Enem

Como e quando fazer a inscrição no Enem 2019

Como e quando fazer a inscrição no EnemComo e quando fazer a inscrição no Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova muito aguardada pelos estudantes brasileiros. Isso acontece, pois o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Se você pretende realizar o Enem, veja todas as informações da inscrição do Exame!

Pretende fazer as provas do Enem mas ainda não sabe como realizar as inscrições? Está em dúvida em relação às datas? O Beduka te ajuda! Preparamos um artigo para te falar como e quando fazer as inscrições no Enem.

Aproveite e se prepare da melhor prova para as provas! Faça o Simulado do Beduka e teste os seus conhecimentos. É grátis!

Como fazer a inscrição no Enem?

Para se inscrever no Enem é bem simples. Para te ajudar preparamos um passo a passo bem simples! Mas antes saiba o que você precisa ter em mãos para realizar sua inscrição:

  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Endereço completo
  • E-mail
  • Número de telefone

Essas simples informações irão garantir sua inscrição no Enem! Agora, confira abaixo o nosso passo a passo de como realizar a sua inscrição!

1. Acesse o site: Para realizar a inscrição do Enem, você deverá acessar o portal oficial do Exame.

2. Insira seus dados: Na tela inicial do portal do Enem serão solicitados o número do CPF e a data de nascimento do participante. Após fornecer essas informações, o candidato deve preencher uma ficha com seus dados pessoais, como endereço, número de identidade, etc.

Como e quando fazer a inscrição no Enem

3. Senha: Depois que a ficha de dados for preenchida, o candidato deverá criar uma senha que contenha entre 6 e 10 caracteres. É importante guardar essa senha, pois você precisará dela para acessar seu resultado e para participar dos processos seletivos feitos através do Exame. 

Como e quando fazer a inscrição no Enem

4. Atendimento Especial: Nessa seção o candidato deve informar se necessita de atendimento especializado para realizar o Exame. 

5. Língua Estrangeira: Nessa parte, o candidato deverá escolher um idioma – inglês ou espanhol – para responder 5 questões no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Além disso, após escolher a língua estrangeira, é necessário selecionar em qual cidade você deseja realizar a prova. 

6. Ensino Médio: É necessário que o candidato coloque algumas informações relacionadas à sua situação no Ensino Médio.

7. Questionário Socioeconômico: O Enem solicita que todos os candidatos respondam à um questionário socioeconômico que conta com questões sobre renda e seu grupo familiar.

Como e quando fazer a inscrição no Enem

8. Finalização da inscrição no Enem: Feito todos esses passos, o candidato deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento especificada. Caso contrário a inscrição no Enem será cancelada. 

Taxa de Inscrição do Enem

O Ministério da Educação (MEC) cobra uma taxa para os estudantes realizarem o Enem. Essa taxa é referente aos custos de produção, impressão e aplicação da prova. O valor dessa taxa pode variar a cada ano e é divulgado no Edital do Enem, disponibilizado anualmente no portal oficial do Exame. 

A taxa de inscrição deverá ser paga no prazo estabelecido pelo edital. Caso o estudante não realize o pagamento da taxa no prazo determinado, sua inscrição será indeferida. 

É possível se isentar o pagamento da taxa de inscrição do Enem. Para isso o estudante deve atender alguns critérios estabelecidos pelo MEC. São eles:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública (isenção automática, porém é necessário solicitar no site);
  • Ter cursado todo o nível médio em instituição privada com bolsa integral e comprovar renda familiar mensal igual ou menor do que um salário mínimo e meio por membro da família (de acordo com termos da lei 12.799);
  • Se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para saber mais sobre a isenção da taxa de inscrição do Enem acesse o nosso artigo completo sobre o assunto!

É importante lembrar que a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem ocorre antes das inscrições e mesmo que a sua solicitação for aceita não significa que você está inscrito. Todo mundo deverá fazer a inscrição.

Quando fazer a inscrição no Enem?

As inscrições para o Enem 2019 se encerraram no dia 17 de maio. O edital do Enem 2019 foi publicado no dia 25 de março. 

Mas fique atento e não perca os prazos caso queira participar do Enem 2020!

Desde 2017, os estudantes possuem mais um canal para obterem informações sobre o Enem. O MEC disponibilizou o aplicativo do Enem que conta com o cronograma completo do Exame. 

Quando fazer a inscrição no Enem

No aplicativo também é possível acessar os dados da sua inscrição, local de prova e cartão de informação. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Confira!

Aprendeu como e quando fazer a inscrição no Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador