Vestibulares

Qual é a nota de corte para a segunda fase da Unesp? Veja a tabela dos principais cursos

Nota de corte para a segunda fase da UnespNota de corte para a segunda fase da Unesp
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Unesp é uma das poucas universidades públicas que ainda mantêm um vestibular próprio. Ele é dividido em duas fases e para ir para a segunda é preciso atingir uma pontuação mínima. Neste texto trazemos para você a nota de corte para a segunda fase da Unesp, dos principais cursos!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvidas sobre qual profissão seguir? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e descubra a carreira que é a sua cara. Corre, é de graça!

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, também conhecida como Unesp, é uma das maiores universidades do país.

Distingue-se das demais universidades paulistas por possuir um modelo multicampi, com 21 campi no interior, um na capital (São Paulo) e um em São Vicente no litoral.

A Unesp possui um dos mais importantes vestibulares do país, realizado em 31 cidades do estado e em cidades de outros estados, como Brasília (DF) e Uberlândia (MG)

Como funciona o vestibular da Unesp?

O vestibular da Unesp funciona em duas fases. Na primeira, o participante responde a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática

A segunda fase conta com 60 questões objetivas divididas em: 20 para Linguagens, 20 para Ciências Humanas e 20 para Ciências da Natureza.

Além das questões objetivas, a segunda fase do vestibular da Unesp conta com uma redação. O participante tem de fazer um texto dissertativo-argumentativo, que vale 28 dos 100 pontos totais.

O vestibular de 2024 ainda irá acontecer. A primeira fase será nos dias 15 de novembro de 2023. A segunda fase será nos dias 10 e 11 de dezembro.

A Unesp ofereceu 7.690 vagas em 136 cursos de graduação neste vestibular. 50% das vagas são reservadas para os que estudaram todo o ensino médio em escola pública.

O que é a nota de corte do vestibular da Unesp?

As notas de corte do vestibular da Unesp são a pontuação mínima que o participante deve ter para ser convocado para a segunda fase.

O cálculo da nota é feito da seguinte maneira: multiplica-se a quantidade de acertos nas questões por 100 e depois faz a divisão por 90.

Assim, se um participante acertar 30 questões, ele deve multiplicar por 100, o que daria 3000. Em seguida, ele tem de dividir 3000 por 90, ficando com 33 pontos.

Cada curso tem uma nota de corte. Assim, para o nosso participante ser convocado para a segunda fase, o curso escolhido na inscrição do vestibular deve ter uma nota igual ou menor que 33.

Contudo, a nota de corte do vestibular é de 20 pontos. Assim, o participante não pode acertar menos de 18 questões, senão ele será desclassificado.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Vamos ver qual foi a nota de corte para a segunda fase da Unesp 2024 em cada curso. É verdade que as provas do primeiro semestre já foram feitas, mas as notas podem servir como medida para as próximas edições.

Qual é a nota de corte para a segunda fase da Unesp?

Separamos uma lista com a nota de corte para a segunda fase da Unesp do vestibular 2024.

A nota é definida pelo desempenho dos participantes. Inclusive, isso já pode indicar para você o nível da sua concorrência.

A lista está organizada em curso, cidade e nota.

  • Direito – matutino – Franca – 52
  • Direito – noturno – Franca – 46
  • Engenharia Civil – integral – Bauru – 18
  • Engenharia Civil – integral – Guaratinguetá – 18
  • Engenharia Civil – integral – Ilha Solteira – 18
  • Engenharia Civil – integral (com ingresso no meio do ano) – Ilha Solteira – 23
  • Medicina – integral – Botucatu – 78
  • Medicina Veterinária – integral – Jaboticabal – 46
  • Medicina Veterinária – integral – Araçatuba – 41
  • Medicina Veterinária – integral – Botucatu – 48
  • Odontologia – integral – São José dos Campos – 40
  • Odontologia – integral – Araçatuba – 21
  • Odontologia – integral – Araraquara – 40
  • Odontologia – vespertino/noturno – Araçatuba – 22
  • Odontologia – vespertino/noturno – São José dos Campos – 37

Para ver a nota de corte para a segunda fase de todos os cursos da Unesp, acesse a lista disponibilizada pela universidade.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre a nota de corte para a segunda fase da Unesp tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

10 Comentários

  • No texto acima “…O que é a nota de corte do vestibular da Unesp?..”

    Este calculo esta correto ?

    Não é o numero de acertos simples que conta como Nota de corte para passar na primeira fase ?

    Obrigado.

    • Oi, Fabio! O cálculo está correto, sim. A nota da primeira fase deve ser multiplicada por 100 e o resultado deve ser dividido por 90, assim você obtém sua nota final.

    • Oi, Isabelle! As pontuações do texto se referem à primeira fase, que não tem redação. Então só inclui as questões objetivas.

  • Já entendi qual a nota de corte pra passar pra segunda fase da Unesp, inclusive passei com 33 pontos. Minha dúvida é: qual a nota mínima da fase 1 + fase 2 pra eu entrar na Unesp?

    • O, Cláudio! Existe uma lista de notas comparativas entre a maior e a mais baixa, que pode servir como parâmetro para a nota de corte. Você pode encontrá-la aqui. Essa é do vestibular para o ingresso em 2022.

  • Existe uma lista com pontuações de SEGUNDA FASE da Unesp? Só pra se ter uma ideia de quanto o candidato deveria ter feito na segunda fase? Claro que me refiro à pontuação sem a redação.

    • Oi, João! Existe uma lista de notas comparativas entre a maior e a mais baixa, que pode servir como parâmetro para a nota de corte. Você pode encontrá-la aqui. Essa é do vestibular para o ingresso em 2022 e já está com a nota da redação, pois o cálculo é feito com ela.