Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

As 7 Melhores Questões Sobre Zygmunt Bauman com Gabarito

Questões sobre Zygmunt BaumanQuestões sobre Zygmunt Bauman
Cronograma do que estudar

Zygmunt Bauman foi um dos sociólogos mais importantes da atualidade. Sua teoria acerca da liquidez das relações sociais é discutida no mundo todo. Com nosso resumo, você entende tudo sobre ele e em seguida testa seus conhecimentos com questões sobre Zygmunt Bauman.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar as questões sobre Zygmunt Bauman, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

Quem foi Zygmunt Bauman?

Zygmunt Bauman (1925 – 2017) foi um importante sociólogo contemporâneo, de origem judaica polonesa. Ele se refugiou com os pais na União Soviética após a ascensão do Nazismo e a invasão alemã na Polônia, em 1939.

Retornou a seu país de origem quando a guerra terminou. Lá, ele iniciou sua vida acadêmica e passou a compor os quadros do Partido Comunista local. 

Foi professor em Varsóvia, mas por pressões políticas emigrou para Israel em 1968, onde deu aulas na Universidade de Tel Aviv.

Em 1971, Bauman se dirige para a Inglaterra, onde passaria a ser professor da Universidade de Leeds. 

Foi nesta Universidade que começou a desenvolver seus trabalhos sobre a pós-modernidade e as relações sociais. Neste período, ele as qualificou  como líquidas.

Qual é a principal teoria de Zygmunt Bauman?

A principal teoria de Bauman é a da modernidade líquida. Este conceito se refere às relações humanas no contexto da pós-modernidade. Para Bauman, as relações estabelecidas contemporaneamente são frágeis, incapazes de sustentar-se com segurança.

Na sua obra, Bauman contrapõe a modernidade sólida, que foi a forma de vida ocidental até a primeira guerra Mundial, à modernidade líquida. Veja a diferença entre elas.

Modernidade Sólida e Modernidade Líquida

A modernidade sólida era pautada na comunidade, com relações sociais mais rígidas, pois se buscava a estabilidade nas várias áreas da vida: a política, a economia, a família, etc. 

A modernidade líquida se caracteriza pelo individualismo, pela busca de satisfação pessoal acima do coletivo e pela rapidez das mudanças.

Na política, a modernidade líquida se manifesta no Estado mínimo, que deixa de garantir as instituições sociais. Já na cultura, surge a experiência do descarte, em que tudo é passageiro, inclusive as relações afetivas.

A raiz dessa experiência é a ascensão da sociedade de consumo, que suplantou a lógica da moral. Deste modo, o consumo é o grande definidor da identidade em lugar dos grandes sistemas, como a ideologia

Trazendo consigo o descarte, o consumo torna a personalidade algo fluido também.

Deste modo, a modernidade líquida se constrói em bases frágeis, que mudam ao sabor da moda e dos gostos pessoais. Nela, as identidades e as relações não são garantidas, mas se esvaem muito facilmente.

Antes de fazer as questões sobre Bauman, veja nosso Pin sobre a principal teoria do pensador:

Questões sobre Zygmunt Bauman

Questão 1- (Funcab/2012) Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor,podem-se caracterizar as relações sociais como:

a) transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.

b) pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários. 

c) individualistas e afetivas. 

d) instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus

Questão 2- (Universidade Cândido Mendes/2017) O sociólogo polonês Zygmunt Bauman discorre sobre as relações humanas em tempos atuais. A “vida líquida” e a “modernidade líquida” estão intimamente ligadas. A “vida líquida” é uma forma de vida que tende a ser levada adiante numa sociedade líquido-moderna. “‘Líquido-moderna’ é uma sociedade em que as condições sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessário para a consolidação, em hábitos e rotinas, das formas de agir” (BAUMAN, 2009, p. 7). As mudanças a que se refere Bauman são causadas por diversos fatores, entre os quais a tecnologia e seus recursos. Abaixo encontram-se manchetes de periódicos jornalísticos.

Assinale aquela que revela um EFEITO POSITIVO da relação supramencionada.

a) “Instagram é a pior rede para a saúde mental dos adolescentes – Estudo britânico atribui a pior nota ao aplicativo por sua capacidade de gerar ansiedade entre os jovens” (El País – maio de 2017);

b) “Mãe de adolescente autista e estudantes de informática criam jogo para ensinar matemática – Alternativa foi pensada para unir tecnologia e educação e sobrepor dificuldades de aprendizado do filho. Jogo deve ser distribuído para outras escolas” (G1 – maio de 2017);

c) “Novas tecnologias? Brasil corre o risco de se tornar irrelevante – Num estudo que avalia o grau de inovação de 140 nações, o Brasil ocupa a 69ª posição, atrás de todas as grandes economias emergentes.” (Exame – maio de 2017);

d) “Desemprego entre idosos e busca por vagas aumentam, diz pesquisa – Levantamento inédito do Vagas.com mostra maior procura por colocação por pessoas com mais de 60 anos, mesmo aposentadas, e vagas em queda” (Veja – maio de 2017);

e) “Negligência dos pais no mundo virtual expõe criança a efeitos nocivos da rede” (CONJUR – abril de 2017).

Questão 3- (CESPE/CEBRASPE) Com relação aos conceitos presentes nas obras de Zygmunt Bauman e a respeito de suas ideias, julgue os itens seguintes.

Um dos temas mais recorrentes de sua obra é a modernidade líquida, que é caracterizada pelo consumo e pelo permanente descarte.

C.Certo

E.Errado

  • Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre Zygmunt Bauman. Continue fazendo o restante.

Questão 4- (Universidade Cândido Mendes/2017) Em Vida Líquida, Zygmunt Bauman volta ao tema da fluidez da existência contemporânea desenvolvido também em outras obras de sucesso do autor – como Amor líquido e Modernidade líquida. Com uma impressionante capacidade de perceber e analisar a vida social, Bauman mais uma vez chama a atenção para os problemas que a atual condição do sistema capitalista suscita no ser humano hoje, entre a necessidade de se adequar ao ritmo destrutivo-criativo dos mercados e o medo de ficar defasado, tornar-se dispensável.

A tecnologia cumpre papel nodal nesse novo jogo mercadológico acima exposto. As redes sociais (como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras) e as ferramentas como Whatsapp possibilitaram um novo perfil de comunicação instantânea no início deste século.

A seguir, são apresentados alguns excertos da obra Vida Líquida, de Bauman. Assinale

a alternativa que MELHOR guarda relação com a discussão que aqui se encontra (relacionamento humano no mundo contemporâneo): 

a) “Todos os seres humanos são e sempre foram consumidores, e nossa preocupação com o consumo não é novidade; decerto precede o advento da variedade ‘líquida’ da modernidade. […] A ‘síndrome consumista’ é uma questão de velocidade, excesso e desperdício”. (p. 108 – 110)

b) “Nosso planeta tem um longo caminho a percorrer para se tornar a ‘aldeia global’ de Marshall McLuhan, mas as aldeias de todo o planeta estão se tornando rapidamente globalizadas”. (p. 93)

c) “O consumidor é inimigo do cidadão. Em toda a parte desenvolvida e abastada do planeta, abundam sinais de pessoas dando as costas à política, de uma crescente apatia e da perda de interesse pelo processo político”. (p. 163)

d) “O leitor pode tomar nota e ficar contente: não precisa preocupar-se, aquela incapacidade de se apegar ao parceiro e evitar que o relacionamento chegue ao fim não era causada, como se presumia, por ingenuidade ou idiotice, por alguma falha de caráter. Finalmente, posso parar de me sentir culpado e de me censurar. É tudo química, seu estúpido.” (p. 137)

e) “As perspectivas de emancipação humana parecem hoje profundamente distintas daquelas que se mostravam tão evidentes para Marx, embora os ataques feitos por ele a um mundo imperdoavelmente hostil à humanidade nada tenham perdido em termos de atualidade e urgência”. (p. 178)

Questão 5- (IF-PA) Um importante sociólogo contemporâneo é polonês Zygmunt Bauman. Preocupado com as novas dinâmicas da vida social, propõe um empreendimento reflexivo que tem como norte as recentes modificações do mundo atual. Em relação às análises de Bauman é INCORRETO afirmar:

a) Liquidez é a metáfora que Bauman utiliza para explicar o sentido da pós-modernidade.

b) Desmoronamento da antiga ilusão moderna, ou seja, questionamento da crença de que há um fim do caminho em que andamos, um estado de perfeição a ser atingido no futuro.

c) Desregulamentação e privatização das tarefas e deveres modernizantes. Na modernidade líquida, não existem mais valores individuais, apenas sociais.

d) Nesta sociedade líquida, transformada pelo mercado, também os valores mais importantes da vida passam pelo mesmo processo de materialização tal qual um simples mercadoria.

e) O processo de transformação pelo qual passa a humanidade pode ser aplicado ao mundo globalizado que, na sua empolgação compulsiva para produzir bens de consumo acaba produzindo um número significante de lixo.

Questão 6- (FASA – 2017)As formas de vida contemporânea, segundo o sociólogo polonês [Zygmunt Bauman], se assemelham pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça um estado temporário e frágil das relações sociais e dos laços humanos. Essas mudanças de perspectivas aconteceram em um ritmo intenso e vertiginoso a partir da segunda metade do século XX. Com as tecnologias, o tempo se sobrepõe ao espaço. Podemos nos movimentar sem sair do lugar.

Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/zygmunt-bauman-o-pensamento-do-sociologo-damodernidade-liquida.htm>. Acesso em: 8 abr.2017.

No trecho acima, Zygmunt Bauman, considerado um dos principais filósofos da contemporaneidade, define o tempo presente como

a) “efemeridades”.

b) “pós-modernos”.

c) “hipermodernos”.

d) “modernidade líquida”.

Questão 7- (EBMSP 2017) A inventividade das empresas farmacêuticas reduz-se ao controle e direcionamento da autoridade e da força persuasória da preocupação com a saúde no sentido de uma busca cada vez mais intensa de aptidão física e de autoconfiança – luta que nós, consumidores numa sociedade de consumidores, fomos impelidos, persuadidos e treinados a travar. Já se tornou parte de nossa filosofia de vida – ou melhor, de nosso senso comum – que acatar a via para melhorar a aptidão física e ter mais autoconfiança passa pelo estudo atento das novas peças publicitárias e termina nas lojas. Integrando nosso senso comum, isto é, fazendo parte da lista de coisas que “todo mundo sabe”, “todo mundo aceita” e “todo mundo faz”, esses truísmos se converteram no mais importante e inesgotável recurso das empresas em sua luta por lucros cada vez maiores.

BAUMAN, Zygmunt. Remédios e Doenças. In: 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno. Tradução Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 94.

Infere-se do discurso de Zygmunt Bauman que a saúde, na contemporaneidade,

a) prescinde da importância dos movimentos corporais e da autoestima como condições básicas para se atingir o verdadeiro bem-estar

b) está condicionada a valores mercadológicos, que a limitam à aptidão física e à autoconfiança, em decorrência do poder de persuasão da propaganda.

c) precisa ter sua relevância disseminada em toda a sociedade consumista por meio de publicidades que explorem informações ainda desconhecidas por algumas pessoas.

d) perpassa pelos interesses do mercado produtor, que desconsidera a necessidade de aquisição de certas capacidades pelo ser humano para que tenha uma melhor qualidade de vida.

e) é concebida pelo corpo social a partir de conhecimentos genéricos e superficiais, que vão de encontro à ideologia das grandes indústrias farmacêutica

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre Zygmunt Bauman. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre Zygmunt Bauman

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra b) “Mãe de adolescente autista e estudantes de informática criam jogo para ensinar matemática – Alternativa foi pensada para unir tecnologia e educação e sobrepor dificuldades de aprendizado do filho. Jogo deve ser distribuído para outras escolas” (G1 – maio de 2017);

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra C.Certo

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) “O leitor pode tomar nota e ficar contente: não precisa preocupar-se, aquela incapacidade de se apegar ao parceiro e evitar que o relacionamento chegue ao fim não era causada, como se presumia, por ingenuidade ou idiotice, por alguma falha de caráter. Finalmente, posso parar de me sentir culpado e de me censurar. É tudo química, seu estúpido.” (p. 137)

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) Desregulamentação e privatização das tarefas e deveres modernizantes. Na modernidade líquida, não existem mais valores individuais, apenas sociais.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) “modernidade líquida”.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra b) está condicionada a valores mercadológicos, que a limitam à aptidão física e à autoconfiança, em decorrência do poder de persuasão da propaganda.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Zygmunt Bauman? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.