Faculdades

Melhores faculdades de Direito em Pernambuco

MELHORES-FACULDADES-DE-DIREITO-EM-PERNAMBUCOMelhores faculdades de Direito em Pernambuco
Sala do Saber - melhor cursinho online

Leia nosso artigo e confira o ranking das melhores faculdades de Direito em Pernambuco. Dessa forma, você conseguirá escolher a melhor instituição de ensino!

Se você mora ou pretende se mudar para estudar em algum estado da região Nordeste, então esse artigo é pra você! Nele, preparamos um ranking das melhores faculdades de Direito em Pernambuco. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Direito em Pernambuco?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Direito em Pernambuco, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Direito em Pernambuco

1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

2. Universidade de Pernambuco (UPE)

3. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

4. Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

5. Faculdade Boa Viagem (FBV)

6. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

7. Faculdade Damas da Instrução Cristã (FADIC)

8. Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR)

9. Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

10. Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Recife. Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira, bem como a 13ª melhor universidade do país.

O curso de Direito da UFPE envolve, além do domínio dos conhecimentos técnicos, a capacidade de reflexão e crítica dos conteúdos com independência de pensamento, a efetiva participação na sociedade para a construção do mote fundamental da justiça, diminuição das desigualdades e o respeito aos valores dos direitos humanos.

A faculdade oferece 250 vagas anualmente para o curso e o ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade de Pernambuco (UPE)

Fundada em 1966, é uma universidade pública estadual que possui campus nas cidades de Recife, Arcoverde, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

O curso de Direito da UPE é oferecido nas cidades de Arcoverde e de Recife e busca a construção de uma formação acadêmico-profissional fundamentada na teoria e prática, com abordagem interdisciplinar, e uma visão crítica do futuro profissional do Direito.

3ª – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Fundada em 1951, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Recife. A instituição oferece, atualmente, 36 cursos de graduação, sendo o curso de Direito o com mais alunos matriculados.

A proposta do curso de Direito da faculdade é oferecer as condições de incentivo da capacidade criativa das reflexões críticas e analíticas que permitam a cada aluno tomar decisões conscientes para a solução dos problemas que terá de enfrentar.

Além das disciplinas da matriz curricular, o curso promove diversas atividades complementares, que são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independente, de forma a promover o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA)

Fundada em 1959, a instituição privada localizada em Caruaru que atua como complexo educacional, compreendendo quatro campi universitários e sete anexos. A instituição oferece 23 cursos de graduação, 30 especializações e mais de 40 projetos de Extensão e de Pesquisa universitárias.

O curso de Direito da faculdade tem diversos convênios com diversas instituições, entre as quais o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Defensorias Públicas, entre outras, possibilitando a realização de atividades de extensão e estágio dentro e fora da instituição.

O ingresso é feito através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Faculdade Boa Viagem (FBV)

Fundada em 1999, é uma instituição de ensino superior privada que faz parte de um dos maiores grupos educacionais do mundo, a Adtalem Global Education. Possui qualidade internacional e experiência em transformar realidades por meio da educação no mundo inteiro.

O curso de Direito da FBV garante ao aluno viver experiências que ampliam seu mundo, tornando-o apto a exercer sua profissão com total competência e destaque. O aluno aprende na prática, com qualidade acadêmica de padrão internacional, apoio profissional e oportunidade de intercâmbio para mais de 50 faculdades.

O ingresso na faculdade ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Fundada em 1978, é uma instituição de ensino pública sediada em Petrolina, a cerca de 705 km de Recife. A faculdade oferece cerca de 8 cursos de graduação.

O curso de Direito da FACAPE oferece formação cientifica e técnico-profissional, capacitando os alunos para compreender e enfrentar os desafios da vida profissional e social. Além disso, tem como objetivo propiciar uma formação acadêmica que atenda às complexidades dos problemas jurídicos nacionais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria instituição. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Faculdade Damas da Instrução Cristã (FADIC)

Fundada em 2006, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Recife. A faculdade oferece 4 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e mestrado.

O curso de Direito da faculdade é referência no ensino jurídico em Pernambuco. A equipe de professores é formada por nomes de referência nas carreiras de magistratura, ministério público, defensoria pública, dentre outros. Além disso curso recebeu conceito máximo do MEC em todas as avaliações e é um dos raros cursos de Direito no País recomendado duas vezes pela Conselho Federal da OAB.

O ingresso na faculdade ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR)

Fundada em 2015, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Recife. A faculdade possui conceito 4 no Ministério da Educação e oferece 13 cursos de graduação.

O curso de Direito da FICR prepara profissionais competentes, éticos e humanistas, com uma formação multidisciplinar, de tal forma que, ao atingir o bacharelado, o aluno estará apto a exercer a advocacia, trabalhar em empresas e em órgãos governamentais, atuar na área de consultoria ou ainda entrar para a carreira jurídica.

O ingresso na faculdade ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Fundada em 2003, é uma instituição de ensino superior privada que possui mais de 50 opções de curso de graduação, cursos preparatórios, pós-graduação e técnicos. A faculdade possui campus em mais de 25 cidades. 

O curso de Direito da faculdade visa atribuir ao estudante uma formação humanística aliada a competências teóricas e práticas que são indispensáveis à compreensão dos fenômenos jurídicos e distintos sistemas de justiça.

O ingresso na faculdade ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Olinda, a cerca de 16 km de Recife. A faculdade oferece 12 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação.

O curso de Direito da faculdade se destaca por conquistar a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade do Ensino Superior, por duas vezes consecutivas. O resultado das avaliações comprova oficialmente que o curso atende plenamente aos critérios de formação de profissionais para os campos do conhecimento.

O ingresso na faculdade ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Direito em Pernambuco? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.