Faculdades

Conheça as 5 melhores universidades estaduais do Brasil

CONHEÇA-AS-5-MELHORES-UNIVERSIDADES-ESTADUAIS-DO-BRASILMelhores Universidades estaduais do Brasil

As universidades federais normalmente tem unidades espalhadas pelo interior dos estados, de modo que os estudantes de todas as regiões sejam atendidos. Veja o nosso ranking das melhores faculdades estaduais do país.

Escolher qual profissão seguir pode ser um enorme desafio para quem está ingressando no ensino superior agora. Mas decidir qual faculdade estudar também pode se tornar uma pedra no caminho, não é? Antes de finalmente escolher o local, é recomendável pesquisar sobre as instituições mais conceituadas, neste caso, a lista das melhores universidades estaduais do Brasil pode te ajudar.

Universidades estaduais x federais

Antes de citarmos as melhores universidades estaduais do Brasil, precisamos desmistificar as diferenças entre as instituições estaduais e federais. Claro que alguns estudantes já possuem essa noção de cada uma, mas outros ainda ficam em dúvida na hora de escolher o melhor local de estudo.

As universidades estaduais do Brasil, geralmente, aparecem em rankings como: Ministério da Educação (MEC) e o Ranking Universitário Folha 2018 (RUF). Isso porque as mesmas possuem diversas opções de estudo para os alunos, em especial para os cursos que exigem pesquisa de campo, por exemplo. Além de contar com laboratórios e estúdios equipados para que o aluno aplique o que aprende em aula.

O mesmo ocorre com as universidades federais, ainda que esse tipo de instituição apareça com mais frequência nas primeiras posições dos rankings universitários. Mas nada a se preocupar! As diferenças entre elas são:

  • As universidades federais são mantidas com recursos do Governo Federal e é possível encontrar mais de uma unidade em cada estado
  • A forma de ingresso para as universidades federais incluem, em sua maioria, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o ENEM (salvo os cursos de música e arquitetura e urbanismo, que aplicam provas específicas)
  • A estadual opta por, em sua maioria, vestibulares tradicionais (o que justifica a grande concorrência), salvo a Universidade do Estado do Pará (UEPA) que aceita o ENEM como forma de ingresso
  • As universidades estaduais costumam ter unidades espalhadas por diversas cidades, ampliando as oportunidades para quem vive no interior

Veja aqui dicas de livros para o vestibular da Unicamp

Mas afinal, quais são as melhores universidades estaduais do Brasil?

Para falarmos um pouco mais sobre as melhores universidades estaduais do Brasil, levamos em consideração o Ranking Universitário Folha (RUF), elaborado pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ele avalia cada instituição de ensino superior no país, além dos cursos, levando em consideração aspectos como: o ensino, campos de pesquisa, a presença de alunos e ex-alunos no mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Melhor universidade estadual do Brasil

Em 4º lugar no ranking nacional, a Unicamp fica no interior de São Paulo e oferece 69 cursos. Ela obteve 96,37 de nota na avaliação do RUF. Essa instituição foi fundada em 1966, e possui unidades em outras cidades além de Campinas, como Limeira e Piracicaba.

Dentro da Unicamp é possível encontrar diversas opções de cursos. Três deles aparecem inclusive em 1º lugar na avaliação, são eles: biologia, computação e economia.

Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 2ª melhor universidade estadual do Brasil

A Unesp é a segunda universidade estadual a aparecer no RUF, ela ocupa a 8° lugar no ranking nacional. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho obteve nota 92,01 no levantamento. A instituição possui mais de 20 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. A universidade foi fundada em 1976 e oferece 186 opções para quem deseja cursar o ensino superior.

Medicina veterinária, odontologia e farmácia surgem como os cursos mais bem posicionados se comparados aos outros 36 cursos avaliados pelo RUF.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – 3ª melhor universidade estadual do Brasil

Em 13° lugar encontramos a UERJ, com nota de 87,71. A universidade foi fundada em 1950 e inicialmente oferecia apenas os cursos de engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia civil. Hoje, a ela oferece mais de 80 opções, e conta com 34.806 alunos matriculados.

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – 4ª melhor universidade estadual do Brasil

A UEL fica localizada em Londrina, no interior do estado do Paraná, e surge 82,20 pontos, na 24º posição, sendo a terceira entre as melhores universidades estaduais do Brasil. A instituição foi fundada em 1970 com a junção de outras cinco: Faculdade Estadual de direito de Londrina, Faculdade Estadual de filosofia, letras de Londrina, Faculdade Estadual de odontologia de Londrina, Faculdade de medicina do Paraná e a Faculdade Estadual de ciências econômicas e contábeis de Londrina.

Uma das melhores universidades estaduais do Brasil, a UEL conta com 61 cursos de nível superior, e é exemplo nos setores de: moda (4º), biologia (11º), biomedicina (11º) e agronomia (12º).

Universidade Estadual de Maringá (UEM) – 5ª melhor universidade estadual do Brasil

Encerrando o ranking aparece a UEM. Ela é a 25º melhor do país, com 82,16 pontos conquistados. A universidade fica na cidade de Maringá, também no interior paranaense e foi fundada em 1969.

A Universidade Estadual de Maringá oferece atualmente 89 opções de curso superior e entre seus mais bem posicionados estão: moda (9º), agronomia (9º) e engenharia química (11º).

Veja aqui no Beduka quais são as melhores faculdades para o seu curso na sua cidade.

É importante destacar que o conceito de melhor é sempre relativo, pois, você deve levar em consideração vários quesitos e alguns deles são pessoais. Por exemplo, o que é melhor para mim, no meu sonho de estudar em uma das melhores universidades estaduais do Brasil, não necessariamente será o mesmo para quem quer fazer um curso em Salvador, Santa Catarina ou Goiânia.

Aproveite as dicas do Beduka

Aqui no nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte da última edição do Sisu.

Além de explicar quais são as cinco melhores universidades estaduais do Brasil, descubra também:

Sempre produzimos conteúdos para ajudar aos estudantes que estão se preparando para o mercado de trabalho e para processos seletivos, além do ENEM. Com isso, fizemos aqui no nosso blog diversos textos explicando:

Estamos preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de resumos das obras literárias mais exigidas para que você possa revisar e se preparar para os processos seletivos.

Você acabou de conferir uma lista com as melhores universidades estaduais do Brasil, aproveite para ver também o que é o Mito das Caverna, algumas explicações sobre a primeira Guerra Mundial, uma relação com as melhores faculdades de direito em Belo Horizonte e de economia em Curitiba.

Falamos sobre os livros do ENEM no nosso canal no Youtube. Confira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador