X

Mudanças de Estado Físico: Entenda o que são com exemplos no cotidiano!

Mudanças de Estado Físico

As Mudanças de Estado Físico são os processos em que a matéria é submetida para passar pelos estados físicos sólido, líquido e gasoso. São elas: Fusão, Vaporização, Condensação, Solidificação e Sublimação. Leia este resumo completo sobre o assunto e aprenda com situações do cotidiano!

Se quiser ir diretamente ao assunto, clique em um dos tópicos abaixo:

Depois de ler este resumo sobre as mudanças de estado físico, teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Quais são os Estados Físicos da Matéria?

Toda matéria possui três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A diferença desses estados físicos está no quanto suas moléculas estão próximas umas das outras. Isso acontece devido a dois fatores:

  • Força de Atração (Coesão): as moléculas se aproximam umas das outras;
  • Força de Repulsão: as moléculas se afastam umas das outras.

Os três estados físicos da matéria são:

Sólido

A matéria no estado sólido possui moléculas que estão muito próximas umas das outras, adquirindo forma e volume fixos, e não sofrendo compressão. O principal aspecto que predomina neste caso é a força de atração.

Líquido

A matéria no estado líquido possui moléculas que estão mais afastadas umas das outras do que no estado sólido e a força de repulsão também é maior. A forma da matéria no estado líquido é variável, adquirindo o formato do recipiente onde estão, mas o volume permanece constante.

Gasoso

A matéria no estado gasoso possui moléculas muito afastadas umas das outras e a força de repulsão é predominante, fazendo com que elas se movimentem o tempo todo. A forma e o volume da matéria no estado gasoso são inconstantes e podem sofrer compressão e expansão.

Mudanças de Estado Físico

Fusão

É a mudança do estado sólido para o estado líquido. O aumento da temperatura da substância faz com que as moléculas se afastem umas das outras. Nesse momento de fusão, a temperatura permanece constante até a matéria trocar de estado físico por completo.

Cada substância possui uma temperatura específica que irá fazer com que ela mude para o estado líquido. No caso da água, a temperatura para que ela passe para o estado líquido é 0ºC. O ferro, por exemplo, se funde a 1500ºC.

Vaporização

É a mudança do estado líquido para o gasoso. O aumento da temperatura faz com que as moléculas se afastem ainda mais umas das outras. Durante toda a troca de estado físico, a temperatura também permanece constante.

A vaporização pode acontecer de três formas distintas:

  • Evaporação: Acontece de forma lenta e à temperatura ambiente. Um exemplo de evaporação é a água de uma roupa secando no varal;
  • Ebulição: Acontece de forma mais rápida, pois é induzida pela ação humana. O principal exemplo de ebulição é a água fervendo em uma chaleira: ao atingir 100ºC, a água começa a ferver e muda para o estado gasoso;
  • Calefação: É o processo de vaporização mais rápido e acontece quando a fonte de calor possui uma temperatura extremamente mais alta do que a temperatura de ebulição da substância. Um exemplo de calefação é uma gota de água que cai em uma chapa muito quente. Ela vai para o estado gasoso quase que instantaneamente.

Condensação ou Liquefação

É a mudança do estado gasoso para o líquido. Ela acontece principalmente quando há um resfriamento (diminuição da temperatura) do gás. As moléculas começam a perder sua energia de movimentação e começam a se aproximar umas das outras, voltando para o estado líquido.

Um exemplo conhecido de condensação é o orvalho. Quando a temperatura cai durante toda a noite, pela manhã podemos observar gotas de águas em vários lugares. Isso acontece porque, como a temperatura está baixa, o vapor de água presente no ar sofre o processo de condensação e volta para o estado líquido.

Solidificação

É a mudança do estado líquido para o sólido. Quando a temperatura de uma substância líquida diminui, ela começa a passar pelo processo de solidificação, indo para o estado sólido. 

O principal exemplo de solidificação que conhecemos é a transformação da água em gelo. Na geladeira, a temperatura está menor que 0ºC. Quando a água atinge essa temperatura, ela começa a se solidificar por completo.

Sublimação

É  a mudança do estado sólido direto para o gasoso e também do estado gasoso para o sólido, sem que haja mudança para o estado líquido. Esse processo acontece em condições adequadas de temperatura e pressão. Os principais exemplos de sublimação são o gelo seco e a naftalina.

Quais são as Leis da Mudança de Estado Físico?

Existem algumas leis que regem as mudanças de estado físico. São elas:

  • 1ª Lei : “Durante a mudança de estado, se a substância estiver à pressão constante, a temperatura de mudança de estado permanecerá constante”.
  • 2ª Lei: “Se a pressão sobre a substância variar, a temperatura de mudança de estado também irá variar”

Esperamos ter ajudado você a entender tudo sobre o assunto. Agora teste seus conhecimentos com os exercícios de Mudanças de Estado Físico!

No mais, não deixe de conferir a oportunidade incrível que espera por você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

Já pensou fazer faculdade em uma das melhores universidades do Brasil e ainda economizar o seu dinheiro?

Nós conectamos você à faculdade com o Beduka Bolsas!

Nesse programa, você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade, a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibular. 

É isso mesmo! Essa é a sua chance de fazer o curso dos seus sonhos pagando pouco.  São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Instagram e no Tiktok e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares diariamente.

Obrigada por ler até o final nosso resumo sobre as mudanças de estado físico.

Categorias: Química
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)