Os critérios para escolher onde fazer faculdade são bastante variados. Algumas pessoas optam por uma instituição com base na reputação, enquanto outras priorizam a localização. No entanto, a maioria leva em consideração uma combinação de fatores.
Se você está considerando Campinas, no interior de São Paulo, como a cidade onde vai passar os próximos 4 ou 5 anos, já deve saber que é um dos maiores municípios do estado, com várias instituições de ensino superior de renome. Mas você conhece as melhores opções?
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é amplamente reconhecida como uma das instituições mais prestigiadas do Brasil e da América Latina. Contudo, além da Unicamp, existem outras excelentes alternativas que também merecem a sua atenção. Fique tranquilo, vamos te ajudar a descobrir as melhores!
Como saber quais as melhores faculdades de Campinas?
Para elaborar a lista das melhores faculdades de Campinas, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.
Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:
- Pesquisa científica (42 pontos)
- Qualidade do ensino (32 pontos)
- Internacionalização (4 pontos)
- Mercado de trabalho (18 pontos)
- Inovação (4 pontos)
Melhores faculdades de Campinas
1° – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
2° – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
3° – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
4° – Universidade Paulista (UNIP)
5° – Universidade São Francisco (USF)
Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:
1ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Classificada em 2º lugar no ranking nacional, a Unicamp é um dos destinos favoritos dos estudantes de graduação e pós. É pública, reconhecida pelo ensino de qualidade e também pelo incentivo à pesquisa. Além disso, os estudantes recebem vários benefícios.
Os cursos da instituição estão entre os mais bem avaliados de todo o país, ocupando constantemente o 1º ou o 2º lugar dentro de sua modalidade.
Conheça alguns deles:
- Biologia (1º)
- Economia (1º)
- Computação (1º)
- Enfermagem (2º)
- Engenharia elétrica (2º)
Veja aqui quais são as melhores faculdades de Economia do Brasil.
2ª – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
Ocupando o 34º lugar do ranking nacional, temos uma das melhores instituições particulares do país. Sua posição se deve principalmente ao critério mercado de trabalho, o que indica que os alunos da Mackenzie se inserem no mercado com relativa tranquilidade.
Saiba quais são os cursos melhor avaliados da Mackenzie:
- Arquitetura e urbanismo (7º)
- Design e artes visuais (9º)
- Direito (10º)
- Comunicação (11º)
- Economia (13º)
Veja lista dos cursos em alta no mercado de trabalho.
3ª – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
A PUC é outra instituição privada que ocupa uma posição de relativo prestígio no ranking, sendo classificada em 66º lugar entre as 196 universidades brasileiras avaliadas. Assim como a Mackenzie, a nota se deve principalmente à pontuação em relação ao mercado de trabalho.
Conheça os melhores cursos da instituição:
- Arquitetura e urbanismo (15º)
- Turismo (15º)
- Filosofia (17º)
- Serviço social (21º)
- Propaganda e marketing (21º)
4ª – Universidade Paulista (UNIP)
Presente em 18 cidades brasileiras e em 4 estados do país, a UNIP também tem um campus em Campinas. A classificação geral da universidade no ranking é confortável (77º). Como é comum das instituições privadas nessa faixa de pontuação, o indicador mais forte é a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
Os cursos da UNIP mais pontuados são:
- Biomedicina (9º)
- Odontologia (16º)
- Turismo (16º)
- Medicina veterinária (17º)
- Relações internacionais (18º)
5ª – Universidade São Francisco (USF)
Em uma boa posição no levantamento do RUF (97º), a USF oferece cursos que receberam ótimas avaliações. A pontuação nos diversos critérios que comentamos mais acima é mediana.
Confira os melhores cursos da USF:
- Direito (37º)
- Engenharia de produção (45º)
- Engenharia mecânica (60º)
- Engenharia química (62º)
- Farmácia (66º)
Gostou de saber quais as melhores faculdades de Campinas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira.
E caso tenha pressa em entrar na faculdade, o Beduka Bolsas pode te ajudar!
Um abraço e bons estudos.
2 Comentários
Muito estranho essa lista, voces deveriam se basear em cada campus da cidade de Campinas, não na qualisificação que elas levam nos ranking nacionais, por exemplo a UNIP, se olhar o campus do Swift nem entra na lista, ensino, Administração ruins e etc. Fica bem abaixo de escolar como Unisal, Fatec e várias outras.
Olá, Lucas! Nosso critério foi o RUF – em sua versão mais atualizada -, conforme explica o artigo. Considerando-se apenas Campinas, as faculdades na ordem em que se encontram foram as que mais se destacaram em pesquisa científica, qualidade de ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. Os critérios são objetivos e observados ao longo do ano passado inteiro.