Em todas as edições do Enem o tema da redação é uma surpresa. Você abre a prova e, pronto, estão lá textos motivadores e uma temática para desenvolver e sobre a qual argumentar que talvez não estivesse no seu horizonte.
Por isso, não é recomendável tentar adivinhar os temas específicos da redação, mas se preparar para fazer um bom texto dentro de eixos mais amplos. Entre eles está o da saúde, que frequentemente tem sido escolhido pelo Inep.
Essa preparação vai envolver estar antenado com as informações mais relevantes sobre o eixo, conhecer autoridades no assunto e um repertório sócio-cultural bastante rico.
Aqui vamos trazer para você dicas de repertório para o eixo saúde, com assuntos que fazem parte dele, citações e exemplos de obras que podem ser utilizadas.
O que é repertório na redação do Enem?
Em textos dissertativos-argumentativos, o repertório é um conjunto de saberes externos que ajudam a pensar sobre o tema e colaboram para a construção de argumentos. Na cartilha dos corretores, ele se configura como as informações, citações ou experiências que contribuem para elaborar o texto.
Geralmente eles devem aparecer na introdução, como ponto de partida a tese, ou no desenvolvimento, como exemplo do que se está dizendo. Você pode retomar algo na conclusão, mas se for um repertório novo sua nota terá penalização.
O uso do repertório é obrigatório e avaliado pela competência 2 do Enem, junto com a adequação ao tema e o respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Então, caso você deixe de lado o repertório perderá pontos, na faixa de 120.
O que é o eixo saúde?
O eixo temático saúde reúne diversos assuntos que abordam o bem-estar físico, mental e social de uma população. Ele é multidisciplinar e envolve direitos fundamentais, ações do governo, serviços essenciais e desafios para atingir os objetivos.
O Inep exige do participante do Enem na redação uma visão crítica sobre como a saúde é tratada no Brasil e no mundo, argumentos sólidos sobre causas dos problemas e capacidade de propor soluções, além, claro, do conhecimento das consequências caso estas soluções não sejam adotadas e dos agentes que devem aplicá-las.
Alguns temas que fazem parte do repertório do eixo saúde são:
- A importância do SUS no controle de epidemias e na vacinação
- Acesso a tratamento psicológico e psiquiátrico
- Insegurança alimentar e nutricional
- Doação de órgãos e tecidos no Brasil
- Saneamento Básico e Saúde
Quais são os assuntos de saúde no Enem?
No Enem, algumas edições já tiveram como tema da redação o eixo saúde, por exemplo:
- 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- 2016 (2ª Aplicação): Caminhos para combater o sedentarismo no Brasil.
- 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
- 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Pode parecer que discutir publicidade infantil e a implantação da lei seca não se refiram diretamente ao eixo saúde, mas é comprovado que o uso de propagandas direcionadas para crianças estão relacionadas a diversos problemas na saúde, como a obesidade.
A Lei Seca se relaciona diretamente e faz parte do eixo saúde por ser uma política pública focada na prevenção de doenças e agravos e na redução da mortalidade causada por acidentes de trânsito.
Repertório para o eixo saúde
Para fortalecer sua argumentação no repertório para o eixo saúde, citar autoridades, pensadores e obras culturais confere peso e credibilidade ao seu texto.
Filósofos que falaram sobre saúde
Michel Foucault
Foucault é ideal para discutir a medicalização da vida (o processo pelo qual problemas sociais ou existenciais são transformados em problemas médicos) e o conceito de Biopoder (o controle do Estado sobre a vida biológica da população, incluindo políticas públicas de saúde e saneamento).
Zygmunt Bauman
Bauman, com seu conceito de Modernidade Líquida, é excelente para abordar a dificuldade de manter laços estáveis na sociedade contemporânea e seus impactos na saúde mental. .
Por exemplo, o aumento da depressão e da ansiedade, especialmente entre jovens, pode ser contextualizado pela “fragilidade dos laços humanos” e pela “busca incessante por validação” nas redes sociais, que são características da liquidez social.
