Geografia

Exercícios sobre Problemas causados pelo lixo com GABARITO

Exercícios_sobre_Problemas_Causados_pelo_lixoExercício sobre problemas Causados pelo Lixo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O lixo é um dos principais problemas da sociedade moderna. A alta produção de lixo resulta da intensificação do consumo, principalmente nas cidades grandes. O descarte irresponsável dos dejetos é responsável por poluição da água, do solo e até do ar. Leia esse artigo e faça exercícios sobre Problemas causados pelo lixo. 

Com o Simulado Beduka você pode estudar através das questões que possui mais dificuldade. Sugerimos que o faça para se preparar para os vestibulares. 

Principais Problemas causados pelo lixo

Problemas Ambientais Causados pelo Lixo
Problemas Ambientais Causados pelo Lixo

Há vários problemas ambientais causados pelo lixo. Eles vão desde poluição visual por causa do descarte feito em locais inadequados, até poluição da água e do ar devido ao chorume que vaza para os lençóis freáticos e a fumaça liberada pela incineração.

A produção de lixo é inseparável das atividades humanas. O problema de fato é como lidar com esse lixo de forma que ele não afete as pessoas a ponto de causar doenças diretamente ou por outros vetores.

Veja a imagem abaixo com uma lista dos problemas causados pelo lixo que mais caem no ENEM:  

Os problemas também podem ser, além de ambientais, sociais, pois a produção descontrolada de lixo é uma agressão à saúde pública

  • Muitas pessoas recorrem à catação e venda do que encontram no lixo para sobreviverem;
  • Ficam expostas a acidentes e à contaminação;
  • Tornam-se sujeitas à intoxicação alimentar;
  • Também podem sofrer psicologicamente por causa da situação em que se encontram.

Chorume

É bom abrirmos uma sessão exclusiva para o chorume nesse texto. Chorume é aquele líquido escuro e mal cheiroso que sai do lixo devida a sua decomposição. Ele é o mesmo que penetra pelo solo e atinge o lençol freático, contaminando as águas subterrâneas. Ele também pode contaminar o próprio solo e pessoas que tenham contato direto.  

Lembre-se bem desses problemas quando estiver fazendo os exercícios sobre problemas causados pelo lixo.  

Raiz do problema

A raiz de todo o problema é o consumo exacerbado. As civilizações estão crescendo e ficando mais populosas, isso significa mais pessoas consumindo e produzindo lixo. 

“Então devemos parar de consumir?”. NÃO! Não adianta salvar a humanidade da produção de lixo se isso levar uma quebra da economia e todos morrerem de fome. A quantidade de pessoas também não é o problema, porque se temos muita gente consumindo também temos muita gente produzindo e isso também é importante. 

A solução é tornar o serviço de coleta e descarte de lixo eficiente e para isso deve-se privatizá-lo. Uma empresa privada vai se preocupar muito mais com como lidar com esse lixo de maneira consciente porque ela precisa agradar seus clientes.

Imagine que você mora em um condomínio privado com um serviço de coleta e descarte de lixo. Você não vai ficar feliz em saber que esse lixo está sendo tratado de forma que seu jardim e seu ar está sendo contaminados, certo? 

Por tanto, a empresa seria obrigada a fazer um bom trabalho para não perder dinheiro, e assim temos um incentivo para resolver o problema. Coisa que não temos com o Estado que apenas leva o lixo da sua casa para jogá-lo em uma terra de ninguém sem se importar com as consequências e muito menos com o seu bem estar.

Para onde o lixo vai?

Aterro Sanitário
Aterro Sanitário

Aqui nós temos uma pergunta mágica. E as respostas são:

  • Lixões onde tudo fica exposto a céu aberto e não existe qualquer tipo de seleção, limpeza ou processos adequados para tratar o lixo.
  • Aterros sanitários, depósitos de lixo onde ele é enterrado e compactado em grandes escavações no solo (ou mesmo uma parte descoberta ao nível do solo) que, via de regra, é coberta com solo e/ou argila, quando já está preenchida.

Normalmente estes lugares são afastados. Porém há ainda quem descarte em locais impróprios, como encostas, rios e córregos. 

É importante ressaltar que o aterro sanitário é uma técnica eficiente de se lidar com o lixo. O problema é que ele é feito de forma negligente, pois os materiais necessários para realmente selar o lixo no subsolo sem que ele cause grandes problemas são caros e o governo não está disposto a gastar com eles para realmente resolver algo.   

Ainda pode-se incinerar, assim o lixo é queimado e há redução do volume a ser aterrado. No caso de substâncias tóxicas ou perigosas, um objetivo ainda mais importante é a eliminação do perigo tóxico associado ao material. Problema: poluição do ar. 

Compostagem

Compostagem é uma outra técnica que consiste em:

  • Retornar os resíduos orgânicos ao ciclo natural;
  • Obter adubo orgânico de alta qualidade;
  • Difundir uma solução ecológica simples e eficiente;
  • Facilitar a coleta seletiva;
  • Reduzir o volume de matéria orgânica encaminhada para os aterros e lixões, aumentando a vida útil deles;
  • Reduzir a quantidade de dias de coleta de lixo devido ao baixo volume;
  • Reduzir a poluição ambiental devido a emissão de gases poluentes gerados no deslocamento da frota coletora de lixo;
  • Amenizar a poluição ambiental decorrente dos “lixões” da cidade.

Lembrar dessas técnicas será útil quando estiver fazendo sua redação de ENEM e os exercícios sobre problemas causados pelo lixo.

Tipos de lixo

Tipos de Lixo
Tipos de Lixo

Existem 9 tipos catalogados de lixo. Veja a imagem abaixo para conhecê-los:

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a enxergar que o lixo vai muito além de um problema ambiental e que ele ameaça nossa saúde de várias formas possíveis. Por isso, lembre-se dos 4 Rs: 

  • REDUZIR;
  • REUTILIZAR;
  • RECICLAR;
  • REPENSAR.

Aqui tem um link para o trailer de um documentário que fala sobre o Jardim Gramacho do Rio de Janeiro (um dos maiores aterros do mundo). Ele mostra o artista Vik Muniz fazendo artes de lixo com ajuda de alguns catadores. Algumas receberam prêmios internacionais.

Trailer doDocumentário

Ele será ótimo para criar uma nova visão de mundo e pode te ajudar demais com a redação de ENEM e com os exercícios sobre problemas causados pelo lixo.

Exercícios sobre Problemas causados pelo lixo

Muito bem, vamos fazer os exercícios sobre Problemas causados pelo lixo. Baixe nosso Plano de Estudos para ficar mais próximo da nota 1000. 

1-(Enem 2014) O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.

Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o

a) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.

b) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.

c) óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.

d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

e) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.

2-(Enem 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Um exemplo de reciclagem é a utilização de

a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

3-(Enem 2011) Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

a) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

c) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo.

d) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado.

e) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

4-(UNIVAS)

O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas  

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta  

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas

5-(ADVISE 2009) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

Respostas dos Exercícios sobre Problemas causados pelo lixo

Exercício resolvido da questão 1 –

d) gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.

Exercício resolvido da questão 2 –

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

Exercício resolvido da questão 5 –

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Problemas causados pelo lixo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.