Faculdades

Melhores Faculdades do Rio Grande do Norte

Melhores Faculdades do Rio Grande do NorteMelhores Faculdades do Rio Grande do Norte

Confira o ranking preparado pelo Beduka com as melhores faculdades públicas e privadas do Rio Grande do Norte! Além disso, disponibilizamos mais detalhes sobre cada uma das instituições citadas.

Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para vai te ajudar! Nele, vamos te contar quais as melhores faculdades do Rio Grande do Norte. Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades do Rio Grande do Norte?

Para saber quais as melhores faculdades do Rio Grande do Norte, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Você já sabe qual curso vai fazer na universidade?

Muitos fatores contribuem para a tomada de decisão. Seja por influência de pais, amigos ou familiares, vocação ou mesmo por inspiração de uma terceira pessoa. Independente do seu caso, é importante obter mais informações sobre a área escolhida para saber qual a faculdade em que você irá estudar.

Por exemplo, você sabe o que faz um pediatra ou um engenheiro de produção? São atividades bem diferentes e que contam com boas faculdades espalhadas de Norte a Sul do Brasil.

Para te ajudar, confira o Raio-x do Beduka! O Raio-x do Beduka não é um simples teste vocacional. Ele é um teste de personalidade que mostra quais as profissões combinam com o seu perfil. 

Ranking das Melhores Faculdades do Rio Grande do Norte

Ranking das Melhores Faculdades do Rio Grande do Norte
  1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  2. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  3. Universidade Potiguar (UnP)
  4. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma instituição de ensino superior pública, que possui a sede na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A universidade foi instaurada em 25 de junho de 1958, sendo um dos principais centros universitários do estado, constituído por outros cinco campi, em Natal, Macaíba, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos.

A UFRN ofertas até dos cursos de graduação, programas de pós-graduação, projetos de pesquisa e extensão. Há disponível cursos presenciais e à distância, educação infantil, ensino técnico e a instituição possui três hospitais universitários. 

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é uma instituição de ensino superior pública, que tem sua sede em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. Há outros campi espalhados pelos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. A UFERSA oferta cerca de 40 cursos de graduação e 16 de pós-graduação. Foi inaugurada em 22 de dezembro de 1967.

Universidade Potiguar (UnP)

A Universidade Potiguar (UnP) é uma instituição de ensino superior privada, que tem sua sede localizada na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A instituição foi fundada em 20 de março de 1981, e possui atualmente cerca de 70 cursos na graduação e 40 na pós-graduação, além de ter núcleos de pesquisa e extensão. A UnP é formada por mais de 40 mil alunos, sendo eles presenciais e à distância.

A UnP se destaca internacionalmente e nacionalmente principalmente pelos cursos de excelência da Escola da Saúde, sendo o curso de Medicina premiado como o 10° melhor do país, entre as universidades privadas brasileiras. A instituição, além de ter sede em Natal, possui campi em Mossoró e polos de estudo à distância nos estados do Amapá, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Roraima e Rondônia.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma instituição de ensino superior pública, que teve a sua fundação em 1968, com sede na cidade de Mossoró. Ela é considerada a segunda maior universidade estadual da região do nordeste, ela possui campi em outras 17 cidades do Rio Grande do Norte, sendo 7 campi, juntamente com o Campus Central, em Mossoró e outros 11 núcleos, localizados em Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal, Caicó e o campus de Apodi.

A UERN atualmente oferta 32 cursos de graduação, com cerca de 12 mil estudantes matriculados e por ano 2500 alunos são admitidos. Vários cursos são ofertados de graduação, pós-graduação e mestrado, entre eles Física, Ciência da Computação, Letras, Ciências Naturais, Educação, Ciências Sociais e Humanas, Saúde e Sociedade, Ensino, Serviço Social e Direitos Sociais, Bioquímica e Biologia Molecular, Profissional em Letras, Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semi-árido.

Gostou de saber quais as melhores universidades do Rio Grande do Norte? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador