Espanhol

Espanhol no ENEM: dicas de estudo

Espanhol no enemEspanhol no enem

A língua espanhola é a segunda língua mais falada do mundo, ficando atrás, somente, da língua inglesa. Além disso, esses dois idiomas são os mais cobrados em vestibulares. Inclusive, no ENEM o candidato tem que escolher um deles para fazer 5 questões. Veja nosso artigo sobre a prova de espanhol no ENEM.

Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) contar com apenas 5 questões de língua estrangeira, ficando à critério do aluno escolher entre inglês ou espanhol, é importante que o candidato esteja bem preparado para respondê-las. Pois, são esses pontos que fazem grande diferença no resultado final. Sabendo disso preparamos um artigo sobre a prova de espanhol no ENEM.

O nosso objetivo é produzir conteúdos de diversos assuntos para que o estudante chegue bem preparado no dia do vestibular escolhido. Nesse artigo abordaremos algumas questões importantes como: por que estudar espanhol, como é a prova de espanhol no ENEM,o que cai, além de dicas de como estudar, entre outras questões importantes sobre o tema.

O Beduka também já preparou alguns conteúdos de outras matérias para que você consiga se preparar da melhor forma para o ENEM e outros vestibulares. Aprenda sobre cinética química, veja o que é um verbo transitivo direto e descubra quem foi Machado de Assis.

Por que estudar Espanhol?

Se você não tem afinidade com a língua inglesa, aprender espanhol como segunda língua é uma ótima escolha. O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, tendo mais de 400 milhões de falantes espalhados ao redor do mundo.

Além disso, o português e o espanhol possuem a mesma matriz linguística, já que ambas derivam do latim. Por esse motivo, pode ser que seja mais fácil aprender espanhol, já que é um idioma parecido com o nosso.

Aprender um idioma tão importante, é bom para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho. Além disso, o caderno de Linguagens, Códigos e suas tecnologias conta com 5 questões de língua estrangeira, podendo ser ela inglês ou espanhol. A escolha fica a critério do aluno na hora da inscrição. Ou seja, o espanhol também é importante para o vestibular.

Como é a prova de Espanhol no ENEM?

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ocorre no primeiro domingo de prova, juntamente com o caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação.

A língua estrangeira é escolhida no momento da inscrição pelo aluno, podendo ser inglês ou espanhol.

A maioria das questões de espanhol no ENEM são feitas para testar o conhecimento instrumental do aluno, ou seja, a capacidade de ler e interpretar corretamente um texto, um quadrinho ou uma situação qualquer.

O ENEM espera que o participante:

  • Associe palavras e expressões ao tema da questão;
  • Demonstre que possui familiaridade com informações, tecnologias e culturas estrangeiras;
  • Conheça estruturas linguísticas, sua função e seu uso social;
  • Reconheça a importância da produção estrangeira como representação da diversidade cultural e linguística.

Ou seja, o ENEM não quer que o aluno decore regras gramaticais, mas que entenda o que está sendo pedido na questão. Quando não se tem uma leitura atenta, o aluno pode correr o risco de cair em pegadinhas clássicas, como palavras parecidas em espanhol e português que têm significados diferentes, os famosos “falsos cognatos”.

A maioria das questões da prova de espanhol traz textos e o aluno é desafiado a entender o significado. O enunciado e as cinco opções da questão estão sempre em português, o que pode facilitar um pouco.

O que estudar para a prova de Espanhol?

O foco da prova de espanhol no ENEM são as interpretações de texto. Isso significa que o estudante deve investir bastante tempo na leitura. O formato do texto varia muito: pode ser um comum, com dois ou três parágrafos, pode ser um quadrinho em língua espanhola, um comercial, um trecho de obra literária, etc.

Apesar disso, o conhecimento gramatical da língua espanhola é muito importante para a prova. Conhecer bem os tempos verbais, o uso de pronomes e saber diferenciar palavras idênticas ao português são essenciais para uma boa leitura. Fique de olho também em:

  • Conjunções;
  • Advérbios;
  • Palavras homônimas em espanhol;
  • Artigos definidos e indefinidos;
  • Substantivos e adjetivos;
  • Verbos ser, estar e haver.

