Vestibulares

Como entrar na Fatec? Aprenda em 10 passos como se inscrever no vestibular dessa faculdade!

Como entrar na Fatec?Como entrar na Fatec?

A procura por cursos tecnológicos está cada vez mais alta, isso porque este tipo de graduação confere uma formação mais rápida e específica, ideal para quem pretende ingressar com tudo no mercado de trabalho. Neste artigo te mostramos como entrar na Fatec, uma faculdade inteiramente voltada para a formação tecnológica!

Vamos te explicar tudo a respeito de como entrar na Fatec, mas você pode ir ao assunto que mais te interessa clicando nos tópicos:

Estudando para o Enem? Coloque em prática seus conhecimentos no Simulado ENEM do Beduka. Ele é totalmente gratuito e personalizável!

O que é a Fatec?

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) é uma instituição de ensino superior pública, mantida pelo governo do estado de São Paulo.

Ao todo, a instituição conta com 75 faculdades, presentes em 69 municípios paulistas, no interior, no litoral e na Grande São Paulo.

A Fatec é uma das pioneiras no Brasil quando o assunto é a formação tecnológica. Esse tipo de graduação tem como objetivo formar profissionais especializados de maneira mais rápida para atuarem na demanda do mercado de trabalho.

Dessa forma, todos os 87 cursos oferecidos pela Fatec possuem esse nível de formação e têm duração máxima de até 3 anos.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a faculdade, entenda a seguir como entrar na Fatec!

Como entrar na Fatec?

A única forma de entrar na Fatec é através do vestibular, que acontece duas vezes ao ano, no começo de cada semestre.

Porém, o candidato pode utilizar a nota do Enem de anos anteriores para complementar sua nota final, basta informar o número de inscrição do Enem durante a inscrição no vestibular.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso, apresentando o diploma ou histórico escolar.

Ok, dúvida sobre como entrar na Fatec respondida, agora é hora de saber como se inscrever em seu processo seletivo. 

Passo a passo de como se inscrever no vestibular da Fatec

Para facilitar, descrevemos cada passo da inscrição no vestibular da Fatec de forma detalhada, acompanhe:

  1. Acesse o site do vestibular Fatec.
  1. Clique na opção iniciar inscrição.
  1. Crie seu cadastro de acesso fornecendo seu nome completo, CPF, email e uma senha.
  1. Selecione a unidade, o curso e o período que pretende concorrer às vagas.
  1. Escolha sua segunda opção da mesma forma: unidade, curso e período.
  1. Responda o formulário com seus dados pessoais: data de nascimento, nome da mãe, documento de identidade e endereço. Atenção: aqui você também poderá informar o número de inscrição do Enem de até três edições anteriores.
  1. Na próxima etapa, se for o caso, você poderá optar pela pontuação acrescida (uma espécie de cota), essa pontuação é válida para afrodescendentes, pessoas que estudaram todas as séries em escolas públicas ou ambos.
  1. Em seguida, confirme seus dados e responda o questionário socioeconômico.
  1. Escolha a forma de pagamento da inscrição: cartão de crédito ou boleto bancário
  1. Por fim, finalize sua inscrição.

Ah e uma dica, nesse mesmo site você pode encontrar um calendário com as datas importantes e o manual do candidato. Não deixe de conferir e fique a par de todas as informações!

Para finalizar este guia completo de como entrar na Fatec, descubra a seguir como funciona o vestibular.

Como funciona o vestibular da Fatec?

O exame do processo seletivo da Fatec geralmente é constituído por duas partes: uma redação e uma prova objetiva com 54 questões, cada uma com cinco alternativas. 

Veja o que cai no vestibular da Fatec:

  • 40 questões envolvendo os conteúdos vistos no ensino médio em Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, sendo 5 questões para cada matéria.
  • 5 questões de raciocínio lógico.
  • 9 questões multidisciplinares de situação-problema.

Apesar de ser a mesma prova para todos os cursos, os pesos das questões são determinados de acordo com o eixo tecnológico do curso escolhido. Para mais informações, consulte o manual do candidato.

Esperamos ter ajudado você com este artigo completo sobre como entrar na Fatec. No mais, não deixe de conferir a oportunidade imperdível que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma que coloca você em contato direto com as melhores bolsas de estudo. 

Encontre descontos de até 65% na mensalidade e estude em uma de nossas universidades parceiras. 

Garanta seu sucesso profissional com a gente! São mais de 90 opções de cursos para você escolher.

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador