Profissões

Como é o curso de enfermagem? Mercado de trabalho, grade curricular e muito mais

Como é o curso de Enfermagem?Como é o curso de Enfermagem?
Simulado Beduka

Quando estamos doentes, nos deparamos com vários profissionais da saúde. Mas você sabe diferenciar o que faz cada um? Neste artigo,  vamos te contar sobre os enfermeiros: como se tornar um, como é o curso de enfermagem, as oportunidades do mercado de trabalho, salários e grade curricular.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber como é o curso de enfermagem. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é e o que faz um enfermeiro?
  2. Como é o curso de enfermagem?
  3. Como é o mercado de trabalho para quem se forma em enfermagem?
  4. Qual a grade curricular do curso de enfermagem?
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 70%)

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se a resposta for não, temos algo que pode te ajudar muito: o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite  conhecer suas habilidades naturais também!

O que é e o que faz um enfermeiro?

Enfermeiro é um profissional da área da saúde responsável, literalmente, por cuidar dos pacientes, além de supervisionar a equipe de auxiliares e técnicos de enfermagem.

Apesar de não realizar diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e nem receitar medicamentos, funções que ficam a cargo dos médicos, o enfermeiro deve ser capaz de atuar em situações de urgências, de modo que consiga salvar uma vida. 

Resumindo: ele auxilia, monitora, acompanha, evolui (registra todos os procedimentos em prontuário), e estabelece a comunicação do quadro geral entre pacientes, médicos e administração hospitalar.  

Como é o curso de enfermagem?

Basicamente, o curso de enfermagem é um período de cerca de 5 anos, com matérias relacionadas ao corpo, a mente e a farmacologia. 

Antes de entrarmos detalhadamente em como é o curso de enfermagem, é importante que a gente perceba uma situação, no mínimo, curiosa: 

Quando chegamos a um hospital, nos deparamos com muitos profissionais utilizando vestimentas parecidas. Por isso, acabamos ficando confusos na hora de dizer quem é quem. 

Há médicos, instrumentadores, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os médicos são os únicos que reconhecemos logo de cara, mas e o restante da equipe? 

Sabendo como é o curso de enfermagem, você também vai saber qual profissional deve receber o título de enfermeiro. 

Bacharelado em enfermagem

Aqui, é importante que a gente abra um parênteses: só é enfermeiro quem cursa uma graduação! Técnicos de enfermagem são tão importantes quanto, mas técnicos não são enfermeiros.

O bacharelado, portanto, é uma graduação que dá ao estudante concluinte um título de enfermeiro. 

O curso dura 5 anos, possui estágio obrigatório e o aluno deve apresentar, no término do curso, um trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC.

Assim como os alunos de medicina e odontologia, o estudante deve estar preparado para estudar em tempo integral. Alguns conhecimentos científicos que serão abordados, neste período de estudo, são: anatomia, biologia, microbiologia e farmacologia.

Os primeiros socorros também serão parte integrante dos estudos e irão envolver o aluno durante todo o curso. 

Licenciatura em enfermagem

O que difere uma licenciatura de um bacharelado é a licença para atuar em sala de aula.Todas as licenciaturas possuem na grade curricular matérias relacionadas à didática. 

Logo, se além de enfermeiro, o seu objetivo for ser um professor e contribuir com a formação de futuros profissionais da enfermagem: faça uma licenciatura!

Técnico em enfermagem

Para ser um técnico de enfermagem, é preciso fazer um curso técnico. Ele dura, em média, dois anos e as disciplinas são mais voltadas à prática.

Em um hospital, não é tão difícil assim reconhecer um técnico. Ele está sempre com pressa, pois precisa fazer tudo funcionar.

Beduka Bolsas Direito

É o técnico que troca o soro dos pacientes, faz assepsia, aplica injeções e dá medicações. Para iniciar um curso técnico, basta ter o ensino médio completo.

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em enfermagem?

Agora que você já sabe como é o curso de enfermagem, é importante conhecer em quais áreas esse profissional poderá atuar. E eu vou logo te dizer que não é só em hospitais, viu?

É claro que a maior demanda relacionada a contratação de enfermeiros será de hospitais públicos e particulares. Não tem para onde fugir! Mas não se resume a isso.

Muitas escolas, faculdades, creches, asilos e outros setores que trabalham com uma quantidade significativa de pessoas sob sua responsabilidade podem requerer a contratação desses profissionais.

Além disso, muitas famílias com bom poder aquisitivo ou até mesmo algumas pertencentes a classe média optam por contratar enfermeiros para cuidar de idosos e deficientes físicos.

Agora, voltando aos hospitais, sempre surgem concursos públicos para atender as necessidades das secretarias de saúde.  E é claro que, nos editais, não faltam vagas para enfermeiros. 

Passando em um concurso, também é possível trabalhar em uma UBS, Policlínica e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). 

Clínicas de saúde e consultórios médicos e odontológicos são outros setores que costumam contratar esses profissionais.

Qual a grade curricular do curso de enfermagem?

A grade curricular do curso de enfermagem pode variar um pouco de acordo com a instituição. Porém, como todas as universidades seguem diretrizes do MEC, as matérias possuem certa similaridade. 

Agora que você já sabe como é o curso de enfermagem, veja um pouco da grade curricular dele:

  • Anatomia
  • Antropologia Filosófica
  • Citologia e Histologia
  • Nutrição Aplicada à Saúde
  • Administração da Ciência de Enfermagem
  • Introdução as Práticas de Enfermagem
  • Bioquímica
  • Introdução a Patologia
  • Administração de Medicamentos
  • Microbiologia

Onde estudar enfermagem? O Beduka pode te conectar à faculdade

Por incrível que pareça, saber como é o curso de enfermagem é a parte mais fácil. A complicação chega na hora de escolher uma faculdade e efetuar a matrícula.

São muitas burocracias (papeladas, exigências e custos)! Mas tem um jeito de entrar na faculdade:

  • sem ter feito o Enem;
  • sem fazer vestibular;
  • com um valor que você pode pagar.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 70% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como é curso de enfermagem tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador