Enem

Como fazer a inscrição para o Enem 2020?

Como e quando fazer a inscrição no EnemComo e quando fazer a inscrição no Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova muito aguardada pelos estudantes brasileiros. Isso acontece, pois o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. Saiba como fazer a inscrição para o Enem 2020! Veja todas as informações da inscrição do Exame.

Pretende fazer as provas do Enem mas ainda não sabe como realizar as inscrições? Está em dúvida em relação às datas? O Beduka te ajuda! Preparamos um artigo para te ensinar como fazer a inscrição para o Enem 2020.

Aproveite e se prepare da melhor prova para as provas! Faça o Simulado do Beduka e teste os seus conhecimentos. É grátis!

Como fazer a inscrição no Enem 2020?

Para se inscrever no Enem é bem simples. Para te ajudar preparamos um passo a passo bem simples! Mas antes saiba o que você precisa ter em mãos para realizar sua inscrição:

  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Endereço completo
  • E-mail
  • Número de telefone

Essas simples informações irão garantir sua inscrição no Enem! Agora, confira abaixo o nosso passo a passo de como realizar a sua inscrição!

1. Acesse o site: Para realizar a inscrição do Enem, você deverá acessar o portal oficial do Exame.

2. Insira seus dados: Na tela inicial do portal do Enem serão solicitados o número do CPF e a data de nascimento do participante. Após fornecer essas informações, o candidato deve preencher uma ficha com seus dados pessoais, como endereço, número de identidade, etc.

como fazer a inscrição no enem

3. Senha: Depois que a ficha de dados for preenchida, o candidato deverá criar uma senha que contenha entre 6 e 10 caracteres. É importante guardar essa senha, pois você precisará dela para acessar seu resultado e para participar dos processos seletivos feitos através do Exame. 

Como e quando fazer a inscrição no Enem

4. Atendimento Especial: Nessa seção o candidato deve informar se necessita de atendimento especializado para realizar o Exame.

5. Língua Estrangeira: Nessa parte, o candidato deverá escolher um idioma – inglês ou espanhol – para responder 5 questões no caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Além disso, após escolher a língua estrangeira, é necessário selecionar em qual cidade você deseja realizar a prova.

6. Ensino Médio: É necessário que o candidato coloque algumas informações relacionadas à sua situação no Ensino Médio.

7. Questionário Socioeconômico: O Enem solicita que todos os candidatos respondam à um questionário socioeconômico que conta com questões sobre renda e seu grupo familiar.

Como e quando fazer a inscrição no Enem

8. Finalização da inscrição no Enem 2020: Feito todos esses passos, o candidato deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento especificada. Caso contrário a inscrição no Enem será cancelada. 

Taxa de Inscrição do Enem 2020

O Ministério da Educação (MEC) cobra uma taxa para os estudantes realizarem o Enem. Essa taxa é referente aos custos de produção, impressão e aplicação da prova. O valor dessa taxa pode variar a cada ano e é divulgado no Edital do Enem, disponibilizado anualmente no portal oficial do Exame. Em 2018 custou R$ 82,00 e em 2019 custou R$ 85,00.

A taxa de inscrição deverá ser paga no prazo estabelecido pelo edital. Caso o estudante não realize o pagamento da taxa no prazo determinado, sua inscrição será indeferida.

É possível se isentar o pagamento da taxa de inscrição do Enem. Para isso o estudante deve atender alguns critérios estabelecidos pelo MEC. São eles:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública (isenção automática, porém é necessário solicitar no site);
  • Ter cursado todo o nível médio em instituição privada com bolsa integral e comprovar renda familiar mensal igual ou menor do que um salário mínimo e meio por membro da família (de acordo com termos da lei 12.799);
  • Se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para saber mais sobre a isenção da taxa de inscrição do Enem acesse o nosso artigo completo sobre o assunto!

É importante lembrar que a solicitação da isenção da taxa de inscrição do Enem ocorre antes das inscrições e mesmo que a sua solicitação for aceita não significa que você está inscrito. Todo mundo deverá fazer a inscrição.

Quando fazer a inscrição no Enem 2020?

As inscrições para o Enem 2020 se encerraram em maio. O edital do Enem 2020 ainda não foi publicado.

Mas fique atento e não perca os prazos! Atualizaremos todas as informações aqui.

Desde 2017, os estudantes possuem mais um canal para obterem informações sobre o Enem. O MEC disponibilizou o aplicativo do Enem que conta com o cronograma completo do Exame. 

Quando fazer a inscrição no Enem

No aplicativo também é possível acessar os dados da sua inscrição, local de prova e cartão de informação. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Confira!

Aprendeu como fazer a inscrição para o Enem 2020? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador