Geografia

Exercícios sobre a Mata Atlântica com GABARITO

Exercícios_sobre_a_Mata_AtlânticaExercícios sobre a Mata Atlântica
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Mata Atlântica é uma floresta conhecida principalmente pela sua enorme biodiversidade e grande variedade de espécies exclusivas. O bioma cobre cerca de 15% do território brasileiro e a Fundação SOS Mata Atlântica afirma que isso é 12,4% do que a floresta já foi. Juntamos alguns exercícios sobre a Mata Atlântica para te ajudar. Para fazê-los leia até o fim. 

Fazer o Simulado Beduka também será importante para você. Você pode focar apenas nas questões das matérias que têm mais dificuldade e estudar por elas.

O que é a Mata Atlântica ?

A Floresta Tropical Atlântica ou simplesmente Mata Atlântica para os mais íntimos, é uma floresta que literalmente liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. O bioma se estende por toda a costa do país, ao longo de 17 estados até ligar os planaltos e serras nordestinas à bacia do Rio Paraná. A floresta ainda encosta no Paraguai e na Argentina.

Originalmente ela ocupava cerca de 1.300.000 km², mas desde 1500 essa área vem diminuindo devido a desmatamentos, queimadas e degradação. Hoje ela ocupa cerca de 12% do que já ocupou.

Nota: Dos 12% que ainda restam da floresta 80% estão localizados em áreas privadas. A prova de que o mais eficiente para se preservar uma região natural é entregá-la para empresários que serão mais eficientes em cuidar de sua propriedade.    

A Mata Atlântica ainda é admirável não apenas por seu tamanho, mas também pela variedade assombrosa de florestas e ecossistemas que existem dentro dela. Essa variedade resulta das variações climáticas e de relevo.

Tamanha biodiversidade não pode deixar de ser contemplada no ENEM, por isso separamos exercícios sobre a Mata Atlântica no final desse texto para você. 

Principais Características da Mata Atlântica

  • Presença de árvores de médio e grande porte que formam uma floresta densa e fechada.
  • Fauna com grande diversidade de espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
  • As árvores de grande porte formam um microclima na mata, produzindo sombra e umidade.
  • Grande biodiversidade com a presença de diversas espécies animais e vegetais.
  • É no território da Mata Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.
  • Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

Flora da Mata Atlântica

Flora da Mata Atlântica
Flora da Mata Atlântica

De acordo como o Ministério do Meio Ambiente existem 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica. Isso corresponde a 35% de todas as espécies catalogadas no Brasil. Também há uma variedade de árvores por hectare maior do que a da Amazônia. Isso quer dizer que a Mata Atlântica é a floresta mais densa do mundo.   

Também de acordo com estudos, 117 das 200 espécies vegetais do Brasil ameaçadas de extinção pertencem à Mata Atlântica. Esse tema também é recorrente nos vestibulares, então faça os exercícios sobre Mata Atlântica com atenção. 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) definiu que dentro da Mata Atlântica existem 5 florestas diferentes:

Floresta Estacional Semidecidual

A Floresta Estacional Semidecidual constitui um tipo de vegetação pertencente à Mata Atlântica mas que, também aparece no Cerrado. Típica do Brasil Central, é condicionada à duas estações bem definidas. Uma chuvosa no verão e outra de estiagem. 

Floresta Estacional Decidual

A Floresta Estacional Decidual também está presente na Mata Atlântica e no Cerrado. Ocorre em grandes altitudes e baixa temperatura. Esse ecossistema é caracterizado por duas estações: uma seca e mais longa (diferenciando-a das florestas tropicais que não tem períodos de seca) e outra chuvosa e mais curta. 

Floresta Ombrófila Mista

A Floresta Ombrófila Mista, ou mata de araucária, é um ecossistema com chuva durante o ano todo, normalmente em altitudes elevadas, e que contém espécies de angiospermas, mas também de coníferas.

Floresta Ombrófila Aberta

A floresta ombrófila aberta é um tipo de vegetação da área de transição entre a Floresta Amazônica e as áreas extra-amazônicas. Caracteriza-se por climas secos, que chegam de 2 a 4 meses por ano, com temperaturas de 24ºC à 25°C

Floresta Ombrófila Densa

Floresta Ombrófila Densa é um tipo de vegetação semelhante à mata perenifólia ou sempre verde, cujo dossel é de até 50 m. As árvores são emergentes de até 40 m de altura. Possui densa vegetação arbustiva

Fauna da Mata Atlântica

Fauna da Mata Atlântica
Fauna da Mata Atlântica

Como já citado, a biodiversidade da Mata Atlântica chega a ser assustadora. Por isso outro fator marcante é a imensa variedade de espécies animais que lá habitam, sendo várias delas exclusivas desse bioma. Infelizmente várias dessas espécies se encontram em extinção

A Mata Atlântica abriga cerca de:

  • 850 espécies de aves;
  • 370 espécies de anfíbios;
  • 200 espécies de répteis;
  • 270 espécies de mamíferos;
  • 350 espécies de peixes.

Acredita-se que a biodiversidade dessa floresta representa 1% a 8% de toda a biodiversidade do mundo. Mais um motivo para fazer os exercícios sobre a Mata Atlântica com muita atenção. 

Clima da Mata Atlântica

O clima é o Tropical Úmido influenciado pelas massas de ar úmidas que vêm do Oceano Atlântico. Contudo, a Mata Atlântica possui alguns subclimas proporcionados pelas suas grandes árvores que provocam sombra e trazem umidade.

Os climas da Mata Atlântica são principalmente o tropical litorâneo úmido do nordeste, o tropical de altitude do sudeste e subtropical úmido do sul. As chuvas são regulares e bem distribuídas, além das temperaturas médias e umidade do ar serem elevadas.

Relevo da Mata Atlântica

O relevo da Mata Atlântica é formado por planícies, costeiras e colinas, além de algumas cadeias de montanhas. Os solos são pouco férteis e o terreno acidentado dificulta qualquer atividade agrícola

O que mantém as plantas nascendo no centro da floresta é a matéria orgânica decomposta, porque o solo naquela região é de fato muito pobre.

Curiosidades sobre a Mata Atlântica

  • A Mata Atlântica já cobriu cerca de 12% do território nacional. Hoje, restam apenas cerca de 7% da cobertura original da Mata.
  • Atualmente, existem na Mata Atlântica 1.191 Unidades de Conservação. Elas cobrem cerca de 115 mil km².
  • A Mata Atlântica possui grande importância ambiental e também para o desenvolvimento do país. Ela é muito importante para regular o clima da região em que está localizada e arredores. Isso ocorre, pois sua vegetação é um importante reservatório de carbono.
  • Nos anos 70, restavam pouco mais de 200 micos-leões-dourados na natureza. Com o programa para tentar recuperar a população desses animais na Mata Atlântica no Rio de Janeiro, o número de micos já chega a mil.
  • Não podemos esquecer das lindas paisagens naturais, que ela nos fornece. O turismo ecológico se beneficia muito destas belezas.

Exercícios sobre a Mata Atlântica

Chegou a hora de fazer os exercícios sobre a Mata Atlântica. Não se preocupe. Se prestou atenção no texto com certeza se sairá bem aqui e nos vestibulares. Falando neles, baixe nosso Plano de Estudos. Um estudo a mais sempre é bom. 

1. (Fuvest-2001) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:

I – Concentração nas baixas latitudes, associada a elevadas precipitações.

II – Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.

III – Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.

IV – Ocorrência em diferentes altitudes.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

2. (CESGRANRIO 2011) O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?

a) Campos de Altitude

b) Restinga

c) Floresta Estacional Semidecidual

d) Floresta Ombrófila Densa

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) Savana Tropical

3. (Mack-2004) Não foram só os ciclos econômicos (da extração do pau-brasil à cafeicultura) que se lançaram violentamente sobre a Floresta Tropical (Mata Atlântica) durante os cinco séculos de ocupação do território brasileiro. Após a metade do século XX, intensificaram- se, entre outras atividades econômicas, as relacionadas abaixo, que colaboraram para esse intenso desmatamento.

I. No estado do Paraná, a instalação da indústria de papel e celulose substituiu, por completo, essa vegetação natural por intensas áreas de reflorestamento, utilizando o eucalipto.

II. No estado de São Paulo, o complexo industrial de Cubatão vem contribuindo para a devastação, devido à urbanização local e à ocorrência das chuvas ácidas.

III. No Estado do Rio de Janeiro, a Cia. Siderúrgica Vale do Rio Doce, localizada em Volta Redonda, muito se utilizou da madeira de suas proximidades para abastecer seus altos-fornos.

IV. Ao longo de todo o litoral e de suas encostas, a devastação tem se acelerado em virtude da intensa especulação imobiliária.

Estão corretas:

a) apenas I e III.

b) apenas II e III.

c) apenas I e IV.

d) apenas II e IV.

e) I, II, III e IV.

4. (CESGRANRIO 2012) Que bioma brasileiro sofreu um grande processo de fragmentação e apresenta a restinga como um dos seus ecossistemas?

a) Amazônia

b) Cerrado

c) Mata Atlântica

d) Pampas

e) Pantanal

5. (UFJF-2000) Na festa do “Brasil – 500 Anos”, o ecossistema da Mata Atlântica, talvez seja o que tenha menos motivos para comemorar.

Sobre esse ecossistema, fatores de degradação e principais impactos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) antes do processo de colonização, estendia-se por todas as encostas montanhosas que acompanham o litoral atlântico do país, do Amapá ao Rio Grande do Sul.

b) os altos níveis de biodiversidade foram prejudicados pelas devastações consequentes dos ciclos econômicos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e do café.

c) em São Paulo, a implantação do Polo Petroquímico de Cubatão, tornou-se conhecida como exemplo de poluição e degradação ambiental.

d) além de abrigar a maioria das cidades e regiões metropolitanas do país, a área original da floresta sedia também os polos industriais e portuários do Brasil.

Respostas dos Exercícios sobre a Mata Atlântica

Exercício resolvido da questão 1 –

d) II e IV.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Savana Tropical

Exercício resolvido da questão 3 –

d) apenas II e IV.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) Mata Atlântica

Exercício resolvido da questão 5 –

a) antes do processo de colonização, estendia-se por todas as encostas montanhosas que acompanham o litoral atlântico do país, do Amapá ao Rio Grande do Sul.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Mata Atlântica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.