Faculdades

Como entrar na UFAM? Principais formas de ingresso e como garantir uma vaga

Como entrar na UfamComo entrar na Ufam

A Universidade Federal do Amazonas está localizada em uma reserva florestal, na sétima maior metrópole brasileira. Criada em 1909, é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Por isso, acaba sendo a tentativa de milhares de amazonenses e pessoas até mesmo do sul e sudeste do país. Logo, conseguir uma vaga não é uma missão tão fácil. Mas além de ser muito concorrida, ela possui 3 formas de ingresso para diversos públicos: Sisu, PSC e PSI. 

Seu objetivo é estudar nela? Então,  vem com a gente que vamos te contar como entrar na UFAM e te dar dicas imperdíveis para transformar seu futuro. 

Conheça a UFAM (Universidade Federal do Amazonas)

A Universidade Federal do Amazonas foi fundada em 1909, bem antes de universidades como a UFRJ. E ainda é considerada a primeira universidade do país, segundo o site oficial da instituição.

Além disso, está estrategicamente situada em uma vasta área florestal, classificada como a terceira maior em extensão em área urbana no mundo. Logo, há uma grande possibilidade de você topar com uma preguiça, sauim-de-coleira ou paca. 

Uma ótima forma de fugir um pouco do engarrafamento e correria da cidade para se concentrar melhor nos estudos!

Ao todo, ela disponibiliza cerca de  2.381 vagas em mais 100 cursos diferentes de graduação. Há também unidades em cidades do interior do Amazonas, como Itacoatiara, Parintins, Coari, Benjamin Constant e Humaitá.

Agora, descubra como garantir sua vaga na Universidade Federal do Amazonas. 

Como entrar na UFAM?

Talvez a forma mais conhecida para conseguir uma vaga em qualquer instituição universitária do país seja fazendo o Enem! E realmente é um meio bastante válido, mas não é o único. Confira a seguir todas as possibilidades.

Sisu

Para participar do Sistema de Seleção Unificada é preciso primeiramente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a sua pontuação, será possível tentar uma vaga em praticamente qualquer uma das universidades federais brasileiras.

A UFAM está nessa lista! Só não se esqueça que a concorrência costuma ser mais acirrada e as notas de corte mais elevadas. Também não pode ter zerado a redação ou ser treineiro. 

Lembrando que 50% das vagas da universidade são reservadas para serem oferecidas por meio do Sisu. 

Para saber mais sobre o programa e se preparar para 2024, confira:

PSC

Nessa forma de ingresso, os estudantes são avaliados de forma seriada até terminar o ensino médio. Ou seja, no final de cada ano, o aluno fará uma prova somente com os assuntos do período que está cursando.

Por exemplo, no primeiro ano, os candidatos serão avaliados exclusivamente com base nos conteúdos correspondentes a essa etapa específica. 

Além disso, a pontuação obtida é acumulativa, e é importante ressaltar que as inscrições devem ser renovadas em cada uma das etapas subsequentes.

Todas as vagas oferecidas pelo PSC são para a unidade sediada em Manaus. 

PSI

O PSI é um vestibular geral feito para quem já concluiu o ensino médio, mas as vagas oferecidas não são para os campi localizados em Manaus. Logo, há cursos oferecidos nas seguintes cidades:  Itacoatiara, Parintins, Coari, Benjamin Constant e Humaitá.

Como se inscrever para a Universidade Federal do Amazonas?

Agora que sabe como entra na UFAM, vamos te explicar como dar o primeiro passo. Para quem vai tentar pelo Sisu, é preciso ficar atento ao calendário estabelecido pelo Inep e nós te mantemos atualizado através do artigo abaixo:

Já o período de inscrição para o PSC costuma ser de agosto a setembro e para o PSI de maio a julho. E ambos os calendários ficam disponíveis no site da Comvest (Comissão Permanente de Concursos).

Mas assim que as datas forem atualizadas, nós as disponibilizaremos imediatamente para você. Fique de olho!

Há taxas e isenções para o vestibular da UFAM?

