Literatura

Os 5 melhores exercícios sobre Humanismo com gabarito!

Exercícios sobre HumanismoExercícios sobre Humanismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Humanismo é um movimento intelectual que foi motivado pela civilização greco-romana, que valorizava o saber crítico, racional e científico e focava principalmente no ser humano. Faça os exercícios sobre humanismo e não esqueça mais nenhum detalhe sobre esse movimento tão importante!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

  1. O que foi o Humanismo?
  2. Quais as principais características do humanismo?
  3. O humanismo nas Artes
  4. Os 5 melhores exercícios sobre humanismo
  5. Gabarito dos exercícios sobre humanismo

As Escolas Literárias são um assunto muito importante e caem frequentemente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias da prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo e selecionou alguns exercícios sobre Humanismo. Dessa maneira, você poderá se preparar melhor para as principais provas. 

Saiba Tudo sobre as Escolas Literárias!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O que foi o humanismo?

O Humanismo surgiu na Europa no século XV e é entendido como uma fase artística, intelectual e filosófica que marcou a transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, da Idade Média e da Idade Moderna.

Não deixe de conferir os exercícios sobre a Idade Média.

Esse período recebeu o nome de Humanismo, pois atinge diferentes concepções, como o conjunto de valores filosóficos, morais e estéticos humanos. A valorização do ser humano e de suas ações, como a compaixão, generosidade e preocupação foi também um dos motivos desse movimento ter recebido esse nome.

Quais as características do humanismo?

Além disso, o Humanismo proporcionou um melhor entendimento do mundo e do seres humanos, possuindo como principais características:

  • A racionalidade;
  • A valorização do ser humano, do seu corpo e emoções;
  • Busca da perfeição e da beleza;
  • O antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo;
  • O cientificismo;
  • O modelo clássico;
  • Aparecimento da burguesia;
  • Distanciamento de dogmas;
  • Frequência de debates.

No campo da ciência, os pensamentos humanistas geraram um distanciamento dos ideais religiosos, o que resultou no desenvolvimento da física, matemática, engenharia e também da medicina, pois houveram estudos científicos e maior uso da razão.

Humanismo nas Artes

Os artistas humanistas e os intelectuais da época exploravam principalmente temas relacionados aos seres humanos, valorizando em suas obras principalmente a beleza, a perfeição e modelos de verdade, detalhando as expressões faciais e formas humanas.

Principais artistas humanistas e suas obras

Humanismo na Pintura

monalisa
  • Leonardo da Vinci – A Última Ceia, Mona Lisa e Homem Vitruviano;
  • Michelangelo – A Criação de Adão, Teto da Capela Sistina e Juízo Final;
  • Raphael Sanzio – Escola de Atenas, Madona Sistina e Transfiguração;
  • Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Adoração dos Magos e A Primavera.

Humanismo na Escultura

pieta - Humanismo na Escultura
  • Michelangelo – La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges;
  • Donatello – São Marcos, Profetas e Davi.

Humanismo na Literatura

ensaios- Humanismo na literatura

Na literatura, o Humanismo surgiu no século XIV e foi até o século XV. A poesia palaciana,escrita pelos nobres, foi uma das mais importantes dessa época. Veja alguns artistas que representaram essa fase:

  • Francesco Petrarca – Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa; 
  • Giovanni Boccaccio – Decameron e O Filocolo;
  • Michel de Montaigne – Ensaios;
  • Dante Alighieri – A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio;
  • Thomas More – A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

Leia nosso artigo completo sobre a matéria e descubra qual a ligação do Renascimento com o Humanismo!

Agora faça os exercícios sobre humanismo e confira as respostas no gabarito.

Os 5 melhores exercícios sobre Humanismo

1 – (UFES)

A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:

a) um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.

b) o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.

c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

d) um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.

e) o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-critã.

2 – (UNAMA/PA)

“Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.

b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.

3 – (UEL-PR)

O renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo na concepção teocêntrica do mundo.

c) Nesse período, reafirmou-se a ideia do homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentidos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no modelo experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

4 – (Centec-BA)

Leia o texto abaixo para poder responder às duas questões que em seguida serão apresentadas.

“Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

(SEVCENKO, p. 15)

I. No texto, a característica marcante do movimento humanista-renascentista é:

  1. espírito crítico voltado para o estímulo às mudanças.
  2. supremacia do mundo espiritual sobre o material.
  3. valorização da piedade, da mansidão e da disciplina.
  4. defesa da Igreja e da cultura medievais.
  5. reprodução da crença dogmática dos teólogos medievais.

II. A crítica dos humanistas era dirigida à sociedade:

a) capitalista.

b) feudal.

c) comunista.

d) escravista.

e) socialista.

5 – (Fuvest-SP, adaptado)

Leia atentamente os textos abaixo.

  1. “Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. […] homem de engenhos e artes inesgotáveis […] soube sozinho aprender a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento […] sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem […].”

SÓFOCLES, Antígona, 497-406 a.C.

  1. “Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem […] único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há […] de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?”

CÍCERO, Sobre as lei, 106-46 a.C.

  1. “Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas. […] Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre-arbítrio, a cujo domínio te confiei […]. Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira dos superiores, que são as divinas.”

MIRANDOLA, Pico della, Sobre a dignidade do homem, 1463-1494.

Os textos acima apresentam elementos comuns sobre a visão que os autores detêm sobre os seres humanos. Frente a esses, elementos avalie as afirmativas abaixo.

I – Os três autores entendem o mundo a partir da superior capacidade de raciocínio que detém o homem, e de suas potencialidades de atuação sobre os demais animais e sobre a natureza.

II – O terceiro autor afirma que apesar de capacidade do livre-arbítrio que detém Adão, este seria incapaz de atuar autonomamente, sendo sempre dependente da vontade e do destino imposto por Deus.

III – Os três textos expõem uma visão teocêntrica do mundo.

a) se todas as alternativas estiverem corretas.

b) se todas as alternativas estiverem incorretas.

c) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

d) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.

e) se apenas a alternativa I estiver incorreta.

Respostas dos Exercícios sobre Humanismo

Exercício resolvido da questão 1 – c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

Exercício resolvido da questão 2 – b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

Exercício resolvido da questão 3 – e) Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no modelo experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Exercício resolvido da questão 4 – b) feudal.

Exercício resolvido da questão 5 – d) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Humanismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Você chegou até aqui para fazer os exercícios sobre humanismo, então imagino que esteja na correria, estudando para alguma prova. É para o Enem ou outro vestibular? Porque se for, o Beduka tem a solução perfeita para você!

Com ela não será preciso fazer nenhum tipo de prova. Adeus desespero e adeus ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Ainda temos mais uma forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.