X

Saiba o que fazer na Segunda Chamada do Prouni 2023.2!

Atualização sobre a Segunda Chama do Prouni 2021.2!

O Prouni é um programa criado pelo governo federal com o intuito de oferecer bolsas de estudo em faculdades para aqueles estudantes que não tem condições de pagar o valor integral. Todo mundo pode participar, mas só alguns terão realmente chance de conseguir uma.

Isso acontece porque há uma série de pré-requisitos já que o objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior. Logo, a renda familiar tem um papel decisivo na seleção. Devido as exigências de renda e documentação, sobram muitas vagas.

Então, não esqueça de ficar de olho na lista da segunda chama do Prouni 2023.1. Aqui, vamos te contar todos os detalhes sobre essa segunda chance além de te informar o calendário completo. Confira também as respostas para as 3 dúvidas mais comuns dos estudantes em relação ao programa.

Este artigo vai te ajudar a entender tudo sobre a segunda chama do Prouni 2023.1. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é o Prouni?
  2. Como o Prouni funciona?
  3. Quem pode participar do programa?
  4. O que é Segunda Chamada do Prouni?
  5. Informações atualizadas sobre Segunda Chamada do Prouni 2023.1!
  6. Cronograma para não se perder!

Quer conseguir uma bolsa sem depender da segunda chamada do Prouni 2023.1?Com o Beduka Bolsas isso é possível. Ele oferece bolsas de até 65% em importantes faculdades do país. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um recurso que busca facilitar o acesso de mais pessoas ao ensino superior. O seu foco é ajudar aqueles que têm poucas oportunidades devido a sua condição social. 

Dessa forma, oferece bolsas parciais e integrais em instituições privadas (universidades particulares).

Como o Prouni funciona?

Ele funciona por meio de uma plataforma online e gratuita que utiliza nota do último Enem para se cadastrar! Mas essas inscrições só são feitas semestralmente, dentro de um determinado prazo. (A inscrição no Prouni 2023.1 foi feita entre os dias 13 e 16 de julho) e as de 2023.2 iniciam 27 de junho e vão até o dia 30 de junho.

É por isso que você pode ler “Prouni 2021/2” ou “Prouni 2021.2”, eles indicam sobre qual semestre do ano está se referindo.

Depois que se inscrever, o aluno pode selecionar 2 tipos de bolsas, conforme a renda da sua família:

  • Para uma bolsa de 100%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.650,00).
  • Para uma bolsa de 50%, o candidato tem de comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300,00).

Quem pode participar do programa?

Qualquer pessoa que cumpra esses dois requisitos abaixo poderá participar do Prouni:

  • Não possui diploma de curso superior;
  • Participou da última edição do Enem (2020) tirando, no mínimo, 450 pontos (considerando a média das notas das 5 áreas).

Além dos requisitos citados acima, é preciso estar em pelo menos uma das condições sociais abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

O que é a Segunda Chamada do Prouni?

Quando acaba o período de inscrições e o sistema seleciona as maiores notas para aquele tipo de bolsa, sai o resultado da primeira chamada do Prouni. Esse é o prazo para que os estudantes selecionados levem os documentos comprovando os pré-requisitos.

Porém, você sabe que as pessoas são bem imprevisíveis. Sempre acontece de ter algum candidato que não compareceu dentro do prazo ou algum erro na hora de comprovar as informações.

Essas vagas que não foram ocupadas na 1a chamada não podem ficar sobrando! Então elas vão para o que chamamos de Segunda chamada. Essa é uma chance para os alunos que atingiram a pontuação, mas não conseguiram vaga na primeira chamada!

A lista é novamente divulgada e os estudantes selecionados na 2a chamada precisam realizar a matrícula. Isso é feito comprovando os documentos dentro do prazo, como se fosse uma repetição do processo anterior!

Existe, também, a possibilidade de essas vagas não serem totalmente ocupadas. Então, ao final da segunda chamada, os candidatos que não foram pré-selecionados poderão manifestar interesse em fazerem parte da lista de espera.

Informações atualizadas sobre a Segunda Chamada do Prouni 2023.1

Nós pesquisamos as 3 principais dúvidas que as pessoas procuram sobre a Segunda Chamada do Prouni 2023.1 Agora você vai ver quais são as respostas delas. Acompanhe!

Como participar da segunda chamada do ProUni?

Na verdade, qualquer pessoa que tenha feito a inscrição no programa e que não tenha sido selecionada na 1a chamada, automaticamente passa a concorrer na segunda. Assim, não tem como uma pessoa de fora do programa entrar de uma vez nela.

Porém, estar concorrendo não significa que sua vaga esteja garantida. É preciso conferir se o seu nome foi publicado na lista de selecionados e, se sim, você tem um prazo para efetivar a vaga e se matricular.

Quando é a segunda chamada do ProUni 2023.2?

O Mec divulgará o resultado da 2a chamada do Prouni 2023.2 no dia 24 de julho de 2023. O Ministério da Educação (MEC) é o órgão do governo responsável por fazer o Prouni funcionar.

Como olhar o resultado da segunda chamada do ProUni?

Para fazer a consulta é simples, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Programa;
  • Clique em “Ver Resultado”;
  • Faça o login pela conta no Gov.br (os mesmos dados usados na inscrição);
  • Na próxima página carregada, o resultado da seleção deve estar disponível, basta conferir um escrito “resultado”.

Cronograma do Prouni 2023.2 para não se perder!

Vamos deixar um cronograma com as datas mais importantes do programa para você não perder os próximos passos:

  • Período de inscrição: 27 de junho a 30 de junho de 2023
  • Resultado referente a primeira chamada: 04 de julho de 2023
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 04 a 14 de julho de 2023
  • Resultado referente a segunda chamada: 24 de julho de 2023
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 24 de julho a 03 de agosto de 2023
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de agosto de 2023
  • Divulgação da lista de espera: 18 de agosto de 2023
  • Envio de documentos da lista de espera: 21 a 28 de agosto de 2023

O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa, postamos mais de 200 resumos e ainda tem os stories. Segue a gente lá!

Gostou de saber mais sobre a Segunda Chamada do Prouni 2023.2? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Nosso objetivo é te conectar a faculdade, por isso, não poderíamos finalizar este artigo sem te contar: dá para conseguir uma bolsa na faculdade sem precisar fazer provas, sem a nota do Enem e com início imediato!

Estou falando do Beduka Bolsas. Ele está te oferecendo uma bolsa de até 65% para que você entre imediatamente no curso dos seus sonhos.

Não perca mais tempo e garanta já sua vaga! Desejamos a você sucesso nessa jornada.

Bons estudos!

Categorias: Prouni 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.