ExercíciosFísica

Os 10 Melhores Exercícios Sobre Segunda Lei de Ohm com Gabarito

Exercícios sobre segunda lei de ohmExercícios sobre segunda lei de ohm
Sala do Saber - melhor cursinho online

A segunda lei de Ohm exprime a relação entre as grandezas físicas e geométricas que influenciam na resistência elétrica de um condutor. Leia nosso resumo para entender melhor e em seguida teste seus conhecimentos resolvendo os exercícios sobre Segunda Lei de Ohm.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre Segunda Lei de Ohm, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que são as leis de Ohm?

As leis de Ohm são teorias físicas que relacionam grandezas elétricas. Elas nos permitem calcular os elementos que compõem um circuito elétrico como a tensão, a corrente e a resistência.

No entanto, só podem ser aplicadas em corpos com resistências constantes, chamadas resistências ôhmicas.

O que é a Segunda lei de Ohm?

A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas interferem na resistência elétrica de um corpo condutor homogêneo

Esta lei define que a resistência elétrica de um condutor é inversamente proporcional à sua área de secção transversal e diretamente proporcional ao comprimento e à resistividade.

Segundo esta lei, a resistência depende da composição e do formato do corpo: quanto maior a espessura, menor será a resistência

É por isso que, geralmente, se usa fios grossos para a passagem de correntes elétricas de alta intensidade. Eles têm menos resistência e, por isso, dissipam menos energia em forma de calor.

A fórmula desta lei é:

Formula da segunda lei de ohm
Fórmula da segunda lei de ohm

Nessa fórmula:

R = resistência elétrica (Ω ohms)

ρ (rô) = resistividade (m)

L = comprimento do corpo (m)

A = área transversal do corpo (m²)

A resistência é, por definição, a capacidade que um material tem de estabelecer uma corrente elétrica

O estabelecimento da corrente será fácil ou difícil, a depender das propriedades geométricas do condutor. Também dependerá do material de que é constituído e das condições ambientais.

A resistividade é a propriedade do corpo que representa o quanto ele se opõe à corrente elétrica. Quanto menor a resistividade, mais facilmente é permitido à corrente passar pelo condutor. É a grandeza contrária à condutividade.

Assim, a resistividade pode ser calculada pela fórmula:

Nesta fórmula,  σ é a condutividade -1.m-1 inverso de ohms vezes metro)

Exercícios sobre segunda lei de ohm

Questão 1- (UFRGS) No circuito esquematizado abaixo, R1 e R2 são resistores com a mesma resistividade ρ. R1 tem comprimento 2L e seção transversal A, e R2 tem comprimento L e seção transversal 2A.

Nessa situação, a corrente elétrica que percorre o circuito é

a) 2AV/(5 ρ L).

b) 2AV/(3 ρ L).

c) AV/(ρ L).

d) 3AV/(2 ρ L).

e) 5AV/(2 ρ L).

Questão 2- (UNIFESP) Você constrói três resistências elétricas, RA, RB e RC, com fios de mesmo comprimento e com as seguintes características:

I. O fio de RA tem resistividade 1,0·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.

II. O fio de RB tem resistividade 1,2·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.

III. O fio de RC tem resistividade 1,5·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,40 mm.

Pode-se afirmar que:

a) RA > RB > RC.

b) RB > RA > RC.

c) RB > RC > RA.

d) RC > RA > RB.

e) RC > RB > RA.

Questão 3- (Famec-BA) Considerem-se dois fios condutores do mesmo material: o primeiro com diâmetro igual a 0,6 mm, comprimento 6 m e resistência 12 Ω e o segundo com diâmetro igual a 0,4 mm, comprimento igual a 4 m e resistência igual a x Ω.

Com base nessas informações, conclui-se que x é igual a:

a) 6

b) 8

c) 10

d) 12

e) 18

Questão 4- (Mack) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua secção transversal tem raio igual à metade do raio da secção transversal do fio B.A relação pA / pB entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é:

a) 0,25

b) 0,50

c) 0,75

d) 1,25

e) 1,50

Questão 5- (ITA-2000) Uma certa resistência de fio, utilizada para aquecimento, normalmente dissipa uma potência de 100W quando funciona a uma temperatura de 100ºC. Sendo de 2 x 10-3 K-1 o coeficiente de dilatação térmica do fio, conclui-se que a potência instantânea dissipada pela resistência, quando operada a uma temperatura inicial de 20ºC, é

a) 32W.

b) 84W.

c) 100W.

d) 116W.

e) 132W.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre segunda lei de ohm. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (ITA-2006) Para iluminar o interior de um armário, ligase uma pilha seca de 1,5V a uma lâmpada de 3,0W e 1,0V. A pilha ficará a uma distância de 2,0m da lâmpada e será ligada a um fio de 1,5mm de diâmetro e resistividade de 1,7 x 10-8 Ω.m. A corrente medida produzida pela pilha em curto circuito foi de 20A. Assinale a potência real dissipada

pela lâmpada, nessa montagem.

a) 3,7W

b) 4,0W

c) 5,4W

d) 6,7W

e) 7,2W

Questão 7-  (AFA-2001) Um fio de cobre com resistividade 1,69 x 10-8m é enrolado em um suporte cilíndrico, com raio 10 cm, com 500 voltas. Sendo o raio do fio 2 mm, sua resistência elétrica, em ohms, é

a) 0,42

b) 4,20

c) 42,00

d) 420,00

Questão 8- (UEFS-BA) Dois condutores metálicos, A e B de mesmo comprimento e constituídos do mesmo material, possuem áreas de secção transversal respectivamente iguais a SA e SB e estão em equilíbrio térmico entre si. Pode-se afirmar que o condutor A apresenta, em relação ao condutor B, igual:

a) massa

b) resistividade elétrica

c) condutividade elétrica

d) resistência elétrica

e) grau de agitação dos átomos da rede cristalina

Questão 9- (UFC-CE) Um pássaro pousa em um dos fios de uma linha de transmissão de energia elétrica. O foi conduz uma corrente elétrica i = 1.000 A e sua resistência, por unidade de comprimento, é de 5,0∗10-5 Ω/m. A distância que separa os pés do pássaro, ao longo do fio, é de 6,0 cm. A diferença de potencial, em milivolts (mV), entre os seus pés é:

a) 1,0

b) 2,0

c) 3,0

d) 4,0

e) 5,0

Questão 10-  (Mack) Dois resistores, de resistências elétricas R1 e R2, são formados por fios metálicos, de mesmo comprimento e mesmo diâmetro, e são constituídos de materiais cujas resistividades são ρ1 e ρ2 respectivamente. Quando esses resistores são associados em paralelo e submetidos a uma bateria de tensão elétrica U, a corrente que passa pelo fio de resistência elétrica R2 é o dobro da que passa por R1. Nessas condições, a relação entre as resistividades dos materiais é

a) ρ1 = ρ2

b) ρ2 = 2. ρ1

c) ρ1 = 2. ρ2

d) ρ1 = 4. ρ2

e) ρ2 = 4. ρ1

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a segunda lei de ohm. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre segunda lei de ohm

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) 2AV/(5 ρ L).

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) RC > RB > RA.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra e) 18

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) 0,25

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) 116W.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) 3,7W

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) 0,42

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) resistividade elétrica

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) 3,0

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra c) ρ1 = 2. ρ2

Estude para o Enem com o Simulado Enem Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre a Segunda Lei de ohm? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.