ExercíciosMatemática

Os 10 melhores exercícios sobre Cilindro com o Gabarito!

Os 10 melhores exercícios sobre cilindro + gabarito e resumo!Os 10 melhores exercícios sobre cilindro + gabarito e resumo!
Sala do Saber - melhor cursinho online

O cilindro é um dos sólidos geométricos preferidos do Enem e demais vestibulares! É preciso saber que ele é um corpo redondo com tipos, elementos e fórmulas (área e volume) próprias. Leia o resumo e treine seus conhecimentos com os exercícios sobre Cilindro. Ao final, haverá um gabarito para confirmar suas respostas!

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios de Cilindro, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Definição: o que é um Cilindro?

O Cilindro é formado por dois círculos que estão em planos distintos e paralelos. Isso significa que um círculo está acima do outro e que estão alinhados, possuindo a mesma inclinação.

Assim, o espaço que há entre as bases circulares é preenchido por segmentos de reta. Esses traços ligam todos os pontos do círculo de cima com os do de baixo. É importante lembrar que esses segmentos são paralelos e congruentes (mesmo valor). 

Além disso, os círculos das bases possuem os mesmo valores de raio e diâmetro. Ou seja, o cilindro é um sólido alongado e arredondado, com um diâmetro que permanece o mesmo ao longo do comprimento.

Quais são os principais componentes do Cilindro?

Entender as definições é uma tarefa trabalhosa, mas conhecer os elementos do Cilindro vai te ajudar a entendê-lo. Seus componentes são:

  • Raio (r): o raio do cilindro é o mesmo que os raios das bases circulares. Sendo assim, definimos como a distância entre o centro do cilindro e a sua face externa.
  • Diâmetro (D): é a medida que liga duas extremidades do círculo, passando pelo centro. Na prática, vale o dobro do raio (2r).
  • Base: no caso do cilindro, são os dois planos em que estão as circunferências, sendo uma em cima e outra embaixo. Elas são superfícies retas (passamos a mão e está “liso”).
  • Altura (h): é, literalmente, quanto mede a altura do cilindro. Na geometria, definimos como um segmento que liga o centro da base de cima com a superfície em que a figura está apoiada, embaixo, fazendo um ângulo de 90°. A altura também pode ser definida como a distância entre os planos α e β, em que estão os círculos das bases.
  • Geratriz (g): é o segmento que liga o ponto mais externo do círculo da base de cima com o ponto alinhado da base de baixo. Assim, forma uma linha que passa na superfície do cilindro. Normalmente, ela tem o mesmo valor que a altura.
  • Diretriz: equivale à curva do plano da base.
  • Elementos do sólido: o cilindro possui três faces (duas bases e toda a parte curva no meio), mas não possui nenhuma aresta e nenhum vértice.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Fórmula do Cilindro

  • Área de uma das bases:

Ab = π.r²

Em que:

Ab: área da base

π: 3,14

r: raio

  • Área Lateral:

Al = 2 π.r.h

Em que:

Al: área lateral

π: 3,14

r: raio

h: altura

  • Área Total:

At = 2.Ab + Al

ou

At = 2(π.r²) + (2 π.r.h)

Onde:

At: área total

Ab: área da base

Al: área lateral

π: 3,14

r: raio

h: altura

  • Volume do Cilindro:

V = Ab.h 

ou

 V = π.r².h

Onde:

V: volume

Ab: área da base

π: 3,14

r: raio

h: altura

Os 10 exercícios sobre Cilindro!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (PUC-PR)

Um medicamento que dilata os vasos e artérias do corpo humano é ministrado e aumenta o diâmetro em 20% de determinada artéria.

Considerando que a artéria se assemelha a um cilindro circular reto, o fluxo sanguíneo nessa artéria aumenta em

a) 10%.

b) 20%.

c) 21%.

d) 40%.

e) 44%.

Questão 2- (Enem 2006

Uma artesã confecciona dois diferentes tipos de vela ornamental a partir de moldes feitos com cartões de papel retangulares de 20 m x 10 cm (conforme ilustram as figuras abaixo). Unindo dois lados opostos do cartão, de duas maneiras, a artesã forma cilindros e, em seguida, os preenche completamente com parafina.

enem 2006 Uma artesã confecciona dois diferentes tipos de vela ornamental a partir de moldes feitos com cartões de papel retangulares de 20 m x 10 cm

Supondo que o custo da vela seja diretamente proporcional ao volume da parafina empregado, o custo da vela do tipo I, em relação ao custo da vela do tipo II, será:

a) o triplo.

b) o dobro.

c) igual.

d) a metade.

e) a terça parte.

  • Você já fez 20% das questões sobre Cilindro. Continue assim!

Questão 3- (Cesgranrio

Um recipiente com a forma de um cilindro reto, cujo diâmetro da base mede 40 cm e altura 100/π cm, armazena um certo líquido, que ocupa 40% de sua capacidade. O volume do líquido contido nesse recipiente é, em litros, aproximadamente, igual a:

a) 16.

b) 18.

c) 20.

d) 30.

e) 40.

Questão 4- (Enem 2010)

Dona Maria, diarista na casa da família Teixeira, precisa fazer café para servir as vinte pessoas que se encontram numa reunião na sala. Para fazer o café, Dona Maria dispõe de uma leiteira cilíndrica e copinhos plásticos, também cilíndricos.

Com o objetivo de não desperdiçar café, a diarista deseja colocar a quantidade mínima de água na leiteira para encher os vinte copinhos pela metade. Para que isso ocorra, Dona Maria deverá

a) encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

b) encher a leiteira toda de água, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

c) encher a leiteira toda de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo.

d) encher duas leiteiras de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo.

e) encher cinco leiteiras de água, pois ela tem um volume 10 vezes maior que o volume do copo.

Questão 5- (Enem 2021

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Uma loja de materiais de construção vende dois tipos de caixas-d’água: tipo A e tipo B. Ambas têm formato cilíndrico e possuem o mesmo volume, e a altura da caixa d’água do tipo B é igual a 25% da altura da caixa d’agua do tipo A.

Se R denota o raio da caixa d’água do tipo A, então o raio da caixa d’água do tipo B é

a) R/2.

b) 2 R.

c) 4 R.

d) 5 R.

e) 16 R.

  • Nossa! Você já fez metade das questões de Cilindro. Vamos lá!

Questão 6- (Enem 2016)

Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem da produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposto por um cone, e dimensões indicadas na figura. O silo fica cheio e o transporte dos grãos é feito em caminhões de carga cuja capacidade é de 20 m³. Uma região possui um silo cheio e apenas um caminhão para transportar os grãos para a usina de beneficiamento.

enem 2016 Em regiões agrícolas, é comum a presença de silos para armazenamento e secagem da produção de grãos, no formato de um cilindro reto, sobreposto por um cone, e dimensões indicadas na figura

Utilize 3 como aproximação para π. O número mínimo de viagens que o caminhão precisará fazer para transportar todo o volume de grãos armazenados no silo é

a) 6.

b) 16.

c) 17.

d) 18.

e) 21.

Questão 7- (Enem 2014 – adaptada)

Uma empresa que organiza eventos de formatura confecciona canudos de diplomas a partir de folhas de papel quadradas. Para que todos os canudos fiquem idênticos, cada folha é enrolada em torno de um cilindro de madeira de diâmetro d em centímetros, sem folga, dando-se 5 voltas completas em torno de tal cilindro. 

Ao final, amarra-se um cordão no meio do diploma, bem ajustado, para que não ocorra o desenrolamento. Em seguida, retira-se o cilindro de madeira do meio do papel enrolado, finalizando a confecção do diploma. Considere que a espessura da folha de papel original seja desprezível.

Qual é a medida, em centímetros, do lado da folha de papel usado na confecção do diploma?

a) πd.

b) 2 πd.

c) 4 πd.

d) 5 πd.

e) 10 πd.

Questão 8- (FGV-SP

Um cilindro circular reto de altura igual ao diâmetro da base está inscrito em um cone circular reto. O cone tem diâmetro 10, altura 12 e seu eixo de revolução coincide com o do cilindro.

O diâmetro da base do cilindro é igual a

a) 16/3.

b) 60/11.

c) 6.

d) 25/4.

e) 7.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios de Cilindro!

Questão 9- (Enem 2015

O índice pluviométrico é utilizado para mensurar a precipitação da água da chuva, em milímetros, em determinado período de tempo. Seu cálculo é feito de acordo com o nível de água da chuva acumulada em 1 m², ou seja, se o índice for de 10 mm, significa que a altura do nível de água acumulada em um tanque aberto em formato de um cubo com 1 m² de área de base, é de 10 mm. Em uma região, após um forte temporal, verificou-se que a quantidade de chuva acumulada em uma lata de formato cilíndrico, com raio 300 mm e altura 1200 mm, era de um terço da sua capacidade.

Utilize 3,0 como aproximação para π.

O índice pluviométrico da região, durante o período do temporal, em milímetros, é de

a) 10,8.

b) 12,0.

c) 32,4.

d) 108,0.

e) 324,0.

Questão 10 – (Enem 2015)

Uma fábrica brasileira de exportação de peixes vende para o exterior atum em conserva, em dois tipos de latas cilíndricas: uma de altura igual a 4 cm e raio 6 cm, e outra de altura desconhecida e raio de 3 cm, respectivamente, conforme figura. Sabe-se que a medida do volume da lata que possui raio maior, V1, é 1,6 vezes a medida do volume da lata que possui raio menor, V2.

enem 2015 Uma fábrica brasileira de exportação de peixes vende para o exterior atum em conserva, em dois tipos de latas cilíndricas uma de altura igual a 4 cm e raio 6 cm

A medida da altura desconhecida vale

a) 8 cm.

b) 10 cm.

c) 16 cm.

d) 20 cm.

e) 40 cm.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Cilindro. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre Cilindro

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) 44%.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) o dobro.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 16.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) encher a leiteira até a metade, pois ela tem um volume 20 vezes maior que o volume do copo.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) 2 R.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) 18.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) 5 πd.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: b) 60/11.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: d) 108,0.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) 10 cm.

Gostou dos nossos exercícios sobre Cilindro? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.