Vestibulares

Que dia vai ser a prova da Unicamp? Confira o Calendário do vestibular 2024!

Que dia vai ser a prova da Unicamp?Que dia vai ser a prova da Unicamp?
Cronograma do que estudar

A Universidade Estadual de Campinas já foi eleita por duas vezes como a melhor instituição de ensino da América Latina.

Em função disso, tem muita gente se preparando para as provas que dão acesso a ela. Mas isso não adianta se você perder prazos.

Por este motivo, para te ajudar a ingressar nela vamos te contar que dia vai ser a prova da Unicamp, como funciona o vestibular, quais cursos a instituição oferece e muito mais!

Neste texto, vamos te informar que dia vai ser a prova da Unicamp. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que é a Unicamp?

A Unicamp é uma das mais importantes universidades do país e está localizada em Campinas, no estado de São Paulo.  Por duas vezes, foi eleita a melhor universidade da América Latina.

Trata-se de uma instituição pública estadual que possui cerca de 70 cursos de graduação. Também oferta diversos cursos a nível de pós-graduação. 

Conta com 24 unidades distribuídas nas cidades de Campinas, Piracicaba e Limeira. 

Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para tentar uma vaga nessa instituição. Porém, só isso não basta. É preciso saber quando se inscrever no vestibular e  que dia vai ser a prova da Unicamp.

Vamos te contar todos os detalhes!

Que dia vai ser a prova da Unicamp?

As provas do vestibular da Unicamp 2024 serão nos dias 29/10, 03/12 e 04/12/2024, datas referentes à primeira e segunda etapa.

Agora que você já sabe que dia vai ser a prova da Unicamp, veja o calendário completo do vestibular:

  • Período de inscrições: 31/07 a 31/08/2023
  • Período de pagamento da taxa de inscrição: até 08/09/2023
  • Aplicação da prova referente a primeira fase: 29/10/2023
  • Aplicação das provas referentes a segunda fase: 03 e 04 de dezembro de 2024
  • Divulgação da primeira lista de convocados: 29 de janeiro de 2024
  • Período de matrícula da 1ª chamada: 30 e 31 de janeiro de 2024

Como funciona o vestibular da Unicamp?

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas é realizado em duas etapas. E agora que você já sabe que dia vai ser a prova da Unicamp, vamos te explicar detalhadamente como ela funciona.

Provas: primeira fase

Na primeira fase, o candidato fará uma prova composta por 90 questões objetivas sobre conhecimentos gerais. Funciona assim:

  • Língua Portuguesa e Literatura: 13 questões;
  • Matemática: 13 questões;
  • Interdisciplinaridades: 12 questões;
  • História: 9 questões;
  • Geografia: 9 questões;
  • Física: 9 questões;
  • Química: 9 questões;
  • Biologia: 9 questões;
  • Inglês: 7 questões.

A prova da primeira fase será aplicada no dia 29/10/2024 na cidade escolhida pelo candidato para a realização da mesma:

Araçatuba, Bauru, Belo Horizonte/MG, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília/DF, Campinas, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador/BA, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Importante: o candidato tem 5 horas para realizar a prova e apenas os estudantes aprovados na primeira fase seguem para realização da segunda. 

Provas: segunda fase

Quando se fala em que dia vai ser a prova da Unicamp, é preciso ficar atento ao fato de que esse vestibular tem duas fases. A primeira é realizada em apenas um dia, mas a segunda é aplicada em dois.

Nessa fase, os candidatos irão enfrentar questões discursivas e questões exclusivamente ligadas à área de conhecimento que pretendem conquistar uma vaga. 

  • Dia 1 da segunda fase: os candidatos farão uma prova contendo questões discursivas distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa. A redação também é realizada no primeiro dia.
  • Dia 2 da segunda fase: nesse dia, os alunos deverão responder questões interdisciplinares, ao todo são quatro, duas de Ciências Humanas e duas de Ciências da Natureza. Somada a elas, ainda há  6 questões de matemática e 12 questões ligadas a área do curso escolhido.

Os locais de aplicação das provas da segunda etapa do vestibular da Unicamp são:

Bauru, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador/BA, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Quais são os cursos que a Unicamp oferece?

Além de saber que dia vai ser a prova da Unicamp, você deve conhecer os cursos que essa universidade oferece. Até mesmo para saber se ela oferece o dos seus sonhos.

Cronograma de estudos

Ao todo, são 69 cursos de graduação e 153 de pós-graduação.

Você verá a lista completa ao realizar a inscrição, mas a gente já vai te adiantar alguns deles:

  • Administração (noturno)
  • Arquitetura e Urbanismo (noturno)
  • Artes Cênicas (integral)
  • Artes Visuais 
  • Educação Física (integral ou noturno)
  • Enfermagem (integral)
  • Engenharia Agrícola (integral)
  • Engenharia Ambiental (noturno)
  • Engenharia Civil 
  • Farmácia (integral)
  • Filosofia (integral)
  • Física (integral)
  • Música (integral)
  • Nutrição (integral)
  • Odontologia (integral)
  • Pedagogia: licenciatura (integral ou noturno)

A Unicamp oferece sistema de cotas?

A resposta é sim, a Universidade Estadual de Campinas tem uma parte de suas vagas destinadas àqueles que se enquadram no perfil de cotista.  Veja abaixo como funciona a distribuição de vagas referentes a cotas: 

1- Vestibular tradicional: possui 15% das vagas reservadas às cotas sociais e raciais;

2 – Vestibular Indígena: é um vestibular específico para a população indígena. Ele oferta 130 vagas para candidatos de diferentes etnias indígenas do Brasil.

3 – Enem/Unicamp: o número de vagas reservadas para cotistas que prestam o Enem  é de 20%. Sendo 10% para candidatos que estudaram em escolas públicas, 5% para estudantes pretos e pardos de escolas públicas e 5% para estudantes pretos e pardos de qualquer rede de ensino.

4 – Vagas Olímpicas: a instituição possui 122 vagas que são ofertadas em um vestibular exclusivo para alunos da rede pública de ensino que façam parte de competições relacionadas às disciplinas da grade curricular do ensino médio. É fundamental ter medalhas ou um bom desempenho.

O Beduka te conecta à faculdade

Você já sabe que dia vai ser a prova da Unicamp e talvez esteja na maior correria em relação aos conteúdos das provas. Mas nós temos uma super novidade para vocês! 

É possível entrar na faculdade sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre que dia vai ser a prova da Unicamp tenha te ajudado.

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.