ExercíciosMatemática

Os 9 Melhores Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem com Gabarito

Exercícios sobre o Princípio Fundamental da ContagemExercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Princípio Fundamental da Contagem (PFC) é um método de cálculo da Análise Combinatória. Ele afirma que para achar o total de possibilidades em um evento com etapas, devemos multiplicar os número de possibilidades em cada etapa. Não entendeu? Então leia o resumo e faça os exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem. 

Quando você terminar os Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.   

O que é Princípio Fundamental da Contagem (PFC)?

O princípio fundamental da contagem é o primeiro e mais básico método de resolver as questões da Análise Combinatória

Ele também é conhecido como Princípio Multiplicativo e determina que devemos multiplicar o número de opções que há em cada etapa apresentada.

De forma mais completa:

“Quando um evento é composto por etapas sucessivas e independentes, sendo as possibilidades da primeira etapa representadas pelo X e as da segunda por Y, o total de possibilidades será dado pelo produto entre X e Y.”

Por exemplo:

Princípio Fundamental da Contagem nos dados
Princípio Fundamental da Contagem nos dados

Juninho brincava com um dado e notou que também possuía uma moeda em seu bolso. Como era um garoto muito esperto e amava matemática, decidiu descobrir quantas possibilidades de resultados distintos há ao lançar uma moeda e um dado. Qual foi o número corretamente encontrado por ele?

Ao lançarmos uma moeda e um dado temos as seguintes possibilidades:

Moeda: cara ou coroa (2 possibilidades)

Dado: 1, 2, 3, 4, 5, 6 (6 possibilidades)

Observando o ocorrido, vemos que para cada uma das 2 possibilidades da moeda há outras 6 no dado. Portanto, o evento tem duas etapas com 2 possibilidades na primeira e 6 na segunda

Fazendo 2 x 6 encontramos o total de 12 possibilidades totais!

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

O que é Fatorial(!) e como utilizar?

É uma ferramenta utilizada para simplificar os cálculos. É muito comum vê-la em questões de PFC e da própria Análise Combinatória. O seu símbolo é o sinal de exclamação “!”, e toda vez que aparecer seguido de um número, significa que faremos o fatorial dele. 

Portanto, consiste em multiplicar o número com o fatorial, por todos os seus antecessores inteiros, até chegar ao 1.

Por exemplo: 

1! = 1 x 1 = 1

2! = 2 x 1 =2

3! = 3 x 2 x 1 = 6

4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

E assim por diante. 

Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (Unifor–CE) Um casal e seus quatro filhos vão ser colocados lado a lado para tirar uma foto. Se todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os seis podem posar para tirar a foto?

a) 24

b) 48

c) 96

d) 120

e) 720

Questão 2- (UFJF–MG) Newton possui 9 livros distintos, sendo 4 de Geometria, 2 de Álgebra e 3 de Análise. O número de maneiras pelas quais Newton pode arrumar esses livros em uma estante, de forma que os livros de mesmo assunto permaneçam juntos, é:

a) 288

b) 296

c) 864

d) 1728

e) 2130

Questão 3- (ITA–SP) Quantos números de seis algarismos distintos podemos formar usando os dígitos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, nos quais o 1 e o 2 nunca ocupam posições adjacentes (juntos), mas o 3 e o 4 sempre ocupam posições adjacentes? 

a) 144

b) 180

c) 240

d) 288

e) 360

Questão 4- (Enem/2012) O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.

Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.

O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há

a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

Questão 5- (UFMS-RS) Num acidente rodoviário, após ouvir várias testemunhas, conclui-se que o motorista culpado pelo acidente dirigia um carro cuja placa era constituída de 2 vogais distintas e quatro algarismos diferentes, sendo que o algarismo das unidades era o 5. Isso não facilitou o trabalho de polícia, pois o número de placas suspeitas é de: 

a) 10 800 

b) 10 080 

c) 8 100 

d) 1 080 

e) 524  

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem. Continue fazendo o restante.

Questões 6 – (UEPG-PR) Um trem é constituído de uma locomotiva e cinco vagões distintos, um dos quais é um vagão-restaurante. Sabendo-se que a locomotiva deve ir à frente e que o vagão-restaurante não pode ser colocado imediatamente após a locomotiva, o número de modos diferentes em que a composição pode ser montada é igual a: 

a) 18 

b) 96 

c) 120 

d) 360 

e) 600  

Questão 7- (UTFPR) O número de palavras código de 5 letras que podem ser formadas com as letras a, b, c, d, e, f, g, h, sem que nenhuma letra possa ser repetida, é: 

a) 56 

b) 120 

c) 720 

d) 2401 

e) 6720  

Questão 8- (BEDUKA) O número de anagramas da palavra BEDUKA que começam e terminam por vogal é: 

a) 24 

b) 48 

c) 96 

d) 120 

e) 144  

Questão 9- (Enem/2017) Uma empresa construirá sua página na internet e espera atrair um público de aproximadamente um milhão de clientes. Para acessar essa página, será necessária uma senha com formato a ser definido pela empresa. Existem cinco opções de formato oferecidas pelo programador, descritas no quadro, em que “L” e “D” representam, respectivamente, letra maiúscula e dígito.

Opção I- LDDDDD

Opção II- DDDDDD

Opção III- LLDDDD

Opção IV- DDDDD

Opção V- LLLDD

As letras do alfabeto, entre as 26 possíveis, bem como os dígitos, entre os 10 possíveis, podem se repetir em qualquer das opções.

A empresa quer escolher uma opção de formato cujo número de senhas distintas possíveis seja superior ao número esperado de clientes, mas que esse número não seja superior ao dobro do número esperado de clientes.

A opção que mais se adequa às condições da empresa é

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

  • Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) 48

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) 1728

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 144

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) 10 080 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b) 96 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) 6720  

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) 144  

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) V.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

10 Comentários