Faculdades

Lista das melhores Universidades de Minas Gerais

LISTA-DAS-MELHORES-UNIVERSIDADES-DE-MINAS-GERAISMelhores universidades de Minas Gerais
Sala do Saber - melhor cursinho online

Minas Gerais possui o maior número de universidades federais do Brasil. Além de possuir muitas instituições privadas que são referência em todo o país. Confira o nosso ranking das melhores universidades desse estado!

Mora ou pretende se mudar para Belo Horizonte, Uberlândia, Três Corações ou qualquer outra cidade mineira para estudar? Com uma diversidade de opções, seja por instituições públicas ou privadas, apresentamos uma relação das melhores universidades de Minas Gerais para você avaliar e fazer a sua escolha

Na hora de escolher uma boa faculdade, as instituições mineiras devem receber destaque. Além de possuir tradição em ensino, as melhores universidades de Minas Gerais ministram os mais diversos cursos de graduação e pós com excelência, sendo reconhecidos em todo o Brasil por sua diversidade e recebe ótimas notas do Ministério da Educação (MEC).

Se você está pesquisando pelas melhores universidades de Minas Gerais, mas está perdido sem saber quais indicadores analisar, fique calmo. Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Como saber quais as melhores faculdades em Minas Gerais?

Para saber quais as melhores faculdades em Brasília, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores Universidades de Minas Gerais

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

3. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

4. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

5. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

6. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

7. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

8. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

9. Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

10. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Veja abaixo alguns detalhes sobre as melhores universidades de Minas Gerais:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais

A UFMG é a melhor instituição mineira e possui 75 cursos de graduação. A universidade é uma das mais tradicionais do país e existe desde 1927, com campus em Belo Horizonte, em Tiradentes e em Montes Claros.

A instituição tem se destacado como uma das mais importantes universidades no Brasil, particularmente com crescente presença internacional como apontado pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU). Segundo o ARWU, a UFMG está classificada entre as cinco melhores universidades no Brasil e no mundo.

2ª – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Fundada em 1922, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Viçosa, a cerca de 200 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus em Rio Paranaíba e Florestal. A UFV é reconhecida pelo MEC como a 6ª melhor universidade do Brasil baseando-se na prova do ENADE de 2014.

Em dezembro de 2017 o curso de Medicina da UFV obteve a melhor avaliação entre os oferecidos e o único do Brasil avaliado com conceito máximo pelo INEP. Além disso, no Índice Geral dos Cursos da Instituição (IGC) feita pelo Ministério da Educação em 2009 a instituição foi eleita a 2ª melhor do Brasil e a 1ª de Minas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3ª – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Fundada em 1957, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Uberlândia, a cerca de 535 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

A faculdade oferece 67 cursos de graduação da modalidade Bacharelado e 26 cursos na modalidade Licenciatura. Os cursos de graduação da UFU são muito bem avaliados pelos órgãos oficiais do Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil. 

4ª – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Juiz de Fora, a aproximadamente 270 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus em Governador Valadares.

A UFJF reúne na atualidade 16 unidades acadêmicas, agregando 36 cursos de graduação, 29 cursos de mestrados acadêmicos, três mestrados do tipo profissional e 17 cursos de doutorado, com quase 19.000 alunos matriculados. Em 2010, foram disponibilizadas 338 bolsas de mestrado e doutorado. Foram aprovadas 286 publicações em 2009, entre dissertações e teses, com mais de 800 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

5ª – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Fundada em 1908, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Lavras, a aproximadamente 230 km de Belo Horizonte. A UFLA oferece 37 cursos de graduação nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, oferece cursos presenciais e à distância.

De acordo com o Índices Gerais de Cursos das Instituições (IGC) divulgado pelo MEC, a UFLA possui um dos melhores índices de qualidade do Brasil entre as universidade públicas e privadas pesquisadas. A universidade já havia se destacado em 2008 e 2009 como a 4º do Brasil e 2º de Minas.

6ª – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Fundada em 1969, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Ouro Preto, a cerca de 105 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Mariana e João Monlevade.

A instituição foi criada a partir da  junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores. 

Atualmente, a instituição oferece 43 cursos de graduação nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, há cursos presenciais e à distância. Um curso da faculdade que merece destaque é o de Farmácia, pois é o mais antigo da América Latina, sendo também um dos mais conceituados do país.

7ª – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior sediada em Uberaba, a cerca de 475 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus na cidade de Iturama. A instituição possuía nome de FMTM (Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro) e em 2005 foi transformada em universidade por um decreto federal.

8ª – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Fundada em 1958, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Arcos, Betim, Contagem, Guanhães, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

Considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas é a única a instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking da Times Higher Education que lista as melhores faculdades do mundo.

A faculdade abriga mais de 73 mil alunos em seus cursos de graduação e pós graduação. Seu corpo docente permanente conta com aproximadamente 1,7 mil professores e 2,9 mil funcionários.

9ª – Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)

Fundada em 1953, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São João Del Rei, a cerca de 190 km de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas.

10ª – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Fundada em 1913 com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Itajubá, a cerca de 405 km de Belo Horizonte, e com campus em Itabira. Em 2002, tornou-se Universidade Federal, sendo considerada a primeira universidade tecnológica e a décima escola de engenharia do país.

Em 2011, recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos) feito pelo Ministério da Educação, ficando entre as 27 melhores instituições de ensino superior do país e entre as 10 melhores universidades.

Gostou da lista das melhores universidades de Minas Gerais? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários