Faculdades

Melhores faculdades de Arquitetura na Bahia

MELHORES-FACULDADES-DE-ARQUITETURA-NA-BAHIAMelhores faculdades de Arquitetura na Bahia

Saiba, através do nosso ranking, quais as melhores faculdades de Arquitetura e Urbanismo na Bahia e faça a melhor escolha na hora de ingressar em uma instituição de ensino.

Se você mora ou pretende se mudar para estudar em algum estado da região Nordeste, então esse artigo é pra você! Nele, preparamos um ranking das melhores faculdades de Arquitetura na Bahia. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Arquitetura na Bahia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Arquitetura na Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Arquitetura na Bahia

1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

2. Universidade Salvador (UNIFACS)

3. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

4. Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

5. Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF)

6. Centro Universitário Ages (UniAGES)

7. Faculdade Regional de Alagoinhas (FARAL)

8. Faculdade Ruy Barbosa (FRBA)

9. Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

10. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública, considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

São oferecidas anualmente cerca de 165 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo, horário noturno e diurno. O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Salvador (UNIFACS)

Fundada em 1997, é uma instituição de ensino superior privada. Atualmente oferece cursos de graduação, extensão, curta duração, a distância e pós-graduação. No interior do estado possuem campi na cidade de Feira de Santana, um para a área da saúde e Direito, e o outro denominado escola de negócios, além de polos EAD por todo Brasil.

O curso de Arquitetura da UNIFACS oferece ao aluno a vantagem de unir teoria e prática através das atividades de extensão desenvolvidas no Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Nepaur) e no Escritório Público de Arquitetura e Engenharia, que foi um dos primeiros no Brasil.

O curso de Arquitetura é oferecido em Salvador e na Feira de Santana. O ingresso ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni.

3ª – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fundada em 1983, é a maior instituição pública de ensino superior multicampi do estado da Bahia. Possui 29 campus, sendo que os principais estão sediados nos bairros do Cabula e do Imbuí na cidade de Salvador.

O curso de Urbanismo apresenta concepção multidisciplinar e tem como objetivo instruir o estudante para que tenha tenha sólida formação humanística com visão crítica da realidade que o cerca, respeitando os Direitos Humanos, o bem estar e a dignidade da pessoa humana.

O ingresso pode ser feito através do vestibular próprio ou do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

Fundado em 1999, é uma instituição de ensino superior privada que possui mais de 30 cursos de graduação, nas modalidades presencial e EAD. A faculdade possui 3 campus na cidade de Salvador. 

O profissional de Arquitetura e Urbanismo graduado pela UNIJORGE tem uma formação ampla e consistente, com projeto pedagógico inovador, focado na sustentabilidade, tecnologia e ecodesign.

O ingresso ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Feira de Santana. A faculdade oferece cerca de 23 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD. 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEF teve início em 2015 e atualmente possui conceito 4 na escala de 1 a 5 do MEC. Durante a graduação, o estudante se prepara para o domínio da área com o auxílio de um corpo docente capacitado, além de espaços próprios para as práticas do curso.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Centro Universitário Ages (UniAGES)

Fundado em 2016, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Paripiranga, a cerca de 356 km de Salvador e a 110 km de Aracaju, capital de Sergipe. A faculdade oferece cerca de 24 cursos de graduação. 

O profissional de Arquitetura e Urbanismo formado pelo Centro Universitário AGES será proativo, crítico, criativo, comprometido com o equilíbrio do meio ambiente, com a transformação social e desenvolvimento das regiões nordeste da Bahia e centro-sul de Sergipe.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Regional de Alagoinhas (FARAL)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Alagoinhas, a cerca de 125 km de Salvador. A instituição conta com 21 cursos nas modalidades bacharelado e licenciatura.

São disponibilizadas 150 vagas anuais para o curso de Arquitetura e Urbanismo da FARAL. O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade Ruy Barbosa (FRBA)

Fundada em 2009, a FRBA é uma instituição de ensino superior privada que faz parte de um dos maiores grupos educacionais do mundo, a Adtalem Global Education, com qualidade internacional e experiência em transformar realidades por meio da educação no mundo inteiro.

No curso de Arquitetura dessa faculdade o aluno terá uma formação que une ciências humanas, artes, engenharia e cálculo, com aulas tanto de resistência de materiais e técnicas de representação em arquitetura, quanto de história da arquitetura e concepções dos espaços urbanos. O curso proporciona experiências reais em projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, arquitetura de interiores e acompanhamento de obras.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Fundada em 1961, é uma unidade de ensino superior privada. Apesar de sua importância histórica, ela ainda não recebeu o selo pontifício de Roma, por isso ela é uma das poucas universidades do gênero que não é Pontifícia.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSAL objetiva a formação de um profissional com capacidade para responder às necessidades da sociedade brasileira atual no que tange à produção da edificação ou do espaço urbano, apoiado numa visão crítica da realidade e consciente da importância do engajamento da Arquitetura e do Urbanismo.

O ingresso no curso de Arquitetura ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Fundado em 2008, é uma instituição de ensino pública localizada em Salvador. Tem característica marcante e singular no estado da Bahia por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do IFBA formar um profissional capaz de pensar, organizar e dirigir o conjunto de atividades relativas à Arquitetura e ao Urbanismo, incluindo a capacidade de elaborar projetos em distintas escalas, absorver novas tecnologias e visualizar novas aplicações e analisar problemáticas e buscar por soluções adequadas .

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Arquitetura na Bahia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador