CursosFaculdades

Quais são as melhores faculdades de Moda do Brasil?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-MODA-DO-BRASILMelhores faculdades de Moda no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Design de Moda, ou simplesmente Moda, é a arte da aplicação do design e da estética ou a beleza natural de roupas e acessórios. Quer seguir essa carreira? Veja as melhores faculdades do Brasil.

Você consegue ver conceito onde a maioria das pessoas vê apenas roupas? Está antenado nas tendências do mundo fashion da atualidade? Descobrir quais são as melhores faculdades de Moda do Brasil para fazer a sua Graduação é algo muito importante para você que deseja seguir essa carreira.

Para ajudar a realizar o seu sonho, vamos te apresentar uma lista com as 10 melhores faculdades de Moda do Brasil, de acordo com o levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo.

Como saber quais as melhores faculdades de Moda do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Moda do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Moda do Brasil

1. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

2. Universidade Federal do Ceará (UFC)

3. Universidade de São Paulo (USP)

4. Faculdade Santa Marcelina (FASM)

5. Universidade Estadual de Londrina (UEL)

6. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

7. Faculdade Senai (SENAI-CETIQT)

8. Universidade Feevale (FEEVALE)

9. Centro Universitário SENAC (Senac SP)

10. Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas:

1ª – Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo. É uma das três melhores universidades privadas de São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campinas e São Bernardo do Campo.

O curso de Design de Moda da UAM tem ênfase em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção. Além disso, a Graduação estimula a evolução do repertório cultural do aluno, por entender a Moda como uma expressão rica e particular do Design.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa.

O curso de Design de Moda da UFC é estruturado em cinco unidades curriculares: Na unidade história e pesquisa de moda, o aluno estuda aspectos históricos da moda. Em tecnologia têxtil e de confecção são vistas disciplinas de Modelagem Tridimensional e Ergonomia de Produto. Outra unidade curricular é a de linguagem visual.

Já na unidade de negócio de moda o aluno estuda disciplinas relacionadas à criação de negócios próprios. E na unidade de gestão de projeto tem as disciplinas Processos Criativos, Produção de Moda e envolve também a produção do trabalho de conclusão de curso.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo

O curso de Têxtil e Moda da USP está organizado para que o aluno tenha compreensão das três grandes áreas do setor: tecnologia (de material e de produção), gestão, design e moda. Assim, o profissional terá uma visão completa do setor Têxtil e de Moda, tanto em termos práticos quanto teóricos, conhecendo desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções.

O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Faculdade Santa Marcelina (FASM)

Fundada em 1981, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de São Paulo. Além disso, possui um campus na cidade de Muriaé. A faculdade oferece 12 cursos de graduação.

Com mais de 25 anos de tradição, o curso de Moda da FASM é reconhecido pelo pioneirismo, tradição e formação de profissionais criativos e empreendedores. Os alunos formados pela Faculdade Santa Marcelina levam para o mercado ideias com linguagem inovadora, conquistando resultados significativos que são reconhecidos pelas empresas, mídia e pelas associações de classe do setor.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Londrina, há cerca de 390 km de Curitiba. A faculdade é famosa por sua qualidade de ensino, sendo uma das maiores e principais universidades estaduais do Brasil.

O curso de Design de Moda da UEL tem como objetivo formar profissionais integrados à realidade contemporânea, capazes de projetar objetos e/ou sistemas de objetos de uso por meio do enfoque interdisciplinar, considerando as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Design de Moda da UFMG tem como objetivo formar profissionais para atuação em várias áreas de criação e desenvolvimento, como as de gestão de produtos e gerenciamento de confecção, design têxtil e consultoria de moda.  O curso agrega conteúdos de artes visuais, de artes aplicadas e da área de moda, em suas múltiplas manifestações.

O ingresso ocorre através da nota do Enem e do vestibular de Habilidades Específicas da faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Senai (SENAI-CETIQT)

Fundada em 1949, é uma escola profissional e um centro de desenvolvimento profissional para a indústria têxtil localizada no Rio de Janeiro. A instituição oferece à indústria e ao mercado um leque de serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores.

O curso de Design de Moda da faculdade forma profissionais para atuar na cadeia têxtil e do vestuário, nos requisitos de criação, projeto, desenvolvimento e gestão de produtos, além da comunicação de moda. Com uma fábrica-piloto completa, a faculdade SENAI CETIQT é a única instituição de ensino do país onde o aluno aprende na prática todo o desenvolvimento do processo têxtil, indo da fibra à passarela.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Feevale (FEEVALE)

Fundada em 1969, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, possui campus nas cidades de Campo Bom e Porto Alegre.

O curso de Moda da Universidade Feevale tem como objetivo transformar ideias em projetos criativos para produtos e serviços em moda. Para isso, realizam atividades de cunho inovador e sustentável, articulado com a pesquisa e a extensão, oportunizando o encontro entre mercado e academia.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Centro Universitário SENAC (Senac SP)

Fundada em 1989, é uma instituição de ensino superior privada sediada em São Paulo. Além disso, possui campus nas cidades de Campos do Jordão e em Águas de São Pedro. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão universitária, cursos técnicos, cursos livres e educação a distância.

No curso de Design de Moda do Senac, o aluno conta com uma infraestrutura que surpreende profissionais da área, sob a orientação de professores renomados. Também tem acesso constante a personalidades do mercado, além de visitas técnicas a empresas de moda, eventos e desenvolve projetos pessoais e sociais, ingressando no mercado já com um portfólio sólido.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Blumenau, a cerca de 150 km de Florianópolis. Constitui-se em uma das universidades da região do Vale do Itajaí.

A matriz curricular do curso de Moda da FURB compreende disciplinas artísticas, de tecnologia e de gestão, capacitando o estudante para atuar e desenvolver diferentes atividades profissionais do segmento da moda.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Mercado de trabalho para o profissional da moda

Não é apenas de grandes desfiles que vive este setor, pois a moda em si já é o maior evento. Afinal de contas, as pessoas precisam se vestir e elas querem conforto, qualidade, beleza e inovação, desafios constantes para o profissional da área.

Vale destacar também que essa indústria é um importante segmento da economia brasileira, principalmente no que se refere aos produtos têxteis. O setor da moda emprega milhares de profissionais em todo o país.

Se você está procurando saber quais são as melhores faculdades de moda do Brasil, saiba que é um mercado em franca expansão e que vem absorvendo os profissionais da área todos os anos.

Como a maioria das profissões, quase todas as habilidades necessárias pelo profissional para atuar no setor podem ser aprendidas. O acadêmico precisa apenas de uma boa dose de criatividade e de sensibilidade, além de muita vontade de brilhar.

Será que você combina com a área de moda? Veja aqui o nosso texto que ajuda a descobrir a sua vocação.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Moda do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários