X

O que é a hidrosfera? Aprenda tudo sobre uma das três camadas que mantêm a vida na Terra

O que é a Hidrosfera?

O planeta Terra tem três camadas que são essenciais para a vida e que compõem a biosfera. A que mais aparece no Enem é a hidrosfera, então, vamos te ensinar como ela se formou e porque é tão importante para a manutenção da vida. Leia até o final para mandar ver no vestibular.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O Enem tem muitas questões que citam Hidrosfera. Prepare-se para respondê-las com as edições antigas do exame no Simulado Beduka! Ele é gratuito e personalizável.

O que é a hidrosfera?

A hidrosfera é o conjunto de água que está na superfície do nosso planeta. Ela é uma das três partes da Terra que compõem a biosfera e dão condições para a existência de vida. As outras são atmosfera e litosfera.

Assim como os continentes, a hidrosfera não é uma camada contínua e engloba a água em diversos lugares e estados físicos. Por isso, ela inclui tanto os rios, quantos lagos, oceanos, lençóis freáticos, geleiras e água atmosférica em forma de vapor.

Cerca de 70% da superfície da Terra é composta de água, mas vale lembrar que o planeta possui uma concentração muito maior de rochas e minérios no seu interior. Graças à sua grande presença na superfície, a água é um dos principais elementos do meio ambiente.

Gosta de geografia e quer fazer faculdade sobre isso? Entre no curso dos seus sonhos com até 65% de desconto na mensalidade + matrícula gratuita. Conecte-se à faculdade com o Beduka Bolsas!

Como aconteceu a formação da água?

A gente já sabe que a água é resultado da ligação entre moléculas dos gases hidrogênio e oxigênio. Mas como será que isso aconteceu no nosso planeta?

Existem diversas teorias que procuram explicar a existência de maneira abundante de água no nosso planeta.

Nelas, o surgimento da água é resultado de diversos fenômenos ocorridos há milhões de anos, que têm a ver com a queda de corpos celestes aqui e a emissão de gases por vulcões.

Certo, mas afinal, o que é a hidrosfera? Segundo a teoria, ela ganhou a forma atual há mais ou menos 3,8 bilhões de anos. E isso se deu graças ao vapor de água liberado da crosta terrestre em erupções vulcânicas. Enquanto a Terra teve temperaturas acima de 100ºC na superfície, a água permaneceu nesse estado físico e se manteve na atmosfera.

Com o resfriamento do planeta, a água se condensou e passou para o estado líquido. Desta forma os oceanos foram formados e o ciclo da água passou a funcionar.

O ciclo da água é estudado pela hidrografia, uma das partes mais importantes da Geografia. É muito importante saber sobre ela se quisermos entender o que é a hidrosfera.

Como a água é distribuída na hidrosfera?

Como vimos, a hidrosfera é toda água que está presente no nosso planeta. E isso envolve tanto os diversos estados físicos quanto os diversos espaços e reservatórios naturais.

A maior parte, aproximadamente 97,5% da água do planeta, se encontra nos oceanos. Sendo assim, somente uma pequena parcela da água (menos de 3%) é encontrada em condições de consumo.

Ela ainda se divide em rios, lagos, lençóis freáticos e geleiras. E nem todos os lugares possuem água na mesma quantidade. Um exemplo disso é a diferença de precipitação entre a região amazônica e desertos como o Saara e a Antártida.

Quando terminar de aprender sobre o que é a hidrosfera, teste seus conhecimentos sobre a água com nossa lista de exercícios sobre seus estados físicos.

Por que a hidrosfera é importante para nós?

Já vimos o que é a hidrosfera e como ela está distribuída no planeta. Agora vamos entender os motivos para ela ser importante para nós.

Além de ser necessária para o consumo, a água é o habitat natural de diversos seres vivos, como os peixes. Alguns desses seres vivos são fundamentais para a emissão de oxigênio na atmosfera, entre eles estão as algas marinhas e os fitoplânctons.

Por isso, a hidrosfera nos fornece tanto o ar que respiramos, quanto a água potável e alimentos. Além disso, é por meio dela que fazemos transporte de cargas e pessoas, com barcos e navios.

A hidrosfera é responsável também pela regulação do clima do planeta. Saiba mais com nosso texto sobre o que é clima.

Esperamos que tenha entendido bem o que é a hidrosfera. A seguir, não perca a oportunidade que o Beduka oferece de te conectar à faculdade!

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre a hidrosfera!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.