X

Como se inscrever no Prouni 2024? 4 passos simples!

O Prouni é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares do Brasil. Essas bolsas podem ser de 50% até 100% de desconto, dependendo da renda familiar do candidato.

Apesar de esse tipo de programa ajudar muita gente que não tem condições de pagar o valor integral de uma mensalidade, fazer cadastros quase sempre é uma dor de cabeça. É muita coisa sendo pedida e nós nem sabemos o que acontecerá depois… Mas não precisa ser assim!

Nós do Beduka preparamos um passo a passo simples, em 4 etapas fáceis, para você saber exatamente como se inscrever no Prouni. Vamos lá?

Este artigo vai te ajudar a entender como se inscrever no Prouni de uma forma super prática. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é o Prouni?
  2. Como funciona o Prouni?
  3. Quem pode participar do Prouni 2024?
  4. Passo passo para saber como se inscrever no Prouni 2024!
  5. Quanto custa para se inscrever no Prouni 2024?
  6. Calendário do Prouni 2024!
  7. O Beduka te conecta faculdade! (bolsas de até 65%)

É importante saber como se inscrever no Prouni 2024, mas tem uma forma muito mais fácil de entrar na faculdade: com o Beduka Bolsas. Ele te dá uma bolsa de estudos de 65% no curso dos seus sonhos. Não é preciso fazer provas e o início é imediato.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi uma oportunidade criada pelo governo federal em 2004, com o objetivo de incluir mais pessoas no ensino superior. 

A proposta é oferecer bolsas de graduação para os alunos estudarem em universidades privadas!

Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade. Mas a bolsa que ele vai ganhar depende de uma série de pré-requisitos, como renda familiar.

Não deixa de ser interessante, né? Afinal, há muitos brasileiros que não teriam acesso a uma graduação se não existissem programas como esse.

Neste artigo, além de saber como se inscrever no Prouni, você vai conhecer algumas condições e etapas indispensáveis para conseguir esse benefício.

Como funciona o Prouni?

Na verdade, o Prouni tem diversas etapas, e cada uma funciona de um jeito. Nós até já escrevemos um texto contando como o processo seletivo funciona (em detalhes).

Porém, para saber como se inscrever no Prouni, você só precisa saber que o programa é todo informatizado, ou seja, usa uma plataforma online.

Para entrar nela, é preciso cadastrar a sua nota do Enem! Isso porque o programa atende gente do Brasil todinho, então a internet é usada para superar as distâncias.

Além disso, é preciso saber que cada etapa do programa tem datas e prazos. Se não fosse assim, viraria uma bagunça na hora de avaliar e dar seguimento a cada um dos candidatos.

Quem pode participar do Prouni?

Para se candidatar à uma bolsa de estudos, o estudante deve seguir todas as exigências abaixo:

  • Ter feito a última edição do Enem;
  • Obtido nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário atender a alguns pré-requisitos socioeconômicos. Sendo assim, precisa estar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter feito o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura (Nesse caso, não há requisitos de renda).

Já falamos que o Prouni usa a nota do Enem! Então, o Beduka até já disponibilizou um Simulado Enem para te ajudar a se preparar para a prova!

Afinal, como se inscrever no Prouni? 4 passos simples!

Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem em mãos! 

Aí é só seguir os 4 passos:

1° Acesse o site do Prouni

As inscrições do Prouni são feitas, exclusivamente, pelo site oficial do programa, porque o sistema é online. 

Ela ainda precisa ser feita dentro do prazo! Então, no próximo tópico, te mostraremos as datas mais importantes.

2° Forneça seus dados

O portal solicitará o seu CPF e o número de inscrição e senha da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Ao preencher os campos, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem. Se estiver tudo certo, confirme. Se algo estiver errado, faça as alterações necessárias. 

3° Questionário socioeconômico

Em seguida, você precisará preencher um questionário socioeconômico. Nele, você terá apenas que dizer as informações e os dados pessoais e financeiros, seus e da sua família.

Preste bastante atenção nessa hora! Se lá na frente você for o ganhador da bolsa, terá que levar documentos comprovando tudo o que colocou nessa etapa.

4° Opções de curso

Para finalizar a inscrição do Prouni, é necessário escolher duas opções de curso

Elas têm que estar de acordo com o seu interesse, porque se você for aprovado na primeira, só poderá se cadastrar nela. A segunda opção só é válida para quem não passou na primeira.

É tudo muito bem organizado. Você pode filtrar as opções disponíveis pelo nome da instituição de ensino, município ou curso. 

Depois, você escolhe a unidade, o turno e se usará as cotas. Você também precisa escolher o tipo de bolsa (de 50% ou 100%) que irá disputar. Lembre-se que cada uma delas precisa estar de acordo com seu quadro socioeconômico!

Após realizar esses passos da inscrição no Prouni, é só ficar de olho na nota de corte e aguardar o resultado!

Quanto custa para se inscrever no ProUni?

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação! Você não paga nadica de nada.

Se tem prazo, então quais são as datas do Prouni 2024?

Todo ano o governo publica um edital com todos os detalhes daquela edição. Isso porque acontecem duas por ano. Sendo assim, também há duas datas de inscrição por ano: sempre no começo de cada semestre.

Para a edição de 2024, o prazo de inscrição já foi divulgado.

Sugerimos que você dê uma olhada no cronograma e anote para não perder nenhum prazo. Depois, é só aplicar o que você aprendeu sobre como se inscrever!

Vamos ver o cronograma do Prouni 2024:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

O Beduka te conecta a faculdade (bolsas de até 65%)

Tem uma forma muito mais fácil de entrar na faculdade, com ela você não depende de saber como se inscrever no Prouni, não precisa ter feito o Enem e nem precisa se enquadrar em critérios de renda familiar.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá uma bolsa de estudos 65% para você entrar no curso dos sonhos.

Basta acessar o link, selecionar a cidade, o curso e a modalidade. Prontinho! É só colocar o material na mochila e ir para faculdade. Estudar nunca foi tão fácil! 

Para ter acesso a outras oportunidades imperdíveis como essa, a conteúdos escritos com cuidado e super fáceis de entender, além de notícias em primeira mão sobre o Enem e outros vestibulares, continue nos acompanhando aqui pelo Blog ou nos siga lá no Instagram.

Estamos sempre prontos para te ajudar! Sucesso e bons estudos.

Categorias: Prouni 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.