Immanuel Kant
Sua ética é útil para tratar o direito à saúde e a ética médica. Assim, a saúde deve ser vista como um Imperativo Categórico (ação que deve ser universalizada), reforçando que o acesso universal é um dever moral do Estado, e não apenas uma concessão.
Como fazer citações para o eixo saúde no Enem
Uma citação eficaz não é apenas jogada no texto, mas sim integrada e analisada em relação ao tema. Ela pode envolver tanto citações diretas de pensadores quanto de leis e servem para sustentar seus argumentos.Veja alguns exemplos de citações para compor seu repertório para o eixo saúde.
Constituição Federal de 1988
“A saúde é direito de todos e dever do Estado…” (Art. 196)
Use para abrir sua tese, contrastando o que a lei promete com o que a realidade do SUS entrega (falta de leitos, filas).
Lei nº 8.080/90 (Lei do SUS)
Define a saúde como um estado influenciado por fatores como moradia, saneamento básico, meio ambiente e trabalho.
Excelente para temas de saneamento ou saúde do trabalhador, pois reforça que a saúde é intersetorial e exige ações além do hospital.
Adib Jatene (Médico e Professor)
“Temos de ser contra a distorção a que estamos assistindo, em nosso país, da coexistência do mais alto nível de assistência médica e do mais baixo nível de assistência à saúde, na mesma cidade e no mesmo local.”
Argumento de peso sobre a desigualdade no Brasil, ilustrando a disparidade entre a rede privada de ponta e a precariedade da saúde básica.
Argumentos que podem ser utilizados no repertório para o eixo saúde
Para desenvolver seus parágrafos com um repertório para o eixo saúde robusto, explore as causas e consequências dos problemas, conectando a saúde a outros eixos temáticos. Veja alguns exemplos de argumentos que você pode utilizar.
1 – A Falácia da Escolha Individual (Para Obesidade e Sedentarismo):
Argumento: Não se trata apenas de “falta de vontade” ou “escolha”. O acesso a alimentos saudáveis é mais caro, e a publicidade de fast-food e ultraprocessados é massiva. A falta de segurança e infraestrutura (parques, ciclovias) limita a prática de exercícios.
Conecte com a desigualdade social e a legislação (Publicidade Infantil).
2 – O Desmonte da Atenção Básica (Para SUS e Epidemias):
Argumento: O investimento insuficiente na Atenção Primária (postos de saúde e unidades básicas) leva ao colapso do sistema. A falta de prevenção e acompanhamento transforma problemas simples (como uma hipertensão) em casos graves que lotam os hospitais.
Faça a conexão com a política, economia, epidemias (o posto de saúde é a primeira linha de combate à Dengue e à baixa vacinação).
3 – A Saúde como Reflexo Territorial (Para Saneamento e Doenças):
Argumento: A ausência de saneamento básico em comunidades carentes (o que viola o Art. 196 da CF) é o fator mais básico de adoecimento. A falta de esgoto gera doenças de veiculação hídrica, consumindo recursos do SUS que poderiam ser aplicados em alta complexidade.
Conecte este tema do repertório para saúde com meio ambiente, urbanização, Direitos Humanos.
Filmes sobre o eixo saúde
O uso de obras artísticas e culturais demonstra um repertório para o eixo saúde diversificado e que pode te trazer muitos pontos com os corretores. Veja alguns filmes que vão te ajudar nisso.
Peixe Grande e as Histórias Maravilhosas
Excelente para discutir a importância da escuta, da humanização no tratamento e da dignidade da pessoa, especialmente em cuidados paliativos.
O Começo da Vida
Demonstra como o investimento na saúde e no desenvolvimento emocional dos primeiros anos é crucial para a saúde pública e o futuro da sociedade.
Coringa
Pode ser usado para ilustrar a falência de políticas públicas de amparo a pessoas com transtornos mentais e como o abandono social potencializa a violência.
Contágio
Útil para abordar a importância da ciência, da rapidez na resposta governamental e da coordenação global para evitar crises sanitárias (como a de COVID-19).
Extraordinário
Pode ser usado em temas que tratam do estigma social associado a doenças raras, deficiências ou condições de saúde incomuns.
Gostou de aprender sobre repertório para o eixo saúde? Continue estudando e se preparando para o Enem: