagar no fim da graduação.

Calendário Fies 2024/1

As datas da próxima edição ainda não foram divulgadas. Volte aqui no início de 2024 pois traremos a informação assim que sair.

  • Inscrições: ainda não houve divulgação;
  • Resultado referente a primeira chamada: ainda não houve divulgação;
  • Resultado em chamada única: ainda não houve divulgação;
  • Período para complementar a inscrição: ainda não houve divulgação;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: ainda não houve divulgação;

Como é o curso de Medicina?

Conquistar uma vaga nos cursos de Medicina é, em geral, a coisa mais concorrida na maioria dos vestibulares do país, inclusive no Sisu.

Isso acontece graças às vantagens que uma carreira como médico oferece no Brasil, como altos salários.

No curso de Medicina os estudantes aprendem sobre as doenças e os modos de tratá-las. O aprendizado é tanto teórico quanto prático.

As áreas de atuação na Medicina são muito vastas e os médicos passam por um processo de especialização, conhecido como residência.

Devido ao tipo de formação, a mensalidade do curso de Medicina tende a ser muito alta. Algumas beiram R$ 10.000,00.

Por isso, alguns estudantes precisam financiar os estudos. Como eles não têm condições para pagar, acabam solicitando empréstimos a instituições financeiras.

Posso usar o Fies para cursar Medicina?

Pode, sim! A maior parte das vagas no Fies é da área de saúde, cerca de 60%. E metade delas é para cursos de Medicina.

Podem solicitar o financiamento todos os que tiverem renda familiar inferior a cinco salários mínimos e participado do Enem, com pontuação acima de 450 e sem zerar a redação.

Como as vagas são limitadas, é preciso ir muito bem para não ficar atrás da concorrência. As notas de corte ficam em média entre 700 e 820.

Bom, você já sabe que pode usar o programa. Só que é preciso ainda dar atenção a alguns pontos dele para saber se vale a pena Fies para Medicina ou não.

Vale a pena Fies para Medicina?

Para sabermos se vale a pena Fies para Medicina, precisamos ver os critérios do programa.

O Fies tem um teto de aproximadamente R$ 7000 por mensalidade. Ou seja, se o curso escolhido tiver mensalidade acima desse valor, o estudante terá de arcar com o restante.

Então veja os valores do curso escolhido. Se ele ultrapassar o limite do Fies, ponha na ponta do lápis se há condições de você pagar o restante do valor.

Para facilitar sua situação, é possível participar do Prouni com bolsa parcial e do Fies ao mesmo tempo. Conheça os critérios do Prouni e veja como ganhar um desconto de 50% na mensalidade do seu curso.

Apesar do valor alto das mensalidades, o curso de medicina traz retorno financeiro rápido e com padrão alto. Assim, você poderá quitar a dívida contraída com o governo logo, logo.

Portanto, vale a pena Fies para Medicina, sim! Inclusive, você pode usar seus serviços para quitar as parcelas. Vamos ver como.

Posso trabalhar na rede pública de saúde para pagar o Fies?

Sim, isso é possível. Os médicos recém formados podem quitar as parcelas do Fies por meio de serviços na rede pública.

Para isso, é preciso cumprir os seguintes critérios:

  • ser integrante de uma equipe de Saúde da Família cadastrada e trabalhar em um dos 2.219 municípios que são tidos como prioridades pelo Ministério da Saúde;
  • solicitar o abatimento da dívida após um ano ininterrupto integrando a equipe.

Mas preste atenção, o benefício só vale pelo tempo trabalhado com as regras ditas acima. Se o profissional sair do PSF cadastrado ele perderá o direito a quitar sua dívida com o governo. Caso o valor referente à dívida não seja o total dela, ele terá ainda de pagar o restante.

Prepare-se para o Enem com o Beduka!

Esperamos que tenha ficado bem claro se vale a pena Fies para Medicina. Porém, não basta querer participar do programa, é preciso ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio para ter chances de conseguir um financiamento.

E, quando o assunto é Enem, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos. Para isso:

Ele tem questões do próprio Exame e o mesmo método de correção. Ou seja, ainda é possível descobrir qual seria sua nota se a prova fosse hoje.

Além disso, nosso simulado é adaptável. Então, se você quiser responder apenas questões de Humanas, pode. Se quiser só as de Matemática, pode também. Não é legal?

Agora, se você perdeu as inscrições desse ano, siga o Beduka no Instagram. Por lá, te deixamos a par do cronograma, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado.

Obrigado por ter lido até aqui.

Categorias: Fies
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.