X

Quais eram as principais atividades econômicas na época feudal? Resumo completo com exercícios

quais eram as principais atividades econômicas na época feudal

O Feudalismo foi um conjunto de atividades econômicas que marcou uma época chamada Idade Média e teve seu apogeu entre os séculos XI e XIV.

Neste período, a Europa encontrava-se ruralizada, com baixo dinamismo econômico, mas ainda assim repleta de profissões.

Continue lendo para saber quais eram as principais atividades econômicas na época feudal e se preparar para o Enem. No final, temos alguns exercícios para você fixar o conteúdo!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que foi o Feudalismo?

O Feudalismo foi um sistema econômico e social que esteve em vigor na Europa Medieval. Seu apogeu se deu entre os séculos XI e XIV, quando começou a ser substituído pelo Capitalismo Comercial.

O principal elemento do Feudalismo é o feudo, um espaço de terras cercado, onde eram desenvolvidas as principais atividades econômicas. Em especial, a agricultura de subsistência.

A divisão social no feudo era entre o senhor feudal, ou suserano, e seus subordinados, também conhecidos como vassalos. O senhor garantia a proteção dos vassalos, enquanto eles trabalhavam em suas terras e pagavam tributos

Os principais eram:

  • Corveia: cultivo da terra senhorial feito duas vezes por semana pelo servo;
  • Talha: entrega de metade da sua produção ao senhor feudal;
  • Capitação: imposto pago relativo ao número de pessoas;
  • Banalidade: imposto para usar os equipamentos e instalações do senhor.

A Igreja também participava disso, muitas vezes mantendo feudos e produzindo toda sorte de gêneros agrícolas.

Conheça melhor a sociedade feudal com nosso texto apresentando as principais características do Feudalismo.

Olhando assim, parece que a única atividade econômica era a agricultura, não é? Mas a verdade é que havia muitas outras. A seguir, vamos ver quais eram as principais atividades econômicas na época feudal.

Quais eram as principais atividades econômicas na época feudal?

Uma atividade econômica é qualquer ação que gere riquezas por meio da extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços. Ou seja, é o modo como as pessoas trabalham. 

A partir dessa definição, podemos classificar as principais atividades econômicas do período: 

Agricultura e Pecuária

Com relação à Idade Média, a principal atividade econômica é a agricultura de subsistência. Ou seja, a produção para consumo interno e com pouco ou nenhum excedente. 

Ela é a base de todas as outras atividades. Por isso, podemos dizer que a sociedade feudal é principalmente agrária. Mas eles também praticaram largamente a pecuária. Então, ela é agro-pastoril.

Contudo, nem todo mundo trabalhava no campo. Havia diversas outras funções que mantinham o funcionamento da sociedade.

Está curtindo esse texto sobre quais eram as principais atividades econômicas na época feudal? Saiba mais sobre ela com nosso texto sobre o sistema feudal.

Outras atividades econômicas da época feudal

Faça-se a pergunta: quem fazia a armadura e as armas dos cavaleiros? E as ferramentas que eram utilizadas no campo? Outros serviços eram necessários além da agricultura, como a fabricação de armaduras e de ferramentas. 

Por exemplo, os clérigos eram também professores. E dentro da casa dos senhores feudais existia o cargo de ministerial, que era a pessoa que tinha um ofício. Ou seja, ela prestava diversos tipos de serviço e recebia por isso.

Como a moeda de metal era um recurso escasso, a maior parte dos pagamentos era feita em artigos como tecidos ou em participação de festas e banquetes.

Além deles, existiam também:

  • Os artesãos,
  • Os criados da mesa,
  • Os escudeiros,
  • O mestre de armas,
  • Os tesoureiros,
  • Os donos de estalagem etc.

Enfim, uma quantidade bastante grande e diversificada de trabalhadores.

Exercícios sobre feudalismo

Agora que já sabemos quais eram as principais atividades econômicas na época feudal, teste seus conhecimentos com alguns exercícios para fixar o conteúdo.

Questão 1 – (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:

a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.

b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.

c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.

d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.

e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.

Questão 2 – (Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os.” (Marc Bloch. A sociedade feudal.)

O texto descreve a:

a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;

b) relação de tipo comunitário dos camponeses;

c) relação de suserania e vassalagem;

d) hierarquia nas corporações de ofício;

e) organização política das cidades medievais.

Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre as principais atividades econômicas na época feudal. Agora veja o gabarito.

Gabarito dos exercícios sobre Feudalismo

Exercício resolvido da questão 1:

Alternativa correta: letra d) 

Como vimos, os impostos recaíam sobre os servos, que tinham de pagar uma série de tributos.

Exercício resolvido da questão 2:

Alternativa correta: letra c) 

Como vimos, a relação social principal era entre suserano e vassalos, na qual se estabelecia um vínculo de dependência entre eles.

Mas e os RPGs medievais?

Você já deve ter visto aqueles jogos em eventos com gente fantasiada, não é mesmo? Bom, muitas vezes esses RPGs são baseados na Idade Média e por mais que não existissem os magos e elfos, algumas classes foram inspiradas em profissões reais da época.

Aventureiros, ferreiros, guildas e comerciantes. Tudo isso realmente existia e dá vontade de aprender mais sobre a história antiga, não é? 

Uma boa forma de fazer isso é fazendo um belo curso de história e nós podemos te ajudar com isso.

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre quais eram as principais atividades econômicas na época feudal até o final! 

Boa sorte nos seus estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.