Sim, há! E elas dependem do processo do qual você vai participar. Para aqueles que tentaram uma vaga para o interior, por meio do PSI, a taxa é de R$65,00. Já para o PSC o valor é de R$95,00.

Vale ressaltar que alunos da rede pública de ensino têm direito a isenção de taxa. Este benefício é estendido aos alunos que concluíram o ensino médio na rede pública ou como bolsistas em instituições particulares, assim como àqueles cuja renda familiar não ultrapassa um salário mínimo e meio por pessoa.

A UFAM possui sistema de cotas?

A resposta é sim! Assim como as demais instituições de educação federal do país, a Universidade Federal do Amazonas também possui vagas reservadas para atender a Lei de Cotas criada pelo Governo Federal.

E isso vale para as três formas de como entrar na UFAM: Sisu, PSC e PSI. Ao todo, 50% dessas vagas são reservadas a estudantes que concluíram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Ainda há reserva para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas (PPI), candidatos de baixa renda (até 1,5 salário mínimo de renda mensal familiar por pessoa) e pessoas com deficiência. 

Como são as provas e quando são realizadas?

Entender o funcionamento da prova faz parte de como entrar na UFAM, afinal, você deve se preparar com antecedência e descobrir o que vai enfrentar. Não é complicado! Veja a seguir os detalhes dos processos.

Provas PSC 

Conforme observado sobre o processo de como entrar na UFAM, o PSC se desdobra em três etapas, cada uma correspondendo a um dos anos do ensino médio. As provas da primeira e segunda etapa (referentes ao primeiro e segundo ano) costumam ocorrer em dezembro, sempre aos domingos, com duração de 4 horas.

No caso da última etapa, o tempo de realização se estende para 5 horas. Em todas as fases, o horário de início é às 8h10, enquanto o encerramento ocorre às 12h10 para as etapas iniciais e às 13h10 para a etapa final.

Jé em relação a quantidade de questões e como são distribuídas, o padrão seguido durantes os últimos anos é o seguinte:

1ª e 2 ª etapas do PSC da UFAM

É composta por 54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Literatura.

3ª etapa etapa do PSC da UFAM

É composta por  54 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Matemática e uma redação.

Observação: as provas podem ser realizadas em Manaus, Parintins, Coari, Benjamin Constant, Humaitá e Itacoatiara. Entretanto, as vagas oferecidas são somente para cursar nos campi de Manaus.

Provas PSC

Assim como ocorre no Enem, as provas do Processo Seletivo do Interior são realizadas em dois dias, geralmente no mês de junho. Porém, são aplicadas em dias seguidos, em um domingo e uma segunda-feira.

A duração é de 5 horas no primeiro dia e 4 horas no segundo. A seguir veja mais detalhes sobre ambos os dias:

Primeiro dia: ocorre das 8h15 às 13h15, e é composta por 60 questões objetivas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira, 5 de Língua Estrangeira, 15 de Matemática e 15 de História e uma prova de redação.

Segundo dia: ocorre das 8h15 às 12h15, e é composta por 60 questões objetivas, sendo 15 de Geografia, 15 de Biologia, 15 de Física e 15 de Química.

E, como o próprio nome já diz, é um processo que oferece vagas apenas para cidades do interior e também são aplicadas somente nessas localidades. Os municípios são os seguintes:

  • Benjamin Constant;
  • Coari;
  • Humaitá;
  • Itacoatiara;
  • Parintins.

Você não precisa do Enem para entrar em uma boa universidade

Às vezes focamos tanto no plano A, que nem imaginamos que o sucesso está no plano B. 

Há muitas pessoas bem posicionadas no mercado de trabalho que não iniciaram seus estudos em universidades federais ou estaduais. Mas sabemos que fazer uma faculdade particular pesa no orçamento e nem sempre é uma possibilidade…

Por isso, o Beduka Bolsas trouxe  para você bolsas de estudos de até 65% nas mensalidades! 

A bolsa vale até o final do curso e não há nenhuma exigência para participar. Garanta já a sua, estudar agora está ao seu alcance.

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre como entrar na UFAM até aqui. Sucesso e bons estudos.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.