BiologiaExercícios

Os 5 melhores exercícios sobre Especiação Alopátrica com Gabarito

Os 5 Melhores Exercícios sobre Especição AlopátricaOs 5 Melhores Exercícios sobre Especição Alopátrica
Seu nome na lista de aprovados do Enem
Plano de Estudos 2023 chegou

A Especiação Alopátrica é o tipo mais comum de especiação e a mais cobrada nos vestibulares! Ela se trata de duas populações ficarem literalmente separadas por uma barreira geográfica. Se interessou? Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre especiação alopátrica!

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre Especiação Alopátrica, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é especiação alopátrica?

A especiação alopátrica é um processo onde  uma população inicial de ancestrais se divide e fica isolada geograficamente. Essa separação espacial impede o fluxo gênico entre essas populações de indivíduos. 

As populações estão em ambientes diferentes. Dessa maneira, pressões seletivas diferentes irão ocorrer de modo que a seleção natural fixe características distintas. 

Além disso, a deriva genética (mutações aleatórias) não irá ocorrer devido à própria ausência do fluxo gênico.

Caso as populações se encontrem após um longo período de tempo, os indivíduos não serão mais compatíveis entre si para que seja possível o processo reprodutivo

Ou seja, as duas populações evoluíram independentemente uma da outra e deram origem a novas espécies descendentes.

Quais os outros tipos de especiação?

Além da Especiação Alopátrica, existem outros dois principais tipos de especiação. São eles:

  • Especiação Simpátrica: As populações são divididas pelos diferentes nichos que decidem explorar. Normalmente, alguma mutação está envolvida nesses casos, contribuindo para o isolamento.
  • Especiação Parapátrica: Duas populações distintas acabam ocupando zonas próximas geograficamente, mas distintas ecologicamente, formando zonas híbridas a partir de cruzamentos aleatórios. Os híbridos acabam se tornando o bloqueio reprodutivo dessas populações.   

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.  Obrigado por ter lido até aqui!

  • Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Exercícios sobre Especiação Alopátrica

Questão 1- (UEPB) Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições naturais, de cruzarem entre si e gerarem descendentes férteis.Vários fatores podem produzir novas espécies, ou especiação. Isso se dá quando uma espécie deriva-se de outra reprodutivamente isolada, podendo esta nova espécie manter ou não relações geográficas com seu ancestral. Assinale a alternativa que representa um processo que pode favorecer a especiação: 

a) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento estacional. 

b) Populações com parceiros em potencial copulam, porém a fecundação não ocorre devido à ausência de transferência de espermatozoides, já que eles morrem, favorecendo o mecanismo de isolamento pré-copulatório. 

c) Populações com parceiros em potencial encontram-se, mas não copulam, favorecendo o mecanismo de isolamento mecânico. 

d) Populações que escolhem seus parceiros avaliando seus comportamentos apresentam um isolamento temporal. 

e) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento gamético.

Questão 2- (PUC) Num contexto de isolamento geográfico, as raças podem originar espécies (especiação) distintas ou, após a eliminação da barreira geográfica, confluir para formar populações com maior variabilidade. Populações e espécies também estão sujeitas à extinção. Ao longo da evolução, as taxas de especiação e extinção têm variado principalmente em função de alterações no meio ambiente. Mas, nos últimos tempos, devido à ação humana, as extinções têm superado em muito as taxas de surgimento de novas espécies. A esse respeito, assinale a afirmação incorreta. 

a) Na especiação natural, um mesmo gene alelo pode ter diferentes valores adaptativos em diferentes ambientes.

b) A fragmentação de um ecossistema pode favorecer a oscilação gênica contribuindo para a extinção de determinadas espécies. 

c) A seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma determinada população isolada de outras populações.

d) Espécies muito diferentes podem convergir para se tornar mais semelhantes devido à seleção de características adaptativas em um determina o ambiente.

Questão 3- (UPF/2020)  De acordo com evidências científicas, novas espécies surgem normalmente por diversificação de uma espécie ancestral, por meio de dois diferentes processos: a especiação alopátrica e a especiação simpátrica. Sobre especiação, analise os seguintes eventos:

I. Acúmulo de diferenças genéticas entre as populações.

II. Estabelecimento de isolamento reprodutivo.

III. Surgimento de barreira geográfica.

A sequência correta em que esses eventos ocorrem no processo de especiação alopátrica é:

a) II, III e I.

b) I, II e III.

Mestre da redação
Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka

c) I, III e II.

d) III, II e I.

e) III, I e II.

Questão 4- (PUC Rio) Em sua estada no Arquipélago de Galápagos, Darwin estudou um grupo de espécies de pássaros, muito semelhantes entre si, mas com os bicos diferentes, adaptados a distintos regimes alimentares. Essas espécies diferentes originaram-se de um ancestral comum. Esse é um mecanismo evolutivo denominado:

a) coevolução.

b) fluxo gênico.

c) convergência adaptativa.

d) irradiação adaptativa.

e) hibridação.

Questão 5- (VUNESP) Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

a) X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie.

b) X, Y e Z formaram três espécies diferentes.

c) X e Z tornaram-se espécies diferentes, e Y continuou a pertencer à mesma espécie.

d) X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie, e Y tornou-se uma espécie diferente.

e) X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie, e Z tornou-se uma espécie diferente.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Especiação Alopátrica. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Especiação Alopátrica

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) Populações que vivem no mesmo ambiente e que se reproduzem em épocas diferentes apresentam um isolamento estacional. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) A seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma determinada população isolada de outras populações.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) III, I e II.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) irradiação adaptativa.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) X e Z continuaram a pertencer à mesma espécie, e Y tornou-se uma espécie diferente.

Gostou dos nossos exercícios sobre Especiação Alopátrica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Estude com ajuda do Beduka
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.