ExercíciosHistória

Os 6 Melhores Exercícios Sobre a Guerra dos Seis Dias com Gabarito

exercícios sobre guerra dos seis diasexercícios sobre guerra dos seis dias
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Guerra dos Seis Dias foi um dos muitos conflitos do Oriente Médio que envolveram os povos árabes e judeus, desde que o Estado de Israel foi fundado nesta região. Leia nosso resumo e entenda os motivos e as consequências deste conflito, em seguida responda os exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias, para testar seus conhecimentos.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

Quais foram os antecedentes da Guerra dos Seis Dias?

O Estado de Israel foi fundado em 1948, após um grande fluxo migratório de judeus que aconteceu em decorrência da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto

Certos de que não havia lugar para eles na Europa, partiram em direção à Palestina, quando esta era ainda um protetorado britânico.

A chegada em massa de judeus e a configuração de um novo Estado-nação naquela região, com a consequente perda de territórios dos antigos habitantes, acirraram os ânimos palestinos.

Em 1950, a Al Fatah foi fundada com o intuito de retomar o território perdido. Esta organização era apoiada pela Síria e promovia ataques terroristas contra Israel.

As tensões se acentuarão entre 1956 e os primeiros meses de 1967. Nesse período, houve o Conflito de Suez e as mobilizações de tropas egípcias para a Península do Sinai. 

O local estava ocupado pelos capacetes-azuis da ONU. Eles foram retirados dali após pressão do presidente Egípcio e principal liderança da Liga Árabe, Gamal Abdel Nasser.

A mobilização egípcia se deu após a conferência da Liga Árabe que tratou do desvio da água do Jordão, a ser realizado por Israel

Os egípcios, dependentes desta água, viram na presença do Estado judeu um fator de desequilibrio para seus interesses. Assim, eles começaram a se organizar para atacá-lo.

O que foi a Guerra dos Seis Dias?

A Guerra dos Seis Dias foi o conflito com menor duração entre os países da Liga Árabe, Iraque, Síria, Egito e Jordânia, e o Estado de Israel. 

Teve seu início quando Israel bombardeou bases aéreas do Egito, danificando aviões e pistas de pouso, em 5 de junho de 1967. Terminou em 10 de junho de 1967, com a retirada da Síria do conflito e a assinatura do armistício.

O conflito durou seis dias, sendo considerado uma guerra-relâmpago. Em três horas de ataque israelense às bases egípcias, a maioria dos aviões já tinha sido destruída. 

Este ataque foi realizado sob o pretexto de que não havia saída para Israel senão uma guerra preventiva.

Em seguida, no dia 7, mais uma vez alegando prevenção, os israelenses se lançaram contra os sírios, temendo uma aliança sírio-egípcia. Este ataque se desenrolou até o dia 10 de junho, quando a Síria aceitou o cessar-fogo proposto.

Qual o desfecho da Guerra dos Seis Dias?

Israel foi o vencedor da Guerra dos Seis Dias, apesar de sua inferioridade numérica. Deste modo, anexou diversos territórios ao seu estado como a Península do Sinai, Gaza, as colinas de Golã, Cisjordânia e Jerusalém Oriental. 

Alguns destes territórios seriam devolvidos anos depois do conflito, outros permanecem até hoje sob controle israelense.

Com a incorporação dos territórios conquistados por Israel à sua nação, o número de refugiados palestinos aumentou, em decorrência da expulsão de 1,6 milhão de pessoas da região.

Depois deste conflito, os países árabes estreitaram os laços com a União Soviética, a fim de promover seu rearmamento, o que manteve, em partes, a tensão no Oriente Médio.

As baixas de cada lado são:

  • Israel:

Oficiais

776–983 mortos

4.517 feridos

15 aprisionados

46 caças abatidos

400 blindados perdidos

  • Liga Árabe:

Estimativas

aproximadamente 15.000 mortos

45.000 feridos

6.000 aprisionados

452 caças abatidos

Centenas de tanques destruídos

Exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias

Questão 1- (PUC-RIO -2009) O Estado de Israel, que completou 60 anos em maio deste ano, teve suas fronteiras definidas a partir de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas abaixo:

I – O plano de Partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina.

II – Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel em 1948: era o começo dos conflitos árabe-israelenses e do dilema dos refugiados palestinos.

III – A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) permitiu a ocupação de quase toda a Palestina, isto é, do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém e o do Iraque.

IV – A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense usando paus, pedras e atentados.

ASSINALE a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

Questão 2- (Unicamp 2012) Em discurso proferido em 20 de maio de 2011, o presidente dos EUA, Barack Obama, pronunciou-se sobre as negociações relativas ao conflito entre palestinos e israelenses, propondo o retorno à configuração territorial anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Sobre o contexto relacionado ao conflito mencionado é correto afirmar que:

a) A criação do Estado de Israel, em 1948, marcou o início de um período de instabilidade no Oriente Médio, pois significou o confisco dos territórios do Estado da Palestina que existia até então e desagradou o mundo árabe.

b) A Guerra dos Seis Dias insere-se no contexto de outras disputas entre árabes e israelenses, por causa das reservas de petróleo localizadas naquela região do Oriente Médio.

c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) O discurso de Obama representa a postura tradicional da diplomacia norte-americana, que defende a existência dos Estados de Israel e da Palestina, e diverge da diplomacia europeia, que condena a existência dos dois Estados.

Questão 3- (Enem 2007) – Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes. A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

A partir do texto acima, assinale a opção correta.

a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.

b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir de decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

d) A ação dos governos de Washington e de Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.

e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

Questão 4-   (UFRGS) A ocupação e colonização da Faixa de Gaza, Cisjordânia e das Colinas de Golan por Israel sobre seus vizinhos árabes, foi iniciada a partir da

a) Guerra dos Seis Dias (1967).

b) Guerra do Yom Kippur (1973).

c) Revolução Islâmica (1979).

d) Intifada (1987).

e) Guerra do Golfo (1991).

Questão 5- (UFRGS 2015) Leia as afirmações abaixo, sobre os Acordos de Oslo, estabelecidos entre o governo de Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1993.

I – Proibiu a construção de novos assentamentos israelenses em Gaza e na Cisjordânia.

II – Houve o entendimento mútuo, entre o Estado de Israel e a OLP, de que o primeiro reconheceria a autoridade política da segunda, e a OLP se comprometeria a abandonar a luta armada.

III – Foi criada a Autoridade Palestina, com função de governo limitado dos territórios palestinos, ocupados por Israel, após a Guerra dos Seis Dias (1967).

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (PUC RJ) A partir da observação do mapa dos territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967), localize  as  áreas  restituídas  à  Palestina  no  recente  acordo  de  paz  firmado  entre  palestino  e israelenses  (1993).

mapa

a)  Sinai e Golan.   

b)  Suez e Jordânia.

c)  Jerusalém e Cisjordânia.

d)  Deserto de Neguev e Ácaba.

e)  Jericó e Gaza

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre a Guerra dos Seis Dias.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) A Guerra dos Seis Dias significou a ampliação territorial de Israel, com a anexação de territórios, justificada pelos israelenses como medida preventiva para garantir sua segurança contra ações árabes.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) Guerra dos Seis Dias (1967).

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra d) Apenas II e III..

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e)  Jericó e Gaza

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre a Guerra dos Seis Dias? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.