X

O que faz um pedagogo? Entenda uma das profissões mais importantes do mercado

O que faz um pedagogo?

Muita gente pensa que o que faz um pedagogo é apenas trabalhar com crianças em sala de aula. Apesar de na maioria dos casos ser isso, as áreas de atuação em pedagogia são muito mais variadas. Com este artigo vamos te mostrar todas as formas de trabalho do pedagogo e como se tornar um.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil. É gratuito!

O que é pedagogia?

Pedagogia é uma palavra de origem grega, formada por dois termos: paidos (criança) e agein (conduzir). Assim, já podemos entender que pedagogia é a área que lida com a condução das crianças. Mas em que sentido? No sentido intelectual.

Logo, a pedagogia tem como objeto a educação, o processo de ensino e aprendizagem.

A pedagogia é bastante antiga, encontrando raízes na Grécia Clássica. Platão e também Aristóteles, por exemplo, escreveram sobre o que aprender e como aprender, principalmente nos seus livros sobre política.

A área pode se dividir em duas: a prática e a teórica.

  • Prática: os pedagogos buscam aplicar instrumentos e métodos para o desenvolvimento dos alunos.
  • Teórica: estudiosos desenvolvem instrumentos, conceitos e métodos que serão aplicados e irão direcionar a prática pedagógica.

Vamos entender melhor o que faz um pedagogo de maneira prática.

O que faz um pedagogo?

De maneira geral, o pedagogo é alguém que se especializou em educação e está apto para auxiliar o aprendizado das pessoas.

É responsabilidade dele acompanhar estudantes de todas as idades no desenvolvimento intelectual e social. Isso pode se dar em qualquer tipo de ambiente, escolar ou não.

Para isso, ele seleciona a melhor metodologia para trabalhar com seus alunos.

Onde o pedagogo pode atuar?

Já vimos o que faz um pedagogo, mas onde será que ele faz tudo isso? 

O pedagogo não precisa atuar apenas em escolas. Ele pode trabalhar nos mais variados lugares, vamos conhecê-los.

1- Educação escolar: Apesar de não ser o único caminho, a educação escolar é a área principal de atuação dos pedagogos.

Eles podem trabalhar com o ensino infantil ou fundamental I, até o quinto ano. Nesta função, são responsáveis por alfabetizar, socializar, dirigir o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

2- O que um pedagogo faz na Educação Especial: Nesta área o pedagogo vai lidar com alunos portadores de deficiências ou limitações de aprendizado, como a dislexia e o autismo.

Para isso, ele usará técnicas próprias de ensino para cada limitação a fim de que os alunos consigam compreender o conteúdo. Isso requer uma formação especial que o capacite para trabalhar com públicos específicos.

3 – Gestão Escolar

Outra coisa que um pedagogo faz é coordenar e dirigir escolas. Nestas funções ele desenvolve tarefas de gerenciamento, como:

  • Organizar o calendário das atividades escolares;
  • Organizar as atividades de planejamento de ensino;
  • Planejar atividades culturais;
  • Desenvolver projetos e avaliar seu andamento;
  • Promover a integração entre instituição e família;
  • Definir o livro didático a ser usado.

O pedagogo também busca auxiliar os professores na sua relação com os alunos e com o trabalho.

Ele supervisiona e orienta os professores sobre as aulas, sobre as possíveis dificuldades dos alunos e como melhorar ou aprofundar os resultados com técnicas pedagógicas.

4 – Pedagogia Empresarial

Bom, saindo um pouco do ambiente escolar, os pedagogos também podem atuar em empresas. Sua função principal será fazer a gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento pessoal.

Com isso, ele busca modificar o comportamento dos funcionários de acordo com as missões que a empresa estabelece. Para isso, ele aplica seus conhecimentos técnicos.

5 – Pedagogia Hospitalar

O pedagogo também pode atuar em hospitais, cuidando da educação das crianças internadas. Deste modo, ele garante que mesmo longe da escola elas continuem aprendendo e não vejam na internação algo muito traumático.

6 – Produção de material didático

Os pedagogos também participam da elaboração de materiais, como livros, apostilas, aplicativos e vídeos que ajudam no aprendizado dos alunos.

Quanto ganha um pedagogo?

Muitas pessoas consideram baixo o salário para o que faz um pedagogo. O salário médio de um pedagogo no Brasil é de R$2.989,00. Mas isso pode variar dependendo da área de atuação e do empregador. 

Os professores que trabalham no ensino público têm um piso salarial de R$3.845,63 para jornada de 40h semanais.

Como é o mercado de trabalho para o pedagogo?

A pedagogia é uma área de alta empregabilidade. Mais de 90% dos pedagogos formados estão empregados no Brasil. Isso se deve ao fato de que o que faz um pedagogo pode servir em diversos ambientes, como vimos acima.

Então, se depois de saber o que faz um pedagogo você está pensando em se tornar um, saiba que as chances de emprego são altas.

Mas, por falar nisso, como se tornar um pedagogo?

Como se tornar um pedagogo?

Para se tornar um pedagogo é preciso fazer um curso de nível superior em pedagogia. Ele pode ser feito em duas modalidades: bacharelado ou licenciatura.

A diferença básica é que o licenciado é formado para atuar em escolas e por isso seu currículo traz conteúdos voltados para a prática do ensino. O bacharel não pode atuar em salas de aula, mas pode prestar consultorias, coordenar escolas etc.

O Beduka te conecta à faculdade de Pedagogia!

Agora que você já sabe o que faz um pedagogo e como se tornar um, vamos te dizer onde estudar e te ajudar nisso.

Este curso é oferecido por uma das melhores faculdades do Brasil: a Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU).

E você pode conseguir uma bolsa para cursá-lo!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Acesse nosso perfil do Instagram e fique por dentro das novidades sobre o Enem e os cursos de ensino superior.

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Profissões
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.