Faculdades

Melhores faculdades de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro

MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-VETERINÁRIA-NO-RIO-DE-JANEIROMedicina Veterinária no Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

O médico veterinário é o profissional responsável pela saúde e pelo bem-estar dos animais. Deseja seguir essa carreira? Confira nosso ranking com as melhores faculdades para esse curso no Rio de Janeiro.

Se você é apaixonado por animais e quer que sua profissão seja ligada à eles, esse artigo é para você. Preparamos um ranking com as melhores faculdades de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro

1. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

2. Universidade Federal Fluminense (UFF)

3. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

4. Universidade Castelo Branco (UCB)

5. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

6. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

7. Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

8. Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

9. Universidade de Vassouras

10. Universidade Iguaçu (UNIG)

Confira mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Fundada em 1943, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Seropédica, há cerca de 75 km do Rio de Janeiro. A sede da instituição possui o maior campus da América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes.

O curso de Medicina Veterinária da UFRRJ é o mais antigo e tradicional do Brasil e ao mesmo tempo busca se atualizar constantemente, tanto em relação à estrutura pedagógica, quanto em relação à sua infraestrutura. 

O ingresso ocorre através do Sisu, contudo, Você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

2ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Niterói, há cerca de 19 km do Rio de Janeiro. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 17º lugar no ranking das melhores universidades do país segundo o Center for World University Rankings (CWUR).

O curso de Medicina Veterinária da UFF tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Patologia Animal, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Reprodução Animal, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Produção Animal (Zootecnia).

O ingresso ocorre através do Sisu. Você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

3ª – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade do Rio de Janeiro. A faculdade está presente em 20 estados e no Distrito Federal e oferece cursos nas modalidades presencial e EAD.

No curso de Medicina Veterinária da UNESA, o aprendizado acontece por meio de aulas em laboratórios e atendimentos na policlínica unidade formada por consultórios, centros cirúrgicos e laboratórios para diagnóstico por imagem. Há também uma Clínica de Recuperação da Fauna onde acontecem estágios.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Castelo Branco (UCB)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade do Rio de Janeiro. A faculdade oferece cursos de graduação tradicional nas áreas da saúde, humanas, exatas e formação de professores, graduação tecnológica, graduação EAD, etc.

O curso de Medicina Veterinária da UCB, em parceria com a Sociedade Nacional de Agricultura, é oferecido na Fazendinha da Penha, uma área de proteção ambiental com mais de 144 mil m² de área verde. O local conta com laboratórios multidisciplinares, com a Clínica Escola e com a Fazenda Escola.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

5ª – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Fundada em 1993, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Campos dos Goytacazes, há cerca de 277 km do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus na cidade de Macaé. É a primeira universidade brasileira a possuir 100% de professores doutores.

O curso de Medicina Veterinária da UENF conta com cerca de 40 vagas anuais e é oferecido no turno diurno. O ingresso ocorre através do Sisu, mas Você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

6ª – Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Duque de Caxias, há cerca de 25 km do Rio de Janeiro. Além disso, possui campus no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. 

O curso de Medicina Veterinária da UNIGRANRIO oferece uma formação abrangente e prepara o aluno para ingressar em um mercado de crescimento constante, prezando pelo desenvolvimento de um perfil humanista e ético.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

7ª – Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

Fundada em 1985, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Valença, há cerca de 160 km do Rio de Janeiro. A faculdade oferece 11 cursos de graduação presencial e 4 EAD.

O curso de Medicina Veterinária da faculdade possui modelo pedagógico construído de forma coletiva, com a participação ativa de docentes, discentes e apoio administrativo, e é resultado de toda a trajetória percorrida desde a sua homologação. 

Da mesma forma, a estrutura pedagógica em curso propõe a superação da lógica de segmentação do curso em ciclo básico e ciclo profissional, através da inserção precoce na prática, das Tarefas Integradoras e dos docentes altamente qualificados.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

8ª – Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Teresópolis, há cerca de 100 km da cidade do Rio de Janeiro. A faculdade oferece 19 cursos de graduação presencial. 

O curso de Medicina Veterinária faz parte do compromisso do UNIFESO com o desenvolvimento sustentável da Região Serrana, garantindo a formação de profissionais para atender em especial, mas não exclusivamente, as peculiaridades da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

9ª – Universidade de Vassouras

Fundada em 1967, é uma universidade privada localizada na cidade de Vassouras, na região sul do estado do Rio de Janeiro. A universidade exerce grande influência no cenário da região sul fluminense. Todas as instalações da universidade se localizam em um raio de três quilômetros entre si, o que objetifica facilitar a locomoção dos estudantes pelos prédios.

O curso de Medicina Veterinária da faculdade oferece formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, fazendo com que o profissional esteja apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, que estão inseridos no âmbito público e privado.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

10ª – Universidade Iguaçu (UNIG)

Fundada em 1993, é uma universidade privada que tem sede em Nova Iguaçu. Foi a instituição que ofereceu a primeira unidade de ensino superior à Baixada Fluminense

O curso de Medicina Veterinária da UNIG foi concebido para formar um profissional generalista, mas com enfoque maior na clínica e cirurgia dos animais de companhia, em todas as suas especialidades. Como também na saúde pública, contribuindo com a qualidade de vida de toda a população da região em que a faculdade está inserida.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, mas você pode obter bolsas de estudos na nossa plataforma e começar a estudar.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.