Quem nunca confundiu palavras parecidas que atire a primeira pedra. Mas ou mais? Mal ou mau? E assim por diante… Nada de outro mundo, mas não devemos deixá-las nos confundir eternamente.
Ao fazer uma redação um errinho desses vai te custar pontos preciosos. Além disso, apesar de grafia parecida e pronúncia igual, os significados são diferentes e podem mudar totalmente o sentido do que você quer dizer.
Por esse motivo, além de te ajudar a entender qual a diferença entre mal e mau, vamos te dar uma dica infalível para que você nunca mais erre! No final, resolva exercícios sobre o assunto e não esqueça de conferir o gabarito comentado.
Já parou para pensar na quantidade de pequenos assuntos que envolvem uma preparação para o vestibular? Por isso, criamos um Plano de Estudos para você! Além de um cronograma com tempo acessível, ele te diz o que, como e onde estudar!
Este artigo vai te ajudar a entender qual a diferença entre mal e mau, além de te ajudar a entender esse período. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:
- Por que algumas palavras são tão parecidas? Conheça as palavras homófonas
- Qual a diferença entre mal com l e mau com u?
- Quando usar mal ou mau? Exemplos
- Exercícios sobre funções sintáticas (com gabarito comentado)
Por que algumas palavras são tão parecidas? Saiba o que são palavras homófonas
Aposto que você já percebeu como muitas palavrinhas acabam nos enganando justamente porque não muda nada hora de falar, o problema mora na hora de escrevê-las. São as benditas palavras homófonas!
Logo, basicamente elas são aquelas que possuem a mesma pronúncia, mas significado e escrita diferentes. Então, se você trocar uma letrinha, muda o sentido, torna tudo mais confuso e o seu leitor pensa que você não sabe escrever.
Isso, em horas como fazendo a redação do Enem, é uma verdadeira cilada. Pontinhos a menos! Por isso, devemos conhecê-las e aprender quando usar cada uma.
Às vezes não tem jeito, a única coisa a fazer é olhá-las até memorizar a diferença de significado e grafia. Confira a lista com as campeãs de confusão:
- Sessão (reunião) / Cessão (ato de ceder algo)
- Cela (quarto de prisão) / Sela (equipamento para cavalgar)
- Mal (adverbio de modo) / Mau (adjetivo)
- Sinto (verbo sentir) / Cinto (acessório que segura as calças)
- Comprimento (extensão de algo) / Cumprimento (saudação)
- Há (verbo haver) / A (preposição)
- Mas (conjunção adversativa) / Mais (advérbio de intensidade)
Lista grande, não é? Para você ver que há muito mais camadas nesse assunto do que apenas saber qual a diferença entre mal e mau.
Qual a diferença entre mal e mau?
Basicamente, um é advérbio (indica o modo, o jeito que algo se encontra ou foi realizado), e o outro é adjetivo (indica uma qualidade). Mas como diferenciá-los de forma mais fácil?
Primeiro, vamos lá, qual é advérbio? Mal com l. Nesse caso, você pode tentar substituir a palavra por “bem” (isso vai funcionar quase sempre).
Exemplos:
- Ele está mal de saúde/Ele está bem de saúde.
- O trabalho foi mal feito/O trabalho foi bem feito.
Em ambos, dá-se a ideia de modo (jeito como a pessoa está e jeito como o trabalho foi realizado). Logo, temos dois advérbios de modo.
E quando é adjetivo? Quando for escrito com “u”, “mau” se refere a algo ou alguém que não é bom. Exemplos:
- Ele é um homem mau/Ele é um homem bom.
- Ele apresentou um mau comportamento/Ele apresentou um bom comportamento.
Perceba que nos exemplos acima é possível substituir “mau” por “bom”, ou seja, temos qualidades opostas.
Resumindo qual a diferença entre mal e mau:
“Mal” pode ser usado para indicar o oposto de algo que está bem ou algo que foi feito corretamente, e também pode ser usado como advérbio para modificar verbos, como em “Ela cantou mal”.
Já “mau” é usado para descrever algo ou alguém que possui uma característica ruim, que não é bom.
Elas são duas palavras homófonas, ou seja, que possuem a mesma pronúncia, mas grafia e significados diferentes.
Quando usar mal ou mau? Exemplos
Entender qual a diferença entre mal e mau é o primeiro passo para saber quando usar cada uma dessas palavras. Outra coisa que pode te ajudar bastante é ver exemplos de como as palavras foram empregadas nas frases.
Antes disso, vamos recapitular: usa-se “mal” com l quando temos um advérbio de modo, indicando que algo é feito de maneira errada ou também o modo como algo ou alguém está (por exemplo, mal de saúde).
Já “mau” com u é geralmente usado como adjetivo, indicando que algo é ruim, malvado ou prejudicial. Agora, veja alguns exemplos de uso:
- Ele jogou mal no último jogo. (advérbio de modo)
- Aquele filme foi muito mal dirigido. (advérbio de modo)
- Sinto muito mal-estar hoje. (substantivo)
- Meu cachorro tem um mau temperamento. (adjetivo)
- Ele é um mau perdedor. (adjetivo)
- Esse remédio pode causar mau funcionamento do fígado. (adjetivo)
Importante: “mal” também pode ser usado como substantivo, como em “o mal que aflige a humanidade”. No entanto, esse uso é menos comum.
Exercícios sobre qual a diferença entre mal e mau (com gabarito comentado)
Você já sabe qual a diferença entre mal e mau, agora, é hora de testar seu conhecimento e perceber as pegadinhas. Vamos lá?
Questão 1- (J-DFT, 2017)
Luzia está de ___ humor, pois está ___ de saúde. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) Mal / mal
b) Mau / mal
c) Mau / mau
d) Mal / mau.
Questão 2- (UFRR, 2018) No trecho: “… eles estão preocupados também com mau jornalismo…”, a palavra destacada foi corretamente utilizada em:
a) A mau remuneração fez com que ninguém quisesse aquele cargo
b) O mau que você faz, volta para você
c) Você nem imagina o quanto eu me senti mau com sua atitude
d) Algumas doenças são resultado da mau alimentação
e) Os jornalistas escolheram um mau caminho.
Questão 3- (UFAM, 2016) Assinale a alternativa em que o emprego de “mal” ou “mau” está INCORRETO:
a) Os fanáticos por política estão sempre mal-humorados
b) Os funcionários públicos não podem atender o povo de mau humor
c) Precisas aprender a ser mal, depois de te desconsiderarem tanto
d) Cuidado, não facilita, pois todos o consideram um mau caráter
e) A luta mal começou e já houve um nocaute.
Gabarito comentado
Fizemos questão de analisar cuidadosamente os exercícios acima para você! Assim, você vai ver que confundir mal e mau é muito fácil. Mas não se preocupe! Isso vai te ajudar a ficar atento e entender melhor as diferenças. Confira:
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: b) Mau / mal
Lembra da dica que nós demos a você? É hora de colocá-la em prática: trocar mau por bom e mal por bem. Bora lá!
Luiza fica de bom humor ou de bem humor? Bom, né? Logo, a palavra que se encaixa no espaço em branco é mau com u.
No segundo trecho, a pessoa fica bem de saúde ou bom de saúde? Bem! Logo, substituímos por mal com l. Portanto, a alternativa correta é a letra B.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: e) Os jornalistas escolheram um mau caminho.
Vamos começar pela alternativa A, ela está incorreta porque o adjetivo “mau” não concorda em gênero com a palavra “remuneração”. O certo seria “a má remuneração”. Então você também deve ficar atento a isso.
Na letra B, a frase se refere a como algo está sendo feito, então o certo seria “mal”, um advérbio que pode indicar o modo como uma ação é realizada, o estado de algo ou alguém ou ainda uma ideia negativa.
Na C e na D, também deveríamos ter um advérbio, ou seja, a palavra “mal”. Já que há as ideias de estado (se sentir ruim) e de modo (o jeito que alguém se alimenta, de forma ruim).
Resta-nos a alternativa E, que foi escrita corretamente. Pois, “mau” é um adjetivo e dá uma qualidade ao caminho.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: c) Precisas aprender a ser mal, depois de te desconsiderarem tanto.
As mesmas regrinhas que utilizamos para resolver as questões anteriores e que aprendemos neste artigo sobre qual a diferença entre mal e mau se aplica para responder essa questão.
Na alternativa A, temos uma ideia de modo (o jeito que os fanáticos costumam estar e ser vistos). Por isso, o emprego do advérbio “mal”.
Na letra B, diferentemente da A, não temos um modo e sim uma característica do humor dos funcionários. Então, é correto empregar o adjetivo “mau”.
Já na D, a palavra está dando uma qualidade ao caráter, logo, está correto utilizar o adjetivo “mau” e na E temos o modo como a luta começou (advérbio “mal”).
Você deve ter estranhado que a gente tenha pulado a alternativa C, pois é, o motivo é que ela está incorreta. A frase diz que alguém precisa aprender a ter determinada característica, a ser algo, ou seja, o certo seria usar o adjetivo mau.
Não sei se você já percebeu, mas quando lemos um conteúdo parece que já entendemos tudo. Aí que mora o perigo, pois muita gente acaba nem chegando na parte de resolver exercícios.
Só que é na hora de responder às questões que o estudante acaba percebendo que há um monte de casos que ele não viu e fica cheio de dúvidas.
Parece ruim, mas é o primeiro passo para entender de verdade um assunto. Por isso, disponibilizamos para você o Simulado Beduka.
Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.
Além disso, o Simulado é gratuito e você pode fazer online mesmo.
Já para saber quais conteúdos o Enem cobra, ter um cronograma de estudo com tempo acessível e ser direcionado para artigos exclusivos sobre esses assuntos, conte com nosso Plano de Estudos para o Enem!
Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês.
Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.
Sucesso e bons estudos!