O Brasil foi dividido de várias formas ao longo de toda a sua história. Atualmente, o Brasil é dividido em cinco regiões que englobam os estados: Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul. Leia este artigo e aprenda sobre a Divisão Regional do Brasil
- Confira também o artigo completo sobre Problemas Ambientais no Brasil.
Basta clicar em qualquer um dos tópicos para ir a parte que você deseja:
- Divisão regional do Brasil.
- Por que o Brasil foi dividido em regiões?
- Processo de regionalização do Brasil.
- Divisão Regional do Brasil em 1913.
- Divisão Regional do Brasil em 1940.
- Divisão Regional do Brasil em 1945.
- Divisão Regional do Brasil em 1950.
- Divisão Regional do Brasil em 1970.
- Divisão Regional do Brasil de 1988.
Divisão Regional do Brasil
A divisão regional do Brasil é o conjunto de estados e municípios em regiões e tem como objetivo ampliar o conhecimento regional do país e definir uma base territorial para levantamento de dados estatísticos.
Por que o Brasil foi dividido em regiões?
O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.
A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No século XX, foram elaboradas diversas divisões regionais que abrangeram os conceitos de:
- Zonas fisiográficas;
- Microrregiões e mesorregiões homogêneas;
- Mesorregiões e microrregiões geográficas.
As divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas ao longo do tempo, como veremos mais à frente no processo de regionalização do Brasil. Mas, atualmente, o Brasil é dividido em cinco regiões, que abrangem diversos estados. São elas:
- Região Norte;
- Região Nordeste;
- Região Centro-Oeste;
- Região Sudeste;
- Região Sul.
Aproveite e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre divisão regional do Brasil!
A divisão regional está sujeita a mudanças ao longo do tempo, devido às alterações nos conceitos geográficos, por exemplo. Por esse motivo, o IBGE realizou (e ainda realiza) revisões periódicas em seus modelos de divisão regional.
Isso levou ao que chamamos de processo de regionalização do Brasil. Ao longo de sua história, esse processo passou por diversos modelos de divisão regional, até chegar na divisão que conhecemos atualmente.
Regionalização do Brasil (resumo)
A primeira divisão regional do Brasil foi realizada através do Tratado de Tordesilhas, em 1494. Nessa divisão, a parte leste do país ficou sob domínio de Portugal, enquanto a parte oeste ficou sob domínio da Espanha.
Em 1534, no período colonial do Brasil, a divisão regional consistia na fragmentação em capitanias, que consistia em quinze partes de terra. Essa divisão ocorreu para que a Coroa Portuguesa conseguisse administrar melhor a colônia. Cada capitania tinha um membro da corte no governo, que deveria promover o desenvolvimento da capitania e respondia diretamente ao rei.
A partir da independência do Brasil, nenhum modelo de divisão regional foi estabelecido ao certo. No entanto, em 1913 o país iniciou o processo de regionalização até chegar no modelo atual.
Divisão Regional do Brasil em 1913
A primeira proposta surgiu em 1913 para que a Geografia pudesse utilizá-la no ensino. Os critérios adotados para esse modelo de divisão regional foram somente físicos, como clima, vegetação e relevo. O Brasil era dividido em quatro regiões:
- Setentrional;
- Norte Oriental;
- Oriental;
- Meridional.
Divisão Regional do Brasil em 1940
O IBGE propôs um novo modelo de divisão em 1940, que considerava os aspectos socioeconômicos além dos físicos. Nessa proposta, o Brasil tinha cinco regiões:
- Norte: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre;
- Centro: Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso;
- Leste: Bahia, Sergipe e Espírito Santo;
- Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas;
- Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Divisão Regional do Brasil em 1945
Em 1945, houve um novo modelo de divisão adotado, onde o Brasil possuía sete regiões:
- Norte;
- Nordeste Oriental;
- Nordeste Ocidental;
- Centro-Oeste;
- Leste;
- Setentrional;
- Leste Meridional;
- Sul.
Nesse modelo, na porção norte do Amazonas o território de Rio Branco (atual estado de Roraima) foi criado. O estado do Amapá foi criado ao norte do Pará. Os estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina foram divididos em diversos territórios, dando origem a outros.
Divisão Regional do Brasil em 1950
Em 1950, os territórios criados foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí começaram a fazer parte da região Nordeste. Nesse modelo, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro constituíam a região Leste.
Em 1960, a capital Brasília foi fundada e o Distrito Federal foi transferido para a região Centro-Oeste. Já em 1962, o Acre se tornou um estado independente e o território de Rio Branco se tornou o atual estado de Roraima.
Divisão Regional do Brasil em 1970
O modelo de divisão atual do Brasil surgiu em 1970. Nessa proposta, a região Sudeste, com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo surgiu. Os estados da Bahia e do Sergipe foram integrados à região Nordeste e os estados de Goiás e Mato Grosso (que seria dividido alguns anos depois) formaram a região Centro-Oeste.
Divisão Regional do Brasil de 1988
Em 1988, devido às mudanças da nova Constituição, a atual divisão regional do Brasil foi definida e permanece até os dias de hoje.
O estado do Tocantins foi criado a partir de uma divisão no estado de Goiás e foi incorporado à região Norte.
Os estados do Amapá e Rondônia tornaram-se estados independentes e a região de Fernando de Noronha foi integrada a Pernambuco.
Além de aprender sobre a Divisão Regional do Brasil você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
Ver comentários (4)
ótimo resumo vocês são de mais!
Muito obrigado Evely.
Que bom que o blog está sendo bom para os seus estudos. Ficamos felizes. Continue assim!
Otima explicação!! Me ajudou muito.Qual nome do autor e local de publicação? Preciso para referencia do meu relatorio de estagio.
Obrigado, Brenda. Ficamos felizes que tenha gostado. Pode citar como "Redação Beduka" e o local, basta colocar a URL do texto que você encontrou ou citar o título do artigo e o nome do blog.