ExercíciosHistória

As 10 Melhores Questões Sobre o Descobrimento do Brasil com Gabarito

questões sobre o descobrimentoQuestões sobre o descobrimento?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Descobrimento do Brasil foi um dos grandes acontecimentos do século XVI. A partir dele, povos diferentes passaram a ter contatos entre si, o que formou um novo povo: o brasileiro. Leia nosso resumo sobre este assunto e em seguida resolva as questões sobre descobrimento do Brasil que separamos.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de responder às questões sobre o Descobrimento do Brasil,  que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

Qual era o contexto do Descobrimento do Brasil?

Você já parou para pensar na origem do seu sobrenome? Provavelmente ele é português. Isso porque os sobrenomes mais comuns no nosso país têm essa origem.

Isso se dá porque Portugal foi o país europeu que colonizou o Brasil. E, mesmo depois de independente, as maiores colônias de imigrantes por aqui eram de portugueses.

Essa ligação entre os dois países começou em 1500. Foi nesse ano que os primeiros portugueses chegaram ao território que seria conhecido como Brasil, mas que ainda era desconhecido dos europeus.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi um dos grandes momentos da expansão marítima. Ou seja, não foi um evento isolado, mas tinha um contexto que tornou sua ocorrência possível.

As expedições exploratórias portuguesas foram possibilitadas por um conjunto de fatores:

Unificação territorial e estabilidade política

Portugal foi um dos primeiros estados-nação a se formarem na Europa. Os povos europeus se organizavam, na maioria, de maneira descentralizada, em feudos, até o século XVI. Mas Portugal já era um estado unitário desde o fim do século XII.

Isso foi possível porque o conde Afonso, do Condado Portucalense, iniciou a reconquista do território oeste da península Ibérica, até então sob domínio dos muçulmanos. Esse processo foi concluído em 1290, com a conquista do Algarves, no sul do país.

O rei era a figura central da política. E isso se agravou após a Revolução de Avis de 1383 a 1385, que consolidou a independência portuguesa do Reino de Castela. Isso garantiu estabilidade política a Portugal.

Isso garantiu o desenvolvimento tecnológico e comercial português. Dentre os grandes avanços, estaria o náutico.

Localização geográfica

A posição de Portugal no continente europeu favoreceu seu desenvolvimento náutico. Ele é o país mais a oeste do continente, tendo o Oceano Atlântico como fronteira. Desta forma, tinha acesso fácil às suas correntes.

Novas rotas para o Oriente

O Oriente era uma fonte de especiarias para a Europa. Elas eram produtos raros no mercado europeu, com grande valor comercial. No entanto, a rota principal, pelo Mediterrâneo, para chegar até a Ásia estava interditada pelo domínio muçulmano do mar.

Deste modo, era preciso buscar um novo caminho para garantir os produtos. Os portugueses com conhecimentos náuticos e tendo acesso fácil ao Oceano Atlântico, investiram em fazer o Périplo Africano.

Ou seja, puseram seus navios para contornar a África pelo sul. O primeiro navegador a fazer essa travessia com sucesso foi Bartolomeu Dias, em 1488. Ele esteve também na tripulação comandada por Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil.

Em seguida, Vasco da Gama fez a mesma viagem de Bartolomeu Dias, em 1498. Ele foi o primeiro comandante europeu a chegar à Índia fazendo o Périplo Africano.

Portugal não estava sozinho no avanço marítimo. O Reino de Castela, que unificou a Espanha, já tinha enviado missões para chegar ao Oriente por um caminho diferente do mediterrâneo. Uma delas foi a de Cristóvão Colombo.

Em 1492, ele chegou à América. O que fazia do recém unificado reino espanhol um concorrente de Portugal. Por isso, um acordo foi selado entre os dois países, por intermédio do Papa Alexandre VI.

O acordo ficou conhecido como Tratado de Tordesilhas, e foi assinado em 1494. Por meio dele, definiu-se que uma linha imaginária seria traçada a 370 léguas (1770 km) de Cabo Verde. As terras descobertas a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha e ao leste, a Portugal.

Como foi o Descobrimento do Brasil?

O Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, um capitão da Ordem de Cristo, uma instituição militar e religiosa. Ele saiu de Lisboa acompanhado de 13 embarcações e 1400 homens, em direção à Índia, no dia 9 de março de 1500.

A intenção da expedição de Cabral era realizar trocas comerciais com os indianos. No entanto, a esquadra comandada por ele afastou-se da costa africana. Primeiro chegaram às ilhas de Cabo Verde, depois ao Brasil.

Segundo o que se conta, Vasco da Gama teria dito a Cabral que não procurasse a calmaria da viagem de cabotagem.  Viagem essa feita pelos portos de uma mesma região. O capitão deveria ir em mar aberto.

Isso foi feito. Cabral atravessou o Atlântico e chegou à costa brasileira, avistando suas terras em 22 de abril de 1500. No começo, pensaram tratar-se de uma ilha, que batizaram de Ilha de Vera Cruz.

O local avistado é onde hoje se encontra a cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Gaspar de Lemos, que comandava a naveta de suprimentos da esquadra, foi responsável por levar a notícia ao rei D. Manuel.

Como foi o contato entre portugueses e índios?

Cabral enviou para a terra avistada uma expedição no dia 23 de abril. O comandante era Nicolau Coelho, que chegou ao território por meio de um bote e estabeleceu os primeiros contatos com os índios.

A relação se deu de modo amistoso. Em 24 de abril, um grupo de indígenas foi levado à embarcação de Cabral. Foram-lhes oferecidos comida e vinho, mas eles não gostaram.

No dia 26, um domingo, o frade capuchinho Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa do Brasil. Os indígenas estavam presentes e, pelas fontes, imitavam os portugueses nos gestos do rito católico.

A esquadra de Cabral partiu para a Índia no dia 2 de maio, mas deixou dois degredados no Brasil. Estes eram homens punidos com o exílio, ou degredo na linguagem da época, por algum tipo de crime. O intuito era de que aprendessem a língua nativa e fossem se familiarizando com a terra.

Isso iria facilitar os contatos comerciais possíveis entre índios e portugueses, além da colonização que começaria a partir de 1530.+

Qual foi o verdadeiro dia do Descobrimento do Brasil?

O dia do Descobrimento do Brasil atualmente não é feriado, mas entre 1891 e 1930 ele foi uma data cívica nacional. No entanto, a comemoração acontecia no dia 3 de maio, em vez do dia 22 de abril que conhecemos.

Curioso, não é?

Isso aconteceu porque os documentos que relatavam a chegada dos portugueses aqui não eram precisos quanto a data. Uma interpretação dizia que, como Cabral chamou à terra descoberta de Ilha de Vera Cruz, a chegada teria sido no dia 3 de maio.

Neste dia, os católicos comemoravam o dia da Santa Cruz. O nome seria então uma homenagem à festa. Essa interpretação perdurou até 1817.

Quando a família real portuguesa se transferiu para o Brasil em 1808, trouxe consigo a Carta de Pero Vaz de Caminha. Ela foi escrita para relatar o descobrimento ao rei D. Manuel, em 1500. Caminha era um escrivão da esquadra de Cabral.

Em 1817, o padre Aires de Casal publicou o documento pela primeira vez. Nele, a chegada é referida como tendo acontecido em 22 de abril de 1500.

Mas se isso aconteceu num ano tão anterior a 1891, por que 3 de maio passou a ser feriado a partir deste ano?

Porque em 21 de abril já se tinha o feriado de Tiradentes. Para evitar feriados seguidos, a data antiga foi retomada.

  • Agora que você já revisou o assunto, responda as questões sobre Descobrimento do Brasil que separamos!

Questões sobre o Descobrimento do Brasil

Questão 1 – (Mackenzie) Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito “prazer e devoção”, a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (…) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno)

Este contato amistoso entre brancos e índios era preservado:

a) pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.

b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

c) pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.

d) em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como “o bom selvagem e forte colaborador da colonização”.

e) sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.

Questão 2 – (Uff) A “Carta de Pero Vaz de Caminha”, escrita em 1500, é considerada como um dos documentos fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura renascentista, dentre os quais se destaca:

a) a visão do índio como pertencente ao universo não religioso, tendo em conta sua antropofagia;

b) a informação sobre os preconceitos desenvolvidos pelo renascimento no que tange à impossibilidade de se formar nos trópicos uma civilização católica e moderna;

c) a identificação do Novo Mundo como uma área de insucesso devido à elevada temperatura que nada deixaria produzir;

d) a observação da natureza e do homem do Novo Mundo como resultado da experiência da nova visão de homem, característica do século XV;

e) a consideração da natureza e do homem como inferiores ao que foi projetado por Deus na Gênese.

Questão 3 – (UDESC 2018/1) É prática comum nos programas escolares a delimitação de datas que marcam o início e, muitas vezes, o fim de processos históricos. No caso da História do Brasil, o ano de 1500 recebe bastante atenção.

A respeito do ano de 1500 como início oficial da História do Brasil, analise as proposições.

I. A definição de datas como marcos históricos tem implicações políticas, uma vez que elege certos eventos como fundamentais. No caso da História do Brasil, a ênfase no ano de 1500 ressalta a importância atribuída à chegada dos europeus para a constituição da história brasileira.

II. Ao definir o ano de 1500 como marco inicial para a História do Brasil, corre-se o risco de desconsiderar a importância da história, as características e os costumes dos vários grupos indígenas que já habitavam o território, que seria posteriormente conhecido como Brasil.

III. A definição do ano de 1500, como marco para o início oficial da História do Brasil, foi resultado de uma série de demandas populares que reivindicavam a possibilidade de opinar a respeito da oficialização da História Nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

D) Somente a afirmativa I é verdadeira.

E) Somente a afirmativa II é verdadeira.

  • Boa! Já chegamos a 25% das questões sobre descobrimento do Brasil. Continue!

Questão 4 – (Fuvest) Sobre o Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494, pode-se afirmar que objetivava:

a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

b) estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

c) impor a reserva de mercado metropolitano, por meio da criação de um sistema de monopólios que atingia todas as riquezas coloniais.

d) reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

e) reconhecer a hegemonia anglo-francesa sobre a exploração colonial, após a destruição da Invencível Armada de Felipe II, da Espanha.

Questão 5 – (Cesgranrio) O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente…

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.

b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.

c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.

d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.

e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

  • Excelente! Já foi metade das questões sobre descobrimento do Brasil.

Questão 6 – . (Mackenzie) As razões do pioneirismo português na Expansão Marítima dos séculos XV e XVI foram:

a) a invasão da Península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos.

b) a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.

c) um Estado Liberal centralizado, voltado para a acumulação de novos mercados consumidores.

d) As guerras religiosas, a descentralização política do Estado e o fortalecimento dos laços servis.

e) uma monarquia centralizada, interessada no comércio de especiarias.

Questão 7 –(Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que:

a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção do empreendimento.

b) a conquista da Baía de Argüim permitiu a Portugal montar uma feitoria e manter o controle sobre Importantíssima rota comercial intra-africana.

c) a instalação da feitoria de São Paulo de Luanda possibilitou a montagem de grande rede de abastecimento de escravos para o mercado europeu.

d) o domínio português de Piro e Sidon e o conseqüente monopólio de especiarias do Oriente Próximo tornaram desinteressante a conquista da Índia.

e) a expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, aumentou o preço dos escravos, tanto nos portos africanos, quanto nas praças brasileiras.

  • Ufa! Falta pouco para você terminar as questões sobre o descobrimento do Brasil. Continue!

Questão 8 – (Ufmg) O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494,

a) foi elaborado segundo os mais modernos conhecimentos cartográficos, baseados nas teorias do geógrafo e astrônomo grego Ptolomeu.

b) foi respeitado pelos portugueses até o século XVIII, quando novas negociações resultaram no Tratado de Madri.

c) nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática.

d) resultou da ação dos monarcas espanhóis que resistiram à adoção da Bula lntercoetera, contrária aos seus interesses.

e) surgiu da necessidade de definir a possessão do território brasileiro disputado por Portugal e Espanha.

Questão 9 – (Ufpe) Portugal e Espanha foram, no século XV, as nações modernas da Europa, portanto pioneiras nos grandes descobrimentos marítimos. Identifique as 

realizações portuguesas e as espanholas, no que diz Respeito a esses descobrimentos.

1. Os espanhóis, navegando para o Ocidente, descobriram, em 1492, as terras do Canadá.

2. Os portugueses chegaram ao Cabo das Tormentas, na África, em 1488.

3. Os portugueses completaram o caminho para as Índias, navegando para o Oriente, em 1498.

4. A coroa espanhola foi responsável pela primeira circunavegação da Terra iniciada em 1519, por Fernão de Magalhães. Sebastião El Cano chegou de volta à Espanha em 1522.

5. Os portugueses chegaram às Antilhas em 1492, confundindo o Continente Americano com as Índias.

Estão corretos apenas os itens:

a) 2, 3 e 4;

b) 1, 2 e 3;

c) 3, 4 e 5;

d) 1, 3 e 4;

e) 2, 4 e 5.

Questão 10 – (Ufmg) Leia o texto. 

“As águas são muitas e infindas. E em tal maneira [a terra] é grandiosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem. Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar. E que não houvesse mais que ter aqui Vossa Alteza esta pousada para a navegação […], isso bastava. Mas ainda, disposição para nela cumprir-se – e fazer -o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber o acrescentamento da nossa Santa Fé!” 

 (“Carta de Pero Vaz de 

Caminha”, 1Ž de maio de 1500.)

Com base nesse trecho da carta de Caminha, o descobrimento do Brasil pode ser relacionado

a) à procura de produtos para o comércio no Continente Europeu.

b) ao ideal de expansão religiosa do cristianismo.

c) à divisão do cristianismo pela Reforma Religiosa.

d) à procura do caminho marítimo para as Índias.

  • Parabéns! Você fez todas as questões sobre o descobrimento do Brasil. Agora confira o gabarito!

Gabarito das questões sobre o Descobrimento do Brasil

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra b) até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra d) a observação da natureza e do homem do Novo Mundo como resultado da experiência da nova visão de homem, característica do século XV;

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima..    

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) uma monarquia centralizada, interessada no comércio de especiarias.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção do empreendimento.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra c) nasceu de uma atitude inovadora na época: a de resolver problemas políticos entre nações concorrentes pela via diplomática.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra a) 2, 3 e 4;

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra b) ao ideal de expansão religiosa do cristianismo.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre O Descobrimento do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.