Geografia

O que é climograma? Aprenda com gráficos, exemplos e Resumo da matéria

O que é climogramaO que é climograma?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já deve ter notado, em alguns livros de Geografia, gráficos sintetizando temperatura e precipitação. Esses são os climogramas. Lendo este artigo você entenderá o que eles são, para que servem e como fazer um. Ao final terão exemplos para você compreender na prática como eles funcionam. 

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar a leitura sobre o que é climograma, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é climograma?

Climograma é uma ferramenta que permite conhecer o perfil climático de uma região. Isso é possível porque nele contém informações sobre a variação de temperatura e de precipitação da localidade estudada.

O climograma é um gráfico com informações sobre a dinâmica atmosférica e as mudanças no clima de uma região dentro do período de um ano.

Deste modo, esta ferramenta permite prever a média de chuvas e temperaturas de uma região. Ele também pode ser usado para prever períodos de estiagem, entre outras coisas importantes para se fazer um planejamento natural e social.

Como é o gráfico do climograma?

A construção do gráfico é feita a partir dos dados meteorológicos:

  • temperatura média mensal (°C);
  • quantidade de precipitação (mm).

Estas duas grandezas aparecem no eixo das coordenadas (y). No eixo das abscissas (x), aparece a escala temporal, geralmente em meses.

A temperatura é representada frequentemente numa linha reta e a precipitação por um histograma, ou seja, por barras.

.

Temperaturas e precipitações médias // clima em, Monte Grande
Climograma de Buenos Aires

Como se analisa um climograma?

A análise de um climograma é feita pela comparação entre os dados de temperatura e precipitação presentes no gráfico.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A linha da temperatura é sobreposta à barra da precipitação. Quando a barra está abaixo da linha, significa que há menos precipitação que calor. Isso pode indicar que o clima da região é seco.

No entanto, é preciso saber se o gráfico apresentado usa o índice de Gaussen ou não. Ele se vale da relação P=2T, pela qual a temperatura máxima deve ser duas vezes maior que o valor máximo da precipitação.

A interpretação do gráfico exige:

  • ver como o diagrama se compõe;
  • a análise de informações como as unidades de medida e a localização;
  • identificação do tipo de clima;
  • identificação dos fatores climáticos.

A análise desta ferramenta permite saber se o clima da região estudada é quente, temperado, frio, seco ou quente Isso se faz pela comparação entre o mês mais quente e o mais frio.

Veja alguns exemplos de climogramas

No Brasil, 92% do território se localiza na zona intertropical e uma grande extensão é influenciada pelas massas de ar oceânicas. Isso ocasiona na predominância de climas úmidos e quentes. Estes são fatores que determinam o climograma.

Veja alguns gráficos abaixo que representam o clima em algumas capitais do Brasil:

Climograma de Belo horizonte
Climograma do rio de Janeiro
Climograma de Salvador

Gostou do nosso artigo sobre o que é climograma? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.