CursosFaculdades

Conheça as melhores faculdades de Medicina da Bahia

CONHEÇA-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-MEDICINA-DA-BAHIAMelhores faculdades de Medicina na Bahia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Medicina é um curso que tem grande procura em todo o Brasil. Para te ajudar a escolher a melhor instituição, confira o artigo com as melhores faculdades de Medicina da Bahia!

Este é um dos cursos mais tradicionais do país. Além disso, temos as melhores escolas superiores quando o assunto é saúde na América Latina. Desta vez, destacamos aqui as melhores faculdades de Medicina da Bahia. Confira!

Medicina é o curso mais concorrido nas principais universidades brasileiras, até fizemos um texto para ajudar aqueles que estão se preparando para o vestibular.

Como saber quais as melhores faculdades de Medicina da Bahia?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Medicina da Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Medicina da Bahia

  1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  2. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA)
  3. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  4. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  5. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  6. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  7. Universidade Salvador (UNIFACS)
  8. Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  9. Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  10. Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador)

Veja mais detalhes das melhores faculdades de Medicina da Bahia abaixo:

1ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública, considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia e uma das mais importantes no país. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings e pelo Center for World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

O curso de Medicina da UFBA tem como objetivo formar profissionais generalistas, capazes de intervir e resolver problemas associados às doenças mais prevalentes, tanto no âmbito da prevenção, como da promoção e da reabilitação, em indivíduos e na coletividade, de forma integral e humanizada, dentro dos mais altos padrões de qualidade e da ética.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Medicina é oferecido em Salvador e em Vitória da Conquista.

2ª – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana)

Fundada em 1952, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Salvador, capital do estado. A faculdade oferece os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia e Educação Física.

A Bahiana tem como objetivo formar profissionais generalistas. Além dos saberes científicos, técnicos e tecnológicos e das atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, tem comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiados numa relação médico-paciente de excelente qualidade.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Fundada em 1991, é uma instituição de ensino superior pública, situada em Ilhéus. A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.

O curso de Medicina da UESC tem como objetivo oferecer formação de qualidade, formando profissionais capazes de resolver os principais problemas de saúde da população, com visão ética, humanística e compromisso social, utilizando os recursos atuais da tecnologia em conformidade com as boas práticas clínicas e embasados nas evidências atualizadas.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo governo federal.  Com sede na cidade de Petrolina, está situada nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, sendo uma das únicas universidades federais do país a estar presente em três estados.

O curso de Medicina da UNIVASF tem como objetivo formar profissionais engajados nos problemas sociais da região, com qualificação técnica para atuar de forma ética na construção de práticas de saúde coletiva.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Vitória da Conquista, há cerca de 510 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Jequié e Itapetinga

o curso de Medicina da UESB tem o propósito de atender ao perfil do profissional a partir da problematização do processo de trabalho em saúde e da própria organização do trabalho em uma perspectiva crítica, dialética e comunicacional considerando a política de saúde e de educação vigentes que favorecem a formação generalista.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Medicina é oferecido em Jequié e em Vitória da Conquista.

6ª – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Feira de Santana. Além disso, possui campus nas cidades de Santo Amaro e Lençóis. A UEFS é a terceira universidade mais antiga da Bahia.

O curso de Medicina da UEFS segue um projeto pedagógico inovador, em que o aluno é o agente ativo da aprendizagem e o problema um elemento motivador. Desta maneira obtemos um egresso com perfil humanístico, adequada formação técnica, compromisso ético, habilidades bem treinadas para a prática médica.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Salvador (UNIFACS)

Fundada em 1997, é uma instituição de ensino superior privada. Atualmente oferece cursos de graduação, extensão, curta duração, a distância e pós-graduação. No interior do estado possuem campi na cidade de Feira de Santana, um para a área da saúde e Direito, e o outro denominado escola de negócios, além de polos EAD por todo Brasil.

O curso de Medicina da UNIFACS tem um projeto inovador, que tem como objetivo formar médicos com sólido conhecimento geral, formação humanista, crítica e reflexiva, aptos a exercer a profissão com responsabilidade, pautado em princípios éticos, capazes de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de saúde.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Fundada em 1983, é a maior instituição pública de ensino superior multicampi do estado da Bahia. Possui 29 campus, sendo que os principais estão sediados nos bairros do Cabula e do Imbuí na cidade de Salvador.

O curso de Medicina da UNEB busca proporcionar a seus alunos uma sólida formação científica e humanística, e tem como objetivo geral formar profissionais competentes para atuar nos diferentes níveis de Atenção à Saúde como médico generalista.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Fundada em 2013, é uma instituição de ensino pública sediada na cidade de Barreiras. A UFOB é resultado do desmembramento do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi anunciada em agosto de 2011 e sancionada pela lei nº 12.825 de 5 de junho de 2013.

O curso de Medicina é oferecido na cidade de Barreiras e o ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC Salvador)

Fundada em 2000, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Salvador. Possui unidades em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Petrolina e São Paulo.

O curso de Medicina da FTC é um dos mais tradicionais em Salvador dentre as instituições particulares. A formação do aluno é ampla e abrange todos os níveis de complexidade da ciência médica e da atenção à saúde, capacitando-o para atuar como generalista ou como especialista na rede pública ou particular.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Medicina da Bahia? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário