Literatura

Os 5 melhores exercícios sobre Humanismo com gabarito!

Exercícios sobre HumanismoExercícios sobre Humanismo
Seu nome na lista de aprovados do Enem

Humanismo é um movimento intelectual que foi motivado pela civilização greco-romana, que valorizava o saber crítico, racional e científico e focava principalmente no ser humano. Faça os exercícios sobre humanismo e não esqueça mais nenhum detalhe sobre esse movimento tão importante!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

  1. O que foi o Humanismo?
  2. Quais as principais características do humanismo?
  3. O humanismo nas Artes
  4. Os 5 melhores exercícios sobre humanismo
  5. Gabarito dos exercícios sobre humanismo

As Escolas Literárias são um assunto muito importante e caem frequentemente no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias da prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo e selecionou alguns exercícios sobre Humanismo. Dessa maneira, você poderá se preparar melhor para as principais provas. 

Saiba Tudo sobre as Escolas Literárias!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O que foi o humanismo?

O Humanismo surgiu na Europa no século XV e é entendido como uma fase artística, intelectual e filosófica que marcou a transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, da Idade Média e da Idade Moderna.

Não deixe de conferir os exercícios sobre a Idade Média.

Esse período recebeu o nome de Humanismo, pois atinge diferentes concepções, como o conjunto de valores filosóficos, morais e estéticos humanos. A valorização do ser humano e de suas ações, como a compaixão, generosidade e preocupação foi também um dos motivos desse movimento ter recebido esse nome.

Quais as características do humanismo?

Além disso, o Humanismo proporcionou um melhor entendimento do mundo e do seres humanos, possuindo como principais características:

  • A racionalidade;
  • A valorização do ser humano, do seu corpo e emoções;
  • Busca da perfeição e da beleza;
  • O antropocentrismo, ou seja, o homem como centro do universo;
  • O cientificismo;
  • O modelo clássico;
  • Aparecimento da burguesia;
  • Distanciamento de dogmas;
  • Frequência de debates.

No campo da ciência, os pensamentos humanistas geraram um distanciamento dos ideais religiosos, o que resultou no desenvolvimento da física, matemática, engenharia e também da medicina, pois houveram estudos científicos e maior uso da razão.

Humanismo nas Artes

Os artistas humanistas e os intelectuais da época exploravam principalmente temas relacionados aos seres humanos, valorizando em suas obras principalmente a beleza, a perfeição e modelos de verdade, detalhando as expressões faciais e formas humanas.

Principais artistas humanistas e suas obras

Humanismo na Pintura

monalisa
  • Leonardo da Vinci – A Última Ceia, Mona Lisa e Homem Vitruviano;
  • Michelangelo – A Criação de Adão, Teto da Capela Sistina e Juízo Final;
  • Raphael Sanzio – Escola de Atenas, Madona Sistina e Transfiguração;
  • Sandro Botticelli – O Nascimento de Vênus, A Adoração dos Magos e A Primavera.

Humanismo na Escultura

pieta - Humanismo na Escultura
  • Michelangelo – La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges;
  • Donatello – São Marcos, Profetas e Davi.

Humanismo na Literatura

ensaios- Humanismo na literatura

Na literatura, o Humanismo surgiu no século XIV e foi até o século XV. A poesia palaciana,escrita pelos nobres, foi uma das mais importantes dessa época. Veja alguns artistas que representaram essa fase:

  • Francesco Petrarca – Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa; 
  • Giovanni Boccaccio – Decameron e O Filocolo;
  • Michel de Montaigne – Ensaios;
  • Dante Alighieri – A Divina Comédia, Monarquia e O Convívio;
  • Thomas More – A Utopia, A Agonia de Cristo e Epitáfio.

Leia nosso artigo completo sobre a matéria e descubra qual a ligação do Renascimento com o Humanismo!

Agora faça os exercícios sobre humanismo e confira as respostas no gabarito.

Os 5 melhores exercícios sobre Humanismo

1 – (UFES)

A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:

a) um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.

b) o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.

c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

d) um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.

e) o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-critã.

2 – (UNAMA/PA)

“Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.

b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.

3 – (UEL-PR)

O renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) O racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo na concepção teocêntrica do mundo.

c) Nesse período, reafirmou-se a ideia do homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentidos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

e) Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no modelo experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

4 – (Centec-BA)

Leia o texto abaixo para poder responder às duas questões que em seguida serão apresentadas.

“Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.”

Mestre da redação

(SEVCENKO, p. 15)

I. No texto, a característica marcante do movimento humanista-renascentista é:

  1. espírito crítico voltado para o estímulo às mudanças.
  2. supremacia do mundo espiritual sobre o material.
  3. valorização da piedade, da mansidão e da disciplina.
  4. defesa da Igreja e da cultura medievais.
  5. reprodução da crença dogmática dos teólogos medievais.

II. A crítica dos humanistas era dirigida à sociedade:

a) capitalista.

b) feudal.

c) comunista.

d) escravista.

e) socialista.

5 – (Fuvest-SP, adaptado)

Leia atentamente os textos abaixo.

  1. “Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. […] homem de engenhos e artes inesgotáveis […] soube sozinho aprender a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento […] sagaz de certo modo na inventiva além do que seria de esperar e na destreza, que o desvia às vezes para a maldade, às vezes para o bem […].”

SÓFOCLES, Antígona, 497-406 a.C.

  1. “Este animal previdente, sagaz, complexo, penetrante, dotado de memória, capaz de raciocinar e de refletir, ao qual damos o nome de homem […] único entre todos os vivos e entre todas as naturezas animais, só ele raciocina e pensa. Ora, o que há […] de mais divino que a razão, que chegada à maturidade e à sua perfeição é justamente chamada de sabedoria?”

CÍCERO, Sobre as lei, 106-46 a.C.

  1. “Eu não te dei, Adão, nem um lugar predeterminado, nem quaisquer prerrogativas. […] Tu mesmo fixarás as tuas leis sem estar constrangido por nenhum entrave, segundo teu livre-arbítrio, a cujo domínio te confiei […]. Poderás degenerar à maneira das coisas inferiores, que são os brutos, ou poderás, segundo tua vontade, te regenerar à maneira dos superiores, que são as divinas.”

MIRANDOLA, Pico della, Sobre a dignidade do homem, 1463-1494.

Os textos acima apresentam elementos comuns sobre a visão que os autores detêm sobre os seres humanos. Frente a esses, elementos avalie as afirmativas abaixo.

I – Os três autores entendem o mundo a partir da superior capacidade de raciocínio que detém o homem, e de suas potencialidades de atuação sobre os demais animais e sobre a natureza.

II – O terceiro autor afirma que apesar de capacidade do livre-arbítrio que detém Adão, este seria incapaz de atuar autonomamente, sendo sempre dependente da vontade e do destino imposto por Deus.

III – Os três textos expõem uma visão teocêntrica do mundo.

a) se todas as alternativas estiverem corretas.

b) se todas as alternativas estiverem incorretas.

c) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

d) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.

e) se apenas a alternativa I estiver incorreta.

Respostas dos Exercícios sobre Humanismo

Exercício resolvido da questão 1 – c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

Exercício resolvido da questão 2 – b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

Exercício resolvido da questão 3 – e) Os estudiosos do período buscaram apoio na observação, no modelo experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

Exercício resolvido da questão 4 – b) feudal.

Exercício resolvido da questão 5 – d) se apenas as alternativas II e III estiverem incorretas.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Humanismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Você chegou até aqui para fazer os exercícios sobre humanismo, então imagino que esteja na correria, estudando para alguma prova. É para o Enem ou outro vestibular? Porque se for, o Beduka tem a solução perfeita para você!

Com ela não será preciso fazer nenhum tipo de prova. Adeus desespero e adeus ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Ainda temos mais uma forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.