X

O que foi o Humanismo?

O que foi o Humanismo?

O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

As Escolas Literárias são muito importantes e aparecem com bastante frequência no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando o que foi o Humanismo, uma escola literária muito importante. Dessa forma, você poderá se preparar melhor para o Enem e outros vestibulares. 

Nesse artigo iremos falar:

  1. O que foi o Humanismo;
  2. O contexto histórico desse movimento;
  3. Principais características do Humanismo;

Estude com o simulado do Beduka. É grátis!

1 – O que foi o Humanismo?

O Humanismo foi um movimento intelectual e artístico que surgiu no século XV na Itália com o Renascimento e se difundiu por toda a Europa. Esse movimento rompeu a grande influência da Igreja Católica em colocar Deus como finalidade das coisas, ou seja, rompeu o pensamento teocêntrico da Idade Média.

Aproveite e faça os Exercícios sobre Humanismo!

Na literatura, ele representou o período de transição (escola literária) entre o Trovadorismo e o Classicismo, bem como da Idade Média para a Idade Moderna.

Em um sentido amplo, Humanismo significa valorizar o ser humano a condição humana acima de tudo. A finalidade das coisas torna-se o homem. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Trata-se de uma ciência que tentou permitir ao homem compreender melhor o mundo e o próprio ser. Isso ocorreu durante o período do Renascimento Cultural.

Muitos estudiosos não consideram o Humanismo como um movimento literário por ele não possuir características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em declínio – o Trovadorismo – e do movimento moderno em ascensão – o Classicismo que ocorreu durante o Renascimento.

2- Contexto Histórico do Humanismo

A época renascentista foi um momento de importantes transformações na mentalidade européia. Dessa forma, com a invenção da imprensa, as Grandes Navegações, a crise do sistema feudal e o aparecimento da burguesia, surge uma nova visão do ser humano.

Essa mudança veio questionar os valores tradicionais num suposto impasse desenvolvido entre a fé a razão.

Nesse momento, o Teocentrismo – filosofia que considera Deus como centro do Universo – e a estrutura hierárquica medieval sai de cena, dando lugar ao Antropocentrismo – concepção que coloca o homem como centro do Universo. Esse último, foi o ideal central do humanismo renascentista.

As pessoas pararam de olhar para Deus e querer agradar a Deus, para focarem sua atenção no homem. Não pensavam mais na vida eterna, mas apenas nas realidades terrenas que mais traziam prazer ao ser humano.

Principais Características do Humanismo

“Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci

As principais características do Humanismo são:

  • Racionalidade: A razão era muito valorizada e se sobrepunha à emoção;
  • Antropocentrismo: O homem é o centro do Universo;
  • Surgimento da burguesia;
  • As emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas;
  • Valorização do corpo humano;
  • Afastamento de dogmas da Igreja Católica;
  • Valorização de debates e opiniões divergentes;
  • Valorização do racionalismo e do método científico;
  • Busca da beleza e perfeição;
  • Hedonismo: hipervalorização dos prazeres carnais.

4- O Humanismo nas Artes

Os intelectuais e artistas passaram a explorar a temas que tivessem relação com a figura humana em suas obras. Eles se inspiravam nas figuras Greco-romanas e os tinham como padrão de beleza e perfeição. 

As esculturas e as pinturas apresentavam alto grau de detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas, e o período foi marcado pelo desenvolvimento de diversas técnicas.

Nas artes plásticas e na medicina, o humanismo foi representado em obras e estudos sobre anatomia e funcionamento do corpo humano.

5- O Humanismo na Literatura

Algumas inovações surgiram na literatura nesse período, veja:

  • Poesia Humanista: A poesia humanista possuía as mesmas características das poesias trovadorescas, porém houve uma separação entre música e a poesia. A poesia passou a ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.
Representação da Poesia Palaciana
  • Crônicas Históricas: As crônicas tinham como objetivo relatar a vida dos reis através de alguns documentos históricos. Dessa forma, houve uma busca de rigor e objetividade, embora ainda se atribuísse aos reis toda a iniciativa pelos feitos históricos.
  • Novelas de Cavalaria: Essas novelas eram histórias ficcionais, de aventuras, em que os personagens demonstravam heroísmo, lealdade e religiosidade.
  • Textos Teatrais: Os Textos Teatrais eram divididos em autos ou farsas. Os autos eram peças curtas que representavam cenas bíblicas. As farsas tratavam do cotidiano da sociedade da época e possuíam comicidade exagerada ao retratar tipos e costumes sociais.

6- Principais autores do Humanismo

Alguns dos principais autores do Humanismo são:

Na Literatura:

  • Francesco Petrarca (1304-1374): Foi um intelectual, poeta e humanista italiano. É considerado o inventor do soneto – um tipo de poema composto de 14 versos. Suas principais obras são o “Cancioneiro e o Triunfo”, “Meu Livro Secreto” e “Itinerário para a Terra Santa”.
  • Dante Alighieri (1265-1321): Foi um escritor, poeta e político florentino, nascido Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana. Suas principais obras são “A Divina Comédia”, “Monarquia” e “O Convívio”.
  • Giovanni Boccaccio (1313-1375): Foi um poeta e crítico literário italiano, especializado na obra de Dante Alighieri. Suas principais obras são “Decameron” e “O Filocolo”.

Na Pintura:

“A Criação de Adão” de Michelangelo
  • Leonardo da Vinci (1452-1519): Foi um polímata nascido na atual Itália que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Suas principais obras são “A Última Ceia”, “Mona Lisa” e “Homem Vitruviano”.
  • Michelangelo (1475-1564): Foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Suas principais obras na área da pintura são “A Criação de Adão”, “Teto da Capela Sistina” e “Juízo Final”.
  • Raphael Sanzio (1483-1520): Foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Suas principais obras são “Escola de Atenas”, “Madona Sistina” e “Transfiguração”.
  • Sandro Botticelli (1445-1510): É considerado um dos pintores mais reconhecidos e aclamados da Itália e chegou ser convidado para participar das obras da Capela Sistina, em Roma. Suas principais obras são “O Nascimento de Vênus”, “A Adoração dos Magos” e “A Primavera”.

Na Escultura:

“La Pieta” de Michelangelo
  • Michelangelo: Suas principais obras na área das esculturas são “La Pieta”, “Moisés” e “Madonna de Bruges”.
  • Donatello (1386-1466): Foi um escultor renascentista italiano. Suas principais obras são “São Marcos”, “Profetas” e “Davi”.

7- Humanismo e Renascimento

O contexto histórico do Humanismo se confunde com o do Renascimento, tendo em vista que foi o pensamento humanista que estabeleceu os fundamentos ideológicos que serviram de base para o movimento renascentista.

Entre os séculos XIV e XVII, o Humanismo determinou uma nova postura em relação às doutrinas religiosas em vigor na época, propondo um afastamento das mesmas e uma interpretação mais racional e antropocêntrica do mundo.

Durante o Renascimento, o pensamento Humanista também foi caracterizado por tentativas de libertar o ser humano das regras rígidas do cristianismo da era medieval. Em sentido amplo, o humanismo nesta época serviu como uma luta contra a obscuridade medieval, e levou à criação de um comportamento científico livre de normas teológicas.

Gostou de aprender o que foi o Humanismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.