Faculdades

Melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-VETERINÁRIA-EM-MINAS-GERAISMelhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Beduka preparou um ranking completo das melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais. Além disso, você pode conferir mais informações sobre cada uma das instituições citadas.

Você sabia que Minas Gerais é o estado com o maior número de faculdades federais do Brasil? Se você mora ou pretende se mudar para estudar nesse estado, então esse artigo é para você! Nele, você verá um ranking com as melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

3. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

4. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

6. Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

7. Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

8. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

9. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

10. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF SUL DE MINAS)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Belo Horizonte. É a maior universidade do estado, possuindo campi nas cidades de Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Medicina Veterinária da UFMG é voltado para a formação de profissionais que irão trabalhar com animais de pequeno e grande porte, com foco em áreas como clínica, reprodução, cirurgia, produção, sanidade e defesa animal, controle de zoonoses e inspeção de produtos de origem animal.

O ingresso na faculdade ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino superior pública com sede em Viçosa, há cerca de 225 km de Belo Horizonte. A faculdade também possui campus nas cidades de Florestal e Rio Paranaíba. Inicialmente, a instituição se destacou nas Ciências Agrárias, com os cursos de Agricultura e de Veterinária. 

O curso de Medicina Veterinária da UFV foi consolidado como um dos cursos com melhor avaliação no país, no ano de 2014. O ingresso na faculdade é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Fundada em 1908, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Lavras, há cerca de 245 km de Belo Horizonte. De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui um dos melhores índices de qualidade do Brasil entre as universidade públicas e privadas pesquisadas.

O curso de Medicina Veterinária da UFLA visa à formação e à capacitação profissional de médicos veterinários para o exercício amplo de suas atribuições profissionais, conferindo conhecimento teórico e habilidades na clínica e cirurgia de animais em todas as suas modalidades.

A faculdade oferece cerca de 100 vagas anuais para o curso e o ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Uberlândia, há cerca 540 km de Belo Horizonte. Também possui campus nas cidades de  Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

No curso de Medicina Veterinária da UFU, além das atividades curriculares normais, os acadêmicos têm oportunidade de desenvolver trabalhos de monitoria, estágios em laboratórios, no Hospital Veterinário, nas Fazendas Experimentais e em instituições públicas e privadas.

A Faculdade de Medicina Veterinária possui 2 propriedades rurais com um laticínio, um rebanho leiteiro com média diária de 25 litros de leite por vaca, fábrica de ração, suinocultura, piscicultura, caprinocultura, equinocultura, ovinocultura e granjas de aves.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada situada em Belo Horizonte. A PUC Minas é atualmente tida como uma das melhores universidades privadas do Brasil, muitas vezes sendo escolhida como a melhor.

O curso de Medicina Veterinária da faculdade busca formar um profissional generalista, crítico e capaz de atuar na promoção da saúde e na produção animal, em benefício da sociedade. A formação humanista do aluno se integra aos conhecimentos nas áreas de clínica e cirurgia, saúde pública, saneamento e sustentabilidade ambiental, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal e a produção animal.

O curso é oferecido nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Poços de Caldas. O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni.

6ª – Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS)

Fundada em 1972, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Alfenas. Além disso, possui campi nas cidades de Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.

O curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS permite ao estudante uma formação generalista, baseada na ética e na bioética. O futuro profissional estará apto a trabalhar na preservação, restauração, prevenção, promoção da saúde e criação de animais domésticos e silvestres. Além disso, a faculdade conta com um hospital universitário que atende a centenas de animais por mês.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)

Fundada em 1963, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Barbacena, há cerca de 175 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Juiz de Fora. A instituição é mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos.

O curso de Medicina Veterinária da UNIPAC tem como objetivo formar um profissional apto a se envolver com as atividades médico veterinárias para resolver questões da área voltadas para aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos.

O ingresso é feito por meio do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Fundado em 2008, é uma instituição de ensino pública que oferta cursos técnicos, superiores e de formação em várias áreas, níveis e modalidades nas regiões Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

O curso de Medicina Veterinária da instituição tem a responsabilidade de formar profissionais e cidadãos, científica e tecnicamente capacitados para solucionar problemas nas áreas de sua competência: Produção animal, sanidade animal e de produtos de sua origem, proteção ambiental, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, saúde pública, planejamento, administração e extensão rural.

O ingresso é feito por meio do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

9ª – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Juiz de Fora. A UFJF reúne na atualidade 16 unidades acadêmicas, agregando 36 cursos de graduação, 29 cursos de mestrados acadêmicos, três mestrados do tipo profissional e 17 cursos de doutorado, com quase 19.000 alunos matriculados.

O curso de Medicina Veterinária da UFJF dedica-se ao estudo, prevenção e tratamento de doenças em animais, bem como à análise e elaboração de políticas públicas, produtos e pesquisas na área de zoonoses.

O ingresso ocorre por meio do Sisu e do Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto) – em que o aluno faz uma prova ao fim de cada ano do ensino médio e as notas são somadas, dentro de uma média com pesos diferentes em cada um dos módulos. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF SUL DE MINAS)

Fundada em 2008, é uma instituição pública que oferece educação básica, profissional e superior, de forma pluricurricular, sediada em Pouso Alegre. Além disso, possui campus nas cidades de Carmos de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Três Corações.

O curso de Medicina Veterinária da instituição tem como objetivo a formação de profissionais habilitados para o exercício crítico e competente da profissão, bem como das atividades de pesquisa e extensão nas diferentes áreas de conhecimento da Medicina Veterinária e áreas correlatas.

O curso é oferecido na cidade de Muzambinho, há cerca de 425 km de Belo Horizonte. O ingresso é feito pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária em Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.