Vestibulares

Como entrar no Insper? Confira as 3 formas de ingresso nesta faculdade!

como entrar no insperComo entrar no Insper?
Cronograma do que estudar

O Insper é uma das melhores faculdades do Brasil no ramo de Economia, Negócios e Tecnologia. Muitos especialistas nessas áreas foram seus alunos e o prestígio da instituição abre muitas portas no mercado de trabalho.

Neste artigo vamos te ensinar a como entrar no Insper e como ganhar bolsas de estudo nesta e em outras faculdades.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste artigo, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é o Insper?

O Instituto de Ensino e Pesquisa, ou Insper, foi fundado em 1987. É uma fundação sem fins lucrativos, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, educação executiva e cursos online.

O Insper é voltado principalmente para as ciências econômicas e seu curso de Economia está entre os vinte melhores do país segundo o Ranking Universitário Folha. Além disso, muitos de seus alunos trabalham em grandes empresas, como a Google.

Deste modo, percebe-se o alto padrão do ensino desta faculdade e de sua participação nas inovações que chegam à sociedade. Você tem interesse em fazer parte disso? Então vamos te mostrar como entrar no Insper para que você possa alcançar seu sonho.

Acesse nosso texto sobre as melhores faculdades de ciências Econômicas do Brasil e saiba quais são as líderes do ranking.

Como entrar no Insper?

O processo seletivo do Insper acontece em duas fases. Existem três formas dos candidatos realizarem a primeira: pelo vestibular do instituto, pelo Enem ou pelo Suite of Assessments (Sat). Este último é uma prova de língua inglesa vinculada ao College Board.

As inscrições para qualquer uma das formas de ingresso devem ser feitas na página do Insper e todas elas exigem uma taxa de participação. É possível se inscrever de maneira independente para as três, inclusive para cursos diferentes.

A taxa de inscrição para os que optarem pelo Enem ou SAT é de R$150,00 para cada curso em que o candidato se inscrever. Para os que fizerem a opção pelo vestibular, a taxa é de R$300,00 por curso.

Vamos ver como funciona cada forma de como entrar no Insper de maneira detalhada.

Como entrar no Insper pelo vestibular?

O Insper abre um processo seletivo por semestre para seus cursos de graduação, com exceção do curso de ciências da computação, que é anualmente.

O vestibular se divide em duas fases, que vamos explicar mais adiante. Ele também é a forma de ingresso que possui mais vagas, cerca de 85%.

Apesar de o instituto ser sediado em São Paulo, as provas podem ser feitas em Fortaleza, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e outras cidades. Além disso, elas são digitais e respondidas em computadores disponibilizados pelo instituto.

Quais são as fases do vestibular do Insper?

Como vimos, o vestibular do Insper é dividido em duas fases. A segunda fase também possui divisões internas, sendo dividida em 3 etapas.

1ª fase

A primeira fase do vestibular do Insper é composta de quatro provas. As provas são de Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e redação.

As provas de Humanas e Ciências da Natureza são feitas em até 2h, enquanto as de Linguagens e Matemática possuem duração máxima de 4h.

Todas as provas possuem 24 questões de múltipla escolha ou resposta simples. As questões de múltipla escolha apresentam cinco alternativas com apenas uma correta, enquanto as de resposta simples apresentam um campo em branco que deve ser preenchido com uma palavra ou número, conforme o que for pedido.

A redação é um texto dissertativo com mínimo de 1000 e máximo de 3000 caracteres, incluídos os espaços.

2ª fase

A segunda fase do vestibular possui 3 etapas. Vamos conhecê-las.

  • Desafio de Design: atividade não avaliativa, com tempo de duração estimado de 75 minutos, cujo objetivo é integrar o grupo à dinâmica que será realizada depois e promover a interação entre os candidatos e os alunos do Insper.
  • Dinâmica em grupo: é composta de debates em grupos de até 6 pessoas, com duração de 75 minutos. O objetivo é avaliar a comunicação assertiva, o pensamento crítico e a interação com pessoas.
  • Arguição oral: avaliação de argumentação sobre temas propostos pela banca avaliadora, com duração de 30 minutos.

Quer saber quando será o vestibular do Insper este ano? Confira aqui o calendário dos principais vestibulares do Brasil!

Como entrar no Insper pelo Enem ou Sat?

Para entrar no Insper pelo Enem é preciso que o candidato tenha feito alguma edição do exame a partir de 2019 e realize sua inscrição no formulário online do instituto. A segunda fase para o Enem é realizada de modo remoto online.

Cronograma de estudos

A segunda fase para os inscritos usando o Enem é composta de quatro etapas. As três primeiras são as mesmas do vestibular, a quarta é uma redação com mínimo de 1000 e máximo de 3000 caracteres.

Para os que optaram pelo SAT a dinâmica é a mesma, com a diferença que ele deve enviar para o Insper o relatório de seus resultados obtidos nesta prova

Quais são os cursos do Insper?

O Insper possui cursos em diversas áreas, mas as principais são as de Administração, Economia e Tecnologia. Abaixo temos a lista dos cursos ofertados pelo instituto:

  • Administração;
  • Ciência da Computação;
  • Direito;
  • Engenharia Mecatrônica;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia Mecânica;
  • Economia

Você pesquisou como entrar no Insper porque quer ser administrador? Saiba tudo sobre a formação deste profissional como nosso texto sobre como é o curso de Administração

Quantas vagas o Insper abre por processo seletivo?

A maioria das vagas de ingresso no Insper é pelo vestibular do próprio instituto, sendo essa a forma com maiores chances de entrar nele.

No último vestibular, a quantidade de vagas por curso foi:

  • Administração: 57;
  • Ciência da Computação: 14;
  • Ciências Econômicas: 57;
  • Direito: 26;
  • Engenharia de Computação: 17;
  • Engenharia Mecânica: 17;
  • Engenharia Mecatrônica: 17.

85% das vagas são destinadas ao vestibular, 12% ao Enem e 3% ao SAT.

Como entrar no Insper de graça?

O Insper concede bolsas de estudos para novos alunos em todos os semestres. Elas podem ser integrais ou parciais.

A bolsa integral cobre todo o valor da mensalidade durante todo o curso. Já a bolsa parcial cobre de 30% a 80% do curso, a depender da renda declarada do aluno e também é restituível. Ou seja, após o curso o aluno devolve o valor descontado para o fundo da bolsa, desta forma o instituto pode continuar concedendo para novos estudantes.

As condições para ganhar uma das bolsas é:

  • Bolsa integral: ter renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa, ser oriundo de escola pública ou bolsista de escola particular e não ter feito quatro semestres de qualquer graduação.
  • Bolsa parcial: ter renda familiar de até 6 salários mínimos por pessoa e não ter feito quatro semestre de qualquer graduação.

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

O Beduka te conecta à faculdade

Agora você já sabe como entrar no Insper, uma das principais faculdades de economia do Brasil.

Você tem desejo de estudar algo na área de negócios e pagando pouco? O Beduka te ajuda!

Quando as palavras desconto e faculdade estão na mesma frase, quem está falando é o Beduka.

E temos um programa para te conceder descontos nas mensalidades de diversos cursos em faculdades de renome de todo o país. E é muito fácil conseguir!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode garantir uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de ciências econômicas, saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Infelizmente ainda não temos convênio com o Insper, mas há outras faculdades excelentes que são nossas parceiras.

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigado por ter lido até aqui nosso artigo sobre insper vestibular.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.