X

Resumo sobre a Roma Antiga

Resumo sobre a Roma Antiga

A Roma Antiga foi uma civilização da Itália que surgiu no século VIII a.C, localizada ao longo do mar Mediterrâneo e tinha como centro a cidade de Roma, na península Itálica. Posteriormente, essa civilização se expandiu e se tornou um dos maiores impérios do mundo antigo.

Você já ouviu falar sobre a Roma Antiga? Essa matéria é bastante frequente nas questões do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um Resumo sobre a Roma Antiga para você se preparar melhor para as questões de história do ENEM.

Não deixe de conferir as questões de vestibular sobre Roma Antiga.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X BedukaEle é o melhor teste vocacional gratuito do Brasil!

Resumo da Lenda de Fundação da Roma Antiga

A lenda da fundação da cidade de Roma conta que os gêmeos Rômulo e Remo, nascidos de Reia em 771 a.C., foram jogados no rio Tibre, por ordem do então rei de Alba Longa, Amúlio – tio de Reia – que havia usurpado o trono e queria assassinar todos os possíveis herdeiros

O cesto onde os garotos estavam encalhou próximo onde atualmente é a cidade de Roma. Eles foram encontrados por uma loba, que os amamentou o que possibilitou que os garotos escapassem da morte. Mais tarde, um pastor encontrou os dois bebês e cuidou de ambos até a idade adulta.

Depois de adultos, ambos os irmãos fundaram uma cidade nesta mesma região onde foram encontrados e criados. Após um desentendimento entre os irmãos, Rômulo assassinou seu irmão Remo e se tornou o primeiro rei de Roma. Apesar da origem “lendária”, naquela região haviam povos extremamente bem desenvolvidos.

Monarquia Romana (753 a.C. a 509 a.C.)

Durante a monarquia romana, a sociedade era formada por três classes sociais:

  • Patrícios: a classe dominante, que era constituída por nobres e proprietários de terra;
  • Plebeus: constituídos por comerciantes, artesãos, camponeses e pequenos proprietários;
  • Clientes: viviam da dependência dos patrícios e dos plebeus, e eram prestadores de serviços.

O rei executava as funções judicial, executiva e religiosa. Os principais órgãos durante a monarquia romana foram:

  • Assembleia Curiata: que era constituída por trinta chefes de famílias do povo e tinha por função a elaboração de leis, recursos jurídicos e ratificação da eleição do rei.
  • Senado: composto pelos patrícios, era responsável por assessorar o rei e tinha o poder de vetar as leis propostas pelo monarca.

Resumo dos principais reis da Roma Antiga

Rômulo governou entre 753 e 716 a.C. Depois dele, Roma teve outros seis reis. São eles:

  • Numa Pompílio (716 a 673 a.C.): foi o responsável pelo primeiro sistema de leis romanas, pela elaboração do primeiro calendário da cidade e pela organização dos ofícios religiosos. Por conta da  “reforma religiosa”, os romanos consideraram que a cidade viveu uma época de paz e prosperidade, garantindo a Numa Pompílio um grande reconhecimento após sua morte;
  • Túlio Hostílio (673 a 641 a.C.): foi o responsável por levar Roma à primeira expansão territorial, conquistando territórios adjacentes. Túlio também organizou o primeiro exército romano, assim como a vitória e destruição de Alba Longa;
  • Anco Márcio (641 a 616 a.C.): foi responsável por um período de paz, apesar dos embates com as cidades de Ficana e de Politorium durante seu governo. Márcio cedeu terras do monte Aventino aos derrotados dessas cidades, criando o primeiro núcleo da plebe romana;
  • Tarquínio Prisco (616 a 578 a.C.): Prisco manteve o processo de expansão territorial, fomentou o comércio com as cidades próximas e foi responsável pela drenagem dos pântanos da região em volta da cidade, além de algumas reformas estruturais que garantiram o crescimento da cidade;
  • Sérvio Túlio (578 a 534 a.C.): Foi responsável por reorganizar o exército romano, que agora era dividido em centúrias, cem homens liderados por um centurião, e por promover a primeira reforma social, dividindo os romanos por classes, de acordo com a renda de cada um. Ele também levantou a primeira muralha em volta de Roma, garantindo a defesa da cidade;
  • Tarquínio, o Soberbo (534 a 509 a.C.): Até promoveu novas obras estruturais na cidade, mas confiscou inúmero bens de famílias romanas influentes, fazendo com que seu reinado fosse a ruína da Monarquia e a principal causa do estabelecimento da República Romana.

República Romana (509 a.C. a 27 a.C.)

A fundação da república reafirmou o Senado, que era o órgão de maior poder político entre os romanos. O poder executivo ficou nas mãos das magistraturas, que eram ocupadas pelos patrícios.

A principal característica da república romana é a luta de classes entre patrícios, que lutavam para preservar privilégios e defender seus interesses políticos e econômicos, e plebeus, que não queriam mais ser dominados.

Durante os anos de 449 e 287 a.C., cinco revoltas foram organizadas pelos plebeus e que alcançaram vários resultados que fizeram com que as duas classes praticamente se igualassem, tais como:

  • Tribunos da plebe;
  • Leis das XII tábuas;
  • Leis Licínias;
  • Lei Canuleia.

O Império Romano (27 a.C. a 476 d.C.)

O império sucedeu a república, onde agora todo poder político era centrado no imperador, e o Senado apenas apoiava seu poder. O império se expandiu expressivamente e, até 117 d.C., cerca de seis milhões de quilômetros quadrados estavam sob o governo do império romano.

O império possuía aproximadamente seis milhões de habitantes, sendo que um milhão habitava a cidade de Roma. Um dos aspectos essenciais para o sucesso do império era o exército, que fez com que Roma expandisse seu poderio até o Mediterrâneo.

Política do Pão e Circo

À medida que os centros urbanos cresciam, os problemas sociais também surgiram em Roma. O alto número de escravos fez com que o desemprego aumentasse sobremaneira na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus serviços. Esse grande número de desempregados foi para as cidades romanas buscando empregos e melhores condições de vida.

Temendo uma revolta dos desempregados, o imperador criou então a chamada política do Pão e Circo.

Esta se baseava em oferecer alimentação e diversão aos cidadãos romanos. Durante quase todos os dias aconteciam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta maneira, a população carente se distraía e se esquecia de seus problemas, diminuindo as chances de revolta.

Resumo da Cultura da Roma Antiga

A cultura romana sofreu bastante influência dos gregos. Os romanos se basearam na cultura grega em muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. A língua falada era o latim, que se espalhou por todo o império na Idade Média, originando línguas como português, francês, italiano e espanhol.

Os balneários romanos eram locais bastante frequentados por senadores e membros da aristocracia romana. Eles usavam estes locais para discutirem política e aumentar seus relacionamentos pessoais.

A mitologia romana era utilizada para explicar a realidade que os romanos não conseguiam explicar de maneira científica. A mitologia também explicava a origem do povo e da cidade que deu origem ao império, como vimos acima a lenda de Rômulo e Remo.

Características do Império Romano

  • Estritamente comercial;
  • Escravizava os povos conquistados;
  • O controle das províncias era responsabilidade de Roma;
  • Politeísta, ou seja, acreditavam em muitos deuses;
  • O governante tinha cargo vitalício;
  • A expansão territorial acontecida através de conquistas ou golpes militares.

Divisão do Império Romano

A crise econômica no Império fez com que o número de impostos diminuíssem drasticamente. Essa redução gerou um grande declínio no número de funcionários do Estado, tornando a administração cada vez mais difícil, especialmente nas províncias mais distantes de Roma. 

Numa tentativa de reparar essa situação, o imperador Diocleciano dividiu o império em dois: o Ocidente, com capital em Roma, e o Oriente, com capital em Bizâncio, às margens do mar Negro. 

Tanto no Ocidente quanto no Oriente havia um imperador, que tinha o título de Augusto, e um outro governante para as regiões mais distantes, com o título de César, sendo no total quatro governantes para todo o império. Por esse motivo, essa forma de divisão foi chamada de Tetrarquia

No início do século IV, o imperador Constantino reunificou o Império. Entretanto, como havia um risco iminente de invasão na parte ocidental, o imperador transferiu a capital para Bizâncio, que era mais rica e mais protegida, renomeando a cidade para Constantinopla.

Durante o século IV, o Império permaneceu unificado, com sua capital em Constantinopla. No final do século, o imperador Teodósio estabeleceu a divisão definitiva: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.

Aprenda mais sobre o que foi Idade Média.

Queda do Império Romano

As principais causas do declínio do Império Romano foram:

  • Dificuldade de administração: o império era muito grande e havia complicações no controle e gestão da corrupção que o aniquilou;
  • Invasões bárbaras: o exército precisou proteger o império das investidas de povos como os godos, hunos e germânicos;
  • Elevados impostos: o estado tinha elevado custo para manter a construção das obras rotineiras. Esse fator aumentou significativamente as taxas cobradas da população;
  • Escassez de escravos: a redução das batalhas por conquistas de novos territórios prejudicou o sistema de renovação de escravos.

Resumo dos principais imperadores da Roma antiga

  • Otaviano Augusto: primeiro imperador de Roma. Foi responsável por acrescentar muitos territórios ao império;
  • Cláudio: foi responsável por conquistar parte da Grã-Bretanha;
  • Nero: considerado excêntrico e louco, assassinou sua mãe e sua irmã, e condenou um grande número de cristãos à morte;
  • Tito: ficou o responsável por destruir o templo do Rei Salomão;
  • Trajano: considerado um grande conquistador, fez com que Império Romano atingisse a maior extensão durante seu governo;
  • Adriano: ordenou a construção uma muralha com seu nome, a Muralha de Adriano, ao norte da Grã-Bretanha, que tinha por objetivo conter os bárbaros;
  • Diocleciano: foi o responsável por dividir o império em duas partes: oriental e ocidental;
  • Constantino: proibiu a perseguição aos cristãos e uniu novamente o império, escolhendo Bizâncio como capital. Renomeou a cidade de Constantinopla;
  • Rômulo Augusto: foi o penúltimo imperador de Roma;
  • Constantino XI: foi o último imperador do Império Romano Oriental. Morreu defendendo a cidade contra o ataque dos turcos.

Além de conferir esse Resumo sobre a Roma Antiga, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de conferir o Resumo sobre a Roma Antiga? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (14)