Dicas de como estudar Espanhol

Se você pretende escolher o espanhol no ENEM, mas se sente um pouco perdido e não sabe como estudar, preparamos algumas dicas bastante úteis:

Foque na interpretação de texto

Só há uma maneira de aperfeiçoar a capacidade de interpretar textos: lendo e pesquisando conteúdo em espanhol. Leia jornais, livros, artigos, blogs, etc. Escrever também é uma boa porque ajuda o cérebro a fixar melhor a estrutura da língua e a assimilar as palavras. Pesquisar o significado de determinados termos em dicionários e incluí-los em um contexto também ajuda.

Tenha cuidado com os falsos cognatos

Falsos cognatos são palavras idênticas ao português, na fonética ou na grafia, mas que têm significados bem diferentes. Um falso cognato pode mudar toda a ideia de um texto e conduzir o candidato ao erro. Portanto, fique atento: você só vai conseguir identificar esse recurso com um bom conhecimento vocabular.

Conheça alguns falsos cognatos em espanhol e seu verdadeiro significado em português:

  • Acordarse: Lembrar-se
  • Almohada: Travesseiro
  • Apellido: Sobrenome
  • Borracha: Bêbada
  • Brinco: Pulo
  • Crianza: Criação
  • Cubierto: Talher
  • Dirección: Endereço
  • Embarazada: Grávida

Esses são apenas alguns falsos cognatos que trouxemos como exemplo, mas há realmente uma lista enorme de palavras que se parecem muito com o português mas que têm um significado muito diferente.

Leia jornais em língua espanhola

Além de melhorar a capacidade de leitura e interpretação de texto, ler jornais ajuda a se familiarizar com as provas. É que o Enem gosta de usar os maiores periódicos da América Latina e da Espanha como fonte de questões.

Veja abaixo alguns dos principais jornais da América Latina e inclua-os em sua rotina de estudos:

Preste atenção nas matérias que incluem o Brasil ou alguma causa latino-americana, pois são esses os assuntos que o ENEM mais cobra.

Faça as provas das edições anteriores

As provas do ENEM costumam ter um padrão e sempre é indicado que o candidato treine para o exame fazendo as provas anteriores. Com a prova de espanhol não é diferente. É muito importante que você resolva pelo menos as três últimas provas do Enem. Veja se consegue observar padrões na elaboração das respostas corretas e das alternativas erradas.

No Simulado Beduka você opta por fazer o caderno de Linguagens com a opção Espanhol.

Faça uma escolha consciente

É muito comum o candidato optar pela prova de espanhol por ser uma língua mais parecida com o português. Se essa é a sua situação, cuidado: esse é um erro do qual muita gente se arrepende ao abrir o caderno de questões.

A escolha da prova de língua estrangeira acontece no momento da inscrição. Uma vez feita, o candidato só tem até o dia do encerramento das inscrições para mudar de ideia. Depois disso, não é possível trocar.

Por isso, na hora de se inscrever para o ENEM, tenha plena certeza de que quer mesmo fazer a prova de espanhol e dedique-se ao estudos. São só cinco questões, mas que fazem diferença na nota final.

Confira o nosso artigo sobre como estudar espanhol sozinho!

Gostou do nosso texto sobre a prova de Espanhol no ENEM? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além desse artigo sobre a prova de espanhol no ENEM, o Beduka traz diversos conteúdos para te ajudar nos vestibulares. Conheça os melhores aplicativos para estudar inglês, saiba o que é uma preposição e veja uma lista de filmes para o ENEM 2019.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você leu nosso artigo sobre a prova de espanhol no ENEM, você também pode conferir conteúdos sobre a redação do exame que o Beduka preparou para você e que irão te ajudar. Leia sobre os segredos de uma redação perfeita, saiba como começar uma redação e conheça as palavras que enriquecem uma dissertação.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Você uma breve explicação sobre a prova de Espanhol no ENEM, aproveite e leia resumos de livros que costumam cair nas provas de vestibular:

Gostou do nosso artigo sobre a prova de Espanhol no ENEM? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!


